Historiadores defendem que a independência do Brasil foi um longo processo que começou com a chegada da família real portuguesa e concretizou-se, simbolicamente, com o grito de Pedro de Alcântara às margens do Rio Ipiranga. Diferentes fatores podem ser considerados causas para a independência do Brasil. Estas causas tiveram início quando da chegada da família real portuguesa, o que permitiu o desenvolvimento do aparato burocrático e administrativo português no Brasil .
Este aparato favoreceu a construção de infraestrutura das instituições.
A abertura dos portos às nações amigas pôs fim ao exclusivo comercial e trouxe desenvolvimento comercial e econômico, propiciando mais um grau de independência. Outro fator importante foi a elevação do Brasil para fazer parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, fazendo com que o país não fosse mais um território colonial ultramarino.
As modificações realizadas pela família real portuguesa geraram o aumento de impostos. Estas transformações geraram diferentes insatisfações.
No Brasil, em decorrência do aumento dos impostos, ocorreu uma revolta colonial de caráter separatista, a Revolução Pernambucana de 1817. Em Portugal, a Revolução Liberal do Porto que exigia o retorno do Rei, além do reestabelecimento da colonização do território brasileiro.
Pedro de Alcântara assumiu o protagonismo da Independência do Brasil quando as Cortes Portuguesas exigiram o seu retorno a Portugal, juntamente com as instituições portuguesas que estavam presentes no território.
Os representantes brasileiros se opuseram ao retorno a Portugal. Essa oposição foi levada a Pedro de Alcântara e que os apoiou com o dia do Fico, declarando a sua permanência no país.
As Cortes Portuguesas determinaram o seu retorno imediato com declaração das punições que ocorreriam caso não fossem respeitadas. Diante desta ameaça, Maria Leopoldina ratificou a necessidade do rompimento com Portugal e assim assinou o documento da declaração de independência. Este documento foi enviado a Pedro de Alcântara que o ratificou as margens do Rio Ipiranga em 7 de setembro de 1822.
As alternativas assinaladas como incorretas no gabarito da questão são as corretas historicamente, visto que o suporte da questão pede que seja encontrada a alterativa incorreta. Daí a necessidade de maior atenção!
O estudo para responder esta questão deve-se basear nos conteúdos programáticos sobre a independência do Brasil, disponível em manuais de História do Brasil para Ensinos Médio e Fundamental.
A ) CORRETA – Esta afirmativa responde a questão pois os tratados de Paris e de Versalhes não estão relacionados com o processo de independência do Brasil. O objetivo do Tratado de Paris foi reconhecer oficialmente a independência dos Estados Unidos da América após a Guerra de Independência. O Tratado de Versalhes tinha por objetivo encerrar a Primeira Guerra Mundial com um acordo de paz.
B) INCORRETA – Esta afirmativa não responde a questão pois o processo de independência do Brasil tem como marco inicial a chegada da família real portuguesa no Brasil. D. João VI instalou no Brasil um aparelhamento burocrático, jurídico e administrativo que permitiu não só a governabilidade do território, mas também a implantação de instituições que propiciaram o desenvolvimento comercial, econômico e educacional.
C) INCORRETA - Esta afirmativa não responde a questão, pois a transferência de órgãos portugueses e seus funcionários permitiram a governabilidade do território e a manutenção de uma linha administrativa como a que estava sendo realizada em Portugal. Esta transferência de modelo burocrático e administrativo também permitiu a criação de infraestruturas de novas instituições como a Biblioteca Nacional e o Banco do Brasil que eram estruturas típicas da Capital do Império Português.
D) INCORRETA – Esta afirmativa não responde a questão pois com a D. João VI ao chegar ao Brasil com a sua família pôs fim ao monopólio de comercio do exclusivismo comercial e declarou à abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Estas atitudes libertaram o Brasil destas instituições coloniais.
Gabarito do Professor: A