ALTERNATIVA B
A) A redemocratização se deu de maneira ampla, extinguindo-se, a partir de então, a censura política e estabelecendo-se o pluripartidarismo que cobria o espectro ideológico existente no país.
R: Não. O próprio enunciado salientou que o Partido Comunista teve o seu registro cassado e seus parlamentares perderam o mandato, ou seja, perseguição política.
B) O Brasil incorporou o espírito de confronto ideológico que caracterizou a bipolaridade EUA e URSS, assumindo posições nitidamente identificadas com Washington.
R: Sim. Assim como a maioria dos países da América do Sul e América Central, assumiram nitidamente posições a favor dos EUA durante a Guerra Fria. Inclusive qualquer tentativa de governos mais socialistas ou até a menor tentativa de reformas sociais nos países latinos poderia provocar a ira e paranoia de Washington, tanto que vários países posteriormente viraram ditaduras militares apoiadas pelos EUA, ao exemplo do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e etc.
C) O Brasil optou por não exteriorizar qualquer tipo de manifestação referente à política internacional, tendo, inclusive, se desligado da ONU.
R: Errada. O Brasil nunca se desligou da ONU.
D) A decisão de impedir o funcionamento legal do partido trabalhista, criado por Vargas, teve forte repercussão negativa à época, obrigando o governo a retroceder em seu gesto, considerado antidemocrático.
R: Errada. O PTB de Getúlio não foi perseguido pelo Governo Dutra. Durante a posse de Getúlio Vargas em 1951 é que o mesmo sofreu forte oposição e tentativas de golpes através da ala mais a direita do Exército e de outros elementos como o jornalista Carlos Lacerda e seu partido da UDN.