SóProvas


ID
5496982
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão sobre a constituição das relações de poder no mundo do trabalho na sociedade europeia feudal.

“A classe senhorial estava longe de ser homogênea: os nobres não eram todos socialmente iguais, nem podiam explorar o trabalho dos outros da mesma forma. Intricadamente misturadas umas com as outras e confundidas nas mentes de seus contemporâneos, havia, no entanto, três formas distintas de exploração senhorial: o senhorio doméstico, o senhorio da terra e o senhorio dos direitos da exploração da terra. Quanto mais fortes os senhores, mais destes direitos tinham. Todos eles, todavia, baseavam-se na fixação de seus trabalhadores nas suas terras, na exploração de seu trabalho e na implementação de pagamentos de tributos”.
(Texto adaptado de Georges Duby. Guerreiros e camponeses nos primórdios do crescimento Europeu. Lisboa: Editorial Estampa, 1980, pp. 190-193).

O mundo senhorial feudal acima descrito – em que pese suas diferenças – é caracterizado por uma relação elementar de poder baseada no trabalho

Alternativas
Comentários
  • resposta deveria ser A ne n?

  • D - servil, pois se constituía por uma relação mediada pela terra senhorial e pelos diferentes direitos e votos feudais dos muitos senhorios europeus.

    Não seria livre, porque o camponês fazia morada na terra do senhor feudal. Havia uma troca, o senhor precisava de alguém para trabalhar em suas terras, e o camponês precisa de terra (a mediação da relação) logo, faziam um acordo em que o senhor destinada uma pequena parte de sua terra para o camponês poder viver com sua família, em troca também de proteção, e o camponês deveria trabalhar nas terras comunais, em que parte desse trabalho (colheita, ordenha, etc) poderia ficar com ele e sua família, e a outra parte seria destinada ao senhor feudal.