SóProvas


ID
549580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em gestão da produção, cada tipo de manufatura demanda a organização das atividades das operações com características diferentes de volume e variedade. O tipo de processo que lida com produtos discretos, geralmente muito customizados, sendo o período de tempo para executar o serviço normalmente longo, com baixo volume de produção e alta variedade, é denominado processo

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra (A) Processo produtivo por Projeto, onde é possível realizar a produção de um produto com altíssima customização, tornando-o único. (por isso o nome do processo se dá projeto, que é caracterizado por ter início, meio e fim bem determinados, de resultado final único).
    Espero ter ajudado!
  • obrigada, foi de grande importancia sua resposta.

     

  • Questão tirada do Blog da Qualidade: http://www.blogdaqualidade.com.br/processos-em-manufatura-e-servicos/

    As operações de manufatura e serviços tem relação direta com o volume e variedade do produto ou serviço produzido. Operações de baixo volume apresentam uma alta variedade e vice-versa, portanto, cada tipo de processo em manufatura ou serviço implica na forma de como as atividades das operações são organizadas, levando-se em conta seu volume e variedade.

    TIPOS DE PROCESSOS EM MANUFATURA

    – Processos de projeto: este tipo de processo trabalha com itens discretos e customizados, com inicio e fim bem definidos, oque representa um período relativamente longo de produção. Tem como característica baixo volume e alta variedade e geralmente o produto fabricado é único.

    Exemplo: Construção de navios, aviões, produção de filmes, etc.

    – Processos de jobbing: os processos de jobbing também possuem como característica baixo volume e alta variedade, mas enquanto que em processos de projeto cada produto possui recursos especificamente para ele, em processos de jobbing os recursos da produção são divididos entre eles. A operação processa uma série de produtos que diferirão entre si por suas características.

    Exemplo: Restauradores de móveis e alfaiates (que dividem os recursos da operação para fabricação de outros produtos).

    – Processos em lotes: como o próprio nome diz, os produtos são fabricados em lotes. Possuem como característica alto volume e baixa variedade.

    Exemplo: Produção de roupas, calçados, etc.

    – Processos de produção em massa:também possuem como característica alto volume e baixa variedade, mas apresentam um volume ainda maior do que os processos em lotes.

    Exemplo: Fabricação de automóveis, eletrodomésticos, etc.

    – Processos contínuos: os processos contínuos situam-se além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e variedades muito baixas, pois trabalham em um processo inenterrupto devido as características da operação.

    Exemplo: Petroquímicas, fornecimento de energia elétrica, fábricas de papel.

  • Resposta A fiquei na dúvida entre a A e a B por conta do "relativamente".  

    Classificação dos Processos de Produção

    Os processos de produção, ou manufatura, são classificados em função do seu volume e da sua variedade, e foram definidos por SLACK et al (1997) da seguinte maneira:

    • Processos de Projeto: são os que lidam com produtos discretos, usualmente bastante customizados. Com muita frequência, o período de tempo para fazer o produto ou serviço é relativamente longo como é o intervalo entre a conclusão de cada produto ou serviço. Logo, baixo volume e alta velocidade são características do processo de projeto.

     

     Processos de Jobbingtambém lidam com variedade muito alta e baixos volumes. Enquanto em processos de projeto cada produto tem recursos dedicados mais ou menos exclusivamente para ele, em processos de jobbing cada produto deve compartilhar os recursos da operação com diversos outros.

     

    • Processo em Lotes ou Bateladas: processos em lote frequentemente podem parecer-se com os de jobbing, mas os processos em lotes não têm o mesmo grau de variedade do que os de jobbing. Como o nome indica, cada vez que um processo em lotes produz um produto, é produzido mais do que um produto.

     

    • Processo de Produção em Massa: são os que produzem bens em alto volume e variedade relativamente estreita, isto é, em termos dos aspectos fundamentais do projeto do produto. Uma fábrica de automóveis, por exemplo, poderia produzir diversos milhares de variantes de carros se todas as opções de tamanho do motor, cor, equipamento extra, etc. forem levadas em consideração.

     

    • Processos Contínuos: situam-se um passo além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e em geral terem variedade ainda mais baixa. Normalmente operam por períodos de tempo muito mais longos. Às vezes são literalmente contínuos no sentido de que os produtos são inseparáveis, sendo produzidos em um fluxo ininterrupto. Também pode ser contínuo pelo fato de a operação ter que suprir os produtos sem uma parada.

    Fonte: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/207.pdf

    Bons estudos !!!