SóProvas


ID
5495947
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Noticiou-se recentemente o aumento das hostilidades entre a Ucrânia e a Rússia, sete anos após a ocupação da Crimeia por tropas de Moscou. Sobre as principais razões que explicam as tensões envolvendo esses dois países, é correto afirmar:


I – A porção leste da Ucrânia é constituída por uma maioria de russos étnicos, que desejam manter laços com a Federação Russa e são apoiados pelo governo russo.

II – A península da Crimeia é altamente estratégica, pois ali encontra-se a base naval russa de Tartus, que abriga a frota do Mar Mediterrâneo.

III – A Ucrânia pode ser considerada como a nova fronteira entre o Leste e o Oeste, uma reminiscência da Guerra Fria, que colocava em campos opostos a antiga URSS e os EUA.

IV – A crise ucraniana teve como estopim a assinatura de um tratado de adesão do país à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 2013.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • ( A ) I e III

  • A principal exigência do governo russo é que o Ocidente garanta que a Ucrânia não vai aderir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança defensiva de 30 países liderada pelos Estados Unidos.

    Uma das acusações é de que o Kremlin estaria por trás de um ataque cibernético que afetou dezenas de sites oficiais do governo da Ucrânia.

    A ação — segundo Kiev — é a "manifestação da guerra híbrida que a Rússia mantém na Ucrânia desde 2014", referindo-se ao ano da anexação da península da Crimeia pelo Kremlin.

    Moscou vê, portanto, essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança. A Ucrânia é considerada a "fronteira ocidental" da Rússia.

    O conceito — que foi utilizado pela primeira vez no início dos anos 2000 — tem a ver com a implementação de uma estratégia (ou várias) de enfrentamento que não passa necessariamente por um combate de tipo militar.

    O precedente torna-se ainda mais complexo porque na guerra híbrida não é fácil reconhecer quem está atacando.

    Nesse caso, por exemplo, a Rússia tem negado consistentemente o envolvimento nas acusações feitas pelos ucranianos, embora, segundo especialistas, tenha se mostrado hábil em atacar o domínio cibernético dos países.

    Basicamente

    - Conflitos com base em fake-news e ataques não identificados.

    - Russia diz que não está atacando (quando perguntada), porém 100 mil soldados estão posicionados na fronteira da Ucrânia.

    - Baseada em demonstração de poder como o antigo conflito URSS x EUA.

    Fonte: BBC News.