SóProvas


ID
549967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Qual técnica de análise de risco, NÃO considera a avaliação quantitativa das consequências dos eventos catastróficos?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra E. 

    HAZOP (Hazard and Operability Studies) é uma análise de risco qualitativa. Trata-se da utilização de um conjunto de palavras adequadas durante o processo para verificação de pontos críticos e de risco. 
  • ACC - Ela começa a partir de um evento crítico e analisa as consequências por meio de uma combinação de portas lógicas SIM/NÃO que representam condições que podem ocorrer ou falhas de sistemas projetados para atenuar as consequências do evento iniciador. As causas das condições ou falhas são analisadas por meio de árvores de falhas.

    AEE - Uma análise de árvore de eventos é um procedimento indutivo, bottom-up, que mostra todos os resultados possíveis advindos de um evento iniciador, acidental, e avalia quais impactos podem decorrer deste evento.

    ADB - A análise por diagrama de blocos se utiliza de um fluxograma em blocos do sistema, calculando as probabilidades de sucesso ou falha do mesmo, pela análise das probabilidades de sucesso ou falha de cada bloco. A técnica é útil para identificar o comportamento lógico de um sistema constituído por poucos componentes.

    AAF - é um procedimento dedutivo (Por que aconteceu?), top-down, que busca identificar, a partir de uma ocorrência indesejável (falha), denominada Evento Topo, as possíveis causas para esta falha, identificando a probabilidade de ocorrência e os conjuntos mínimos de fatores que podem levar a esta falha (minimal cut sets).

    HAZOP - Ele investiga de maneira aprofundada as partes do processo, detectando as possibilidades de variação do padrão projetado. Outro ponto abordado pela metodologia é o reconhecimento de problemas que possam afetar os resultados da operação e promovam a redução da qualidade. O HAZOP vai além da identificação dos riscos, permitindo também evidenciar as suas causas e consequências, bem como prover ações corretivas e preventivas para as mesmas.