-
Alguém sabe pq a letra D está errada?
-
Entendo que a linguagem dos atos oficiais deve ser formal, objetiva e clara, mas isso não é sinônimo, necessariamente, de um formalismo excessivo - aliás, os atos oficiais não designam um formalismo, mas tão somente o estabelecimento de regras, regulamentações e atividades afins.
Alguns trechos do Manual de Redação (3 a edição, revista, atualizada e ampliada), p. 16, podem ajudar nessa compreensão:
"(...) Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos e entidades públicos, o que só é alcançado se, em sua elaboração, for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade."
"A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico"
-
Não sei porque a D está errada, fui por eliminação. A, B e C estavam todas parecidas e D era a única diferente.
-
Gab. D
“Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada.”
(Manual de Redação da Presidência da República.)
-
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à função dos atos oficiais.
De acordo com o Manual de Redação, os atos oficiais, entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos e entidades públicos, o que só é alcançado se, em sua elaboração, for empregada a linguagem adequada.
Sendo assim, verificamos que é função dos atos normativos estabelecer as regras para a conduta dos
cidadãos; dispor das normas para o trabalho das
entidades públicas; e apontar a regulamentação para a atividade dos
órgãos públicos. Ou seja, a única alternativa que não dispõe acerca da função de tais atos é a letra D e, portanto, é a alternativa incorreta.
Gabarito do Professor:
Letra D
-
Se você analisar e trocar a palavra "formalismo" por burocracia, vai lembrar que o manual diz pra não fazer uso exagerado de termos burocráticos. Aí fui por essa lógica.