SóProvas


ID
549895
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Multiprotocol Label Switching (MPLS) do IETF é uma tecnologia que usa hardware de comutação de alta velocidade para transportar datagramas IP. No funcionamento do (MPLS), os roteadores que se conectam aos computadores dos usuários utilizam encaminhamento convencional, enquanto que os roteadores no centro da rede entendem o MPLS e usam a comutação no lugar da convencional pesquisa na tabela de roteamento IP. Nessa operação, é imprescindível para o MPLS que a

Alternativas
Comentários
  • E) será?

    então p q serviriam os rótulos se a rede já é orientada a conexão? Kkkk

  • O pacote é rotuládo na entrada da rede depois é encaminhado através dos roteadores, sem a necessidade de processamento em cada roteador. O pacote chega o roteador verifica o rotulo e já direciona para seu caminho. Esses caminhos já são pré estabelecidos de acordo com a classe dos rótulos por isso é orientado a conexão.

     

    Enquanto um pacote IP é processado, tem o endereço de origem e destino verificados e acontece uma consulta na tabela de roteamento para o encaminhamento.

  • O gabarito está errado.

    Correta a alternativa B "é imprescindível para o MPLS que a implementação utilize um roteador conhecido como Label Switching Router (LSR)."

     

    "O MPLS utiliza uma técnica de roteamento denominada "comutação de rótulos" (LABEL switching), que é muito utilizada pelas tecnologias que permitem criar "circuitos virtuais", como o ATM e o Frame Relay. No MPLS, o termo LSP (LABEL Switch Path) é utilizado ao invés de circuito virtual, todavia seu significa é muito similar. Um LSP é um caminho fixo entre dois pontos da rede, definido como uma seqüência de enlaces de roteadores. Cada enlace de roteador usado por um caminho específico é identificado por um LABEL, de forma que um LSP é definido por uma seqüência de LABELs.

    Dessa forma, podemos definir que em uma rede MPLS existem dois tipos de roteadores os LER (LABEL Edge Routers) e os LSR (LABEL Switch Routers). Roteadores LER ficam nas bordas de um domínio MPLS. Sua função é inserir ou remover o cabeçalho MPLS que contém os LABELs, fazendo o mapeamento entre o mundo IP e o MPLS. Já os roteadores LSR realizam operações de encaminhamento de pacotes usando unicamente as informações de LABEL."

    (Aula MPLS, profº Edgard Jamhour - PUC-PR)

  • O gabarito inicial era a letra 'E' e foi alterado pela banca para a letra 'B'.

     

    De fato, houve prudência nessa alteração.

    Detalhes no excelente comentário abaixo do TREVISAN, Bruno.

     

    A questão na prova é a 66 - Engenheiro(a) de Telecomunicações Júnior

    https://www.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/1267/petrobras-2010-edital-psp-rh-2-2010-justificativa.pdf