SóProvas


ID
5495956
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A União Europeia (UE) resulta de um longo processo de integração que possui mais de meio século, apesar de ter adotado a denominação atual apenas no início da década de 1990. Ainda hoje, o bloco enfrenta desafios de toda ordem. Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:


I – A UE reluta em resolver os problemas econômicos em conjunto e, assim, enfrenta o dilema entre continuar com a unificação (com a possível inclusão de novos membros) ou reforçar as suas economias nacionais.

II – A Turquia integra uma pequena lista de candidatos que podem ingressar no bloco e expandir ainda mais as fronteiras da UE. Em função do papel que exerce na contenção de fluxos migratórios, o governo turco conta com a simpatia da maioria dos dirigentes europeus.

III – Nas últimas décadas, um dos desafios políticos e sociais enfrentados pelos países que compõem o bloco diz respeito à pressão de migrantes, vindos de países menos desenvolvidos, principalmente da África e da Ásia, ampliando a concorrência por empregos.

IV – Desde o início dos anos 1990, a adesão ao bloco tem sido condicionada ao ingresso na OTAN; condição essa que permite, hoje, excluindo-se o caso da Suíça, todos os integrantes da UE fazerem parte da aliança militar.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • ( B ) I e III.

  • II e IV erradas

    II- Muitos não querem a entrada da Turquia, pois assim iria facilitar a entrada de refugiados para a Europa

    IV-Nem todos os países que fazem parte da UE fazem parte da OTAN

  • A questão acima tem como tema a União Europeia e suas políticas ao longo de sua existência. Nela, o candidato tem quatro afirmações, em que ele precisar julgá-las e assinalar a alternativa que indique as assertivas verdadeiras.

    Sendo assim, vamos a análise das alternativas abaixo:

    I - A UE reluta em resolver os problemas econômicos em conjunto e, assim, enfrenta o dilema entre continuar com a unificação (com a possível inclusão de novos membros) ou reforçar as suas economias nacionais.
    A assertiva está correta. Com a crise de 2008 que assolou vários países europeus, e deu espaço a movimentos antiglobalização, o bloco europeu sofreu com críticas em relação à integração econômica dos países e a sua atuação em relação à essa crise econômica e a crise de refugiados que ocorreu no continente a partir do ano de 2011. Prova disso foi o Brexit (saída da Grã-Bretanha do bloco) que enfraqueceu a integração e união entre os países, e a pandemia do coronavírus que mostrou países europeus brigando por insumos e equipamentos hospitalares na primeira onda de contágio que ocorreu no início de 2020.
    II -  A Turquia integra uma pequena lista de candidatos que podem ingressar no bloco e expandir ainda mais as fronteiras da UE. Em função do papel que exerce na contenção de fluxos migratórios, o governo turno conta com a simpatia da maioria dos dirigentes europeus.
    A assertiva está errada. A Turquia desde o final da década de 1990 tenta ingressar no bloco e não consegue. Entre os motivos estão o grande risco geopolítico que o país oferece, uma vez que parte do território turco está no Oriente Médio, região onde ocorre vários atentados por conta da instabilidade política ocorrida nos países da região. Com medo do país ser uma porta de entrada para grupos terroristas, a candidatura da Turquia é fortemente rejeitada pelos membros do bloco. Além disso, há diferenças culturais e religiosas, já que grande parte da população turca é islâmica, em que há o temor de movimentos de xenofobia e intolerância religiosa no velho continente.
    III - Nas últimas décadas, um dos desafios políticos e sociais enfrentados pelos países que compõem o bloco diz respeito à pressão de migrantes, vindo de países menos desenvolvidos, principalmente da África e da Ásia, ampliando a concorrência por empregos.

    A assertiva está certa. Por conta da instabilidade política, miséria, guerras civis e golpes ditatoriais, muitos refugiados oriundos do Oriente Médio e do continente africano se direcionam para a Europa em busca de melhores oportunidades de vida, e de um abrigo longe do caos e violência encontrados em suas terras natais. Por conta disso, um forte movimento xenófobo e antimigratório surgiu na Europa para conter essa migração, uma vez que essas pessoas - por terem uma mão-de-obra mais barata - ampliam a concorrência por empregos e vagas de trabalho nos países do bloco.
    IV -  Desde o início dos anos 1990, a adesão ao bloco tem sido condicionada ao ingresso na OTAN; condição essa que permite, hoje, excluindo-se o caso da Suíça, todos os integrantes da UE fazerem parte da aliança militar.
    A assertiva está errada. Primeiro que nem todos países integrantes da União Europeia fazem parte da OTAN, como são os casos de Albânia, Áustria, Chipre, Finlândia, entre outros. Segundo que, para fazer parte da União Europeia, o país precisa ter um bom ambiente político, uma boa estabilidade econômica capaz de contribuir para o bloco e a disposição de cumprir as determinações impostas pela UE.
    Como as assertivas corretas são I e III, o gabarito da questão é a Letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B.