A questão acima tem como tema a política externa do atual governo brasileiro, com ênfase nos assuntos relacionados com a preservação da Amazônia.
Na questão, é solicitado para que o candidato julgue uma assertiva que aponta que o bioma Amazônico virou um "grande calcanhar de Aquiles" do atual governo, por conta de seus conflitos políticos com países europeus, em relação ao tratamento que o Brasil dispensa à Amazônia.
Primeiramente, é importante entender como está a questão do desmatamento do bioma nos quase 3 anos do atual governo. Segundo dados do INPE, nos 1000 dias do governo de Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia Legal destruiu uma área de cerca de 24.1 mil km², índice 74% maior ao período de 1000 dias do governo anterior de Michel Temer.
Em 2020, tivemos recordes no desmatamento da Amazônia, que extrapolou 3 vezes o limite de destruição mínimo do bioma estipulado pela conferência do clima, ao qual o Brasil se comprometeu em cumprir para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Entre as causas dessa devastação podemos citar o avanço da fronteira agropecuária no bioma.
Por conta do intenso desmatamento, o governo Bolsonaro tem travado alguns conflitos políticos com países europeus, por conta desse descaso. Um exemplo dessa divergência é o corte da concessão do Fundo Amazônia para o Brasil, que era um dinheiro doado por Alemanha e Noruega para financiar ações de preservação do bioma. Além disso, o governo brasileiro teve algumas tensões com o governo francês de Emanuel Macron, que criticou os excessivos focos de queimadas na Floresta Amazônica.
Essa briga entre o governo e países europeus acerca da Amazônia tem motivos claros: primeiro que a Amazônia cumpre um papel vital para evitar o Aquecimento Global, na qual sua destruição pode gerar efeitos catastróficos para o Planeta; segundo que essa destruição do bioma tem muito a ver com o aumento de produção de soja e carne bovina, produtos que são competitivos no mercado internacional, uma vez que a produção feita aqui tem um custo menor do que as produções feitas pelos europeus. Essa diferença de custo se deve, porque agricultores do velho continente precisam ter medidas sustentáveis em suas produções agrícolas, o que acaba encarecendo o custo de produção que resulta na perda de competitividade no mercado internacional.
Indignados com a falta de práticas sustentáveis dos produtos brasileiros, muitos países ameaçam boicotar a importação de mercadorias brasileiras, até que a postura do governo mude em relação ao desmatamento.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: Certo.