SóProvas


ID
5495470
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar (…). A realidade é que eu almocei, como os demais dias.”


Nesse trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dirige-se ao leitor e informa como a história deveria ser contada, mas prefere dizer a verdade. Com isso, o autor faz uma crítica ao seguinte estilo de época da literatura:

Alternativas
Comentários
  • A: incorreta. ”Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881) é o romance que introduz o Realismo no Brasil e na passagem em particular ele não se autocritica. Tampouco imprime realidade distorcida; pelo contrário: emprega verossimilhança, uma técnica literária que representa a realidade tal qual ela é.

    B: incorreta. Embora Simbolismo e Realismo sejam movimentos contemporâneos entre si (fim do século XIX), o Realismo ocorreu na prosa e o Simbolismo na poesia.

    C: incorreta. O trecho acima mescla estilo rebuscado, a partir do verbo “titilar”, que significa fazer cócegas ou carinho (dicionário Aulete), com estilo corriqueiro, prosaico e mundano: “A realidade pura é que eu almocei”.

    D: incorreta. O Naturalismo também ocorre junto ao Realismo (fim do século XIX), mas ambos são movimentos diferentes entre si. No trecho, Brás Cubas não está almoçando porque essa é uma necessidade biológica sua, mas sim porque vem de uma classe privilegiada (burguesia), o que lhe permite fazer sua refeição. Enquanto no Naturalismo a visão do ser humano é animalizado, no Realismo as personagens são complexas e psicológicas.

    E: correta. Porque no Romantismo, movimento anterior ao Realismo, a visão de mundo predominante era o idealismo, tendendo a representar o mundo de forma exagerada, no caso, o padecimento demasiado. ”Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881) não só introduz o Realismo no Brasil, como também é um divisor de águas na própria carreira machadiana, dividindo sua produção em duas fases: uma romântica e outra realista.

    LETRA E

    https://cdn.blog.estrategiavestibulares.com.br/vestibulares/wp-content/uploads/2021/09/Correcao-da-EsPCEx-2022-Literatura-Professora-Luana-Signorelli.pdf

  • GAB-E

    Romantismo, por insinuar que os românticos simulariam padecimentos em vez de contar a verdade.

    Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.MACHADO DE ASSIS

    Basta amar para escolher bem. Ao diabo que fosse era sempre boa escolha..MACHADO DE ASSIS

    Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar..MACHADO DE ASSIS

    Movimento literário------------------Romantismo/Realismo

    LETRA-E

    DE APROVADO!!!!