Landfarming é um método de biorremediação que consiste na degradação biológica de resíduos em uma camada superior de solo, que é periodicamente revolvida para haver aeração.
O processo foi desenvolvido há mais de 20 anos para tratamento de resíduos e derivados petroquímicos, mas ultimamente vem sendo bastante utilizado no tratamento de lodos de esgotos domésticos e resíduos perigosos de indústrias químicas.
É um processo muito simples e barato que consiste em uma mistura do solo degradado e contaminado com a substância nociva com um solo limpo e com nutrientes adequados para o crescimento das bactérias e/ou fungos que irão degradar os contaminantes. Esse método é muito utilizado nos EUA, Brasil e Holanda.
A) é predominantemente físico seu processo. Errado, utiliza-se meios biológico-químicos (start da cultura microbiana e melhoramento da condição meio de crescimento) para decomposição dos poluentes.
B) é utilizada sempre in situ. Errado, pode-se remover a camada de solo contaminada e trata-la extra-situ.
C)é um dos processos de fitorremediação existentes. Errado, pois no processo de fitorremediação utiliza-se de diversas espécies vegetais para quebrar/absorver substancias químicas em excesso no solo como zinco, cobre, magnésio e alguns cloretos.
D)GABARITO
E)necessita de áreas reduzidas para sua utilização. Errado, uma das desvantagens do landfarming é a necessidade de grandes áreas para tratar o solo contaminado, pois o contaminante deve ser misturado a uma fina camada de solo impermeabilizada e deve ser revolvida para aeração.