20. De acordo com o método indireto, o fluxo de caixa líquido advindo das atividades operacionais é determinado ajustando o lucro líquido ou prejuízo quanto aos efeitos de:
A)errado, perdas estimadas com crédito de liquidação duvidosa.
R: (b) itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões(...). Perdas estimadas podem ser consideradas, genericamente, dentro do grupo dos itens que não afetam caixa, como provisões.
b) errado, venda do ativo imobilizado com lucro.
(c) todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento. Assim, o lucro na venda de imobilizado é reflexo de uma operação ligada à atividade de investimento.
c) errado, depreciação do ativo imobilizado.
(b) itens que não afetam o caixa, tais como depreciação(...)
d) errado, reversão da perda com teste de recuperabilidade.
(a) variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar; esse item podem ser analisado em conjunto com o item (b) "itens que não afetam o caixa". A reversão tem o mesmo efeito que uma provisão.
e) correto, pagamento de dividendos.
O pagamento de dividendo entra na determinação do fluxo de caixa e não no ajuste do fluxo de caixa líquido. O CPC 03 faculta, inclusive, a classificação do pagamento de dividendo como atividade operacional.
"Alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais(...) (CPC 03, item 34.)