A primeira rede de interação foi elaborada por Sorensen, em 1971, criada para analisar os conflitos entre diferentes usos do solo, seus conflitos e controlar a degradação ambiental nas zonas costeiras da Califórnia. O método Sorensen não é reconhecido para grandes projetos ou com muitas alternativas.
Este método possui vantagens como promover integração entre os diferentes tipos de impactos e permitir o relacionamento entre ações, impactos e medidas de mitigação e de controle. E desvantagens como a não distinção do tempo de ocorrência do impacto e podem perder valor prático quando a rede é extensa.
No que tange especificamente a Sorensen, assinala apenas impactos negativos e, sendo utilizada isoladamente, é um mero método de identificação de impactos.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA13MAC/artigo-redes-interacao
As vantagens das redes de interações são:
- a identificação dos impactos de segunda ordem;
- a possibilidade de inserir parâmetros probabilísticos, evidenciando as tendências do projeto (OLIVEIRA e MOURA, 2009, p. 87).
Redes muito detalhadas podem ser demoradas e difíceis de serem produzidas, ocasionando a falta de definição dos impactos de curto e longo prazo