A) fibras.
Incorreta. A fibra dietética pode diminuir a absorção de cálcio, mas isso pode ser um problema apenas para aqueles que consomem mais do que 30g/dia. Ingestões menores de fibras possuem pouco efeito sobre a biodisponibilidade de cálcio.
B) sódio.
Incorreta. Outro fator que pode influenciar a biodisponibilidade do cálcio é o sódio, uma vez que a ingestão elevada desse nutriente acarreta aumento da excreção renal de cálcio. Segundo equações preditivas, acredita-se que a cada 2 gramas de sódio ingeridos, a excreção de cálcio urinário aumente em média de 30 a 40 miligramas. Entretanto, se a ingestão de sódio for abaixo de 2.400 mg/dia, não haverá impacto negativo sobre a saúde óssea (MARTINI et al, 2009)
C) ácido oxálico.
O cálcio não é absorvido se ele for precipitado por um outro constituinte dietético, tal como oxalato, ou se ele formar sabões com ácidos graxos livres. O ácido oxálico (oxalato) no ruibarbo, espinafre, acelga e folhas de beterraba forma oxalato de cálcio insolúvel no aparelho digestório.
D) lactose.
Correta. A lactose intensifica a absorção de cálcio. Mesmo em adultos com intolerância à lactose, a lactose provavelmente melhor a absorção de cálcio.
Gabarito: D.