SóProvas


ID
5500327
Banca
Quadrix
Órgão
CAU-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue o item.


Segundo a teoria das três idades ou ciclo vital dos documentos, os arquivos são classificados em permanentes, intermediários ou correntes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    A Teoria das três idades, ou Ciclo vital dos documentos, é a adotada para classificar os estágios ou fases por que passam os documentos dentro da instituição. Os estágios são:

    • Arquivo de primeira idade ou corrente;
    • Arquivo de segunda idade ou intermediário; e
    • Arquivo de terceira idade ou permanente.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.

  • Definido por Jean - Jacques Vallete em 1973, a nomenclatura muda, mas o tema é só um são as 3 idades, ou 3 os ciclos, ou os 3 estágios : corrente, intermediário e permanente.

    Arquivologia para Concursos , Renato Valentini, 3ª edição

    Gabarito Correto

  • De acordo com a Teoria das Três Idades, os arquivos passam por três estágios de evolução distintos. Quanto ao terceiro estágio, é correto afirmar que se denomina Arquivo permanente e possui documentos de valor mediato. 

    Arquivos:

    Corrente – Uso frequente – valor primário (administrativo, legal, Fiscal).

    Intermediário – Uso pouco frequente– valor primário (administrativo, legal, Fiscal).

    Permanente – nenhum valor administrativo, arquivos com valor histórico – valor secundário (mediato, histórico, prova).

    Arquivo de terceira idade ou permanente, é constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservavam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. Estes são os arquivos propriamente ditos, pois ali os documentos são arquivados de forma definitiva.

    GABARITO: CERTO.

    @eeu_concurseira

  • Segundo o Art. 8º da Lei nº 81.159/1, que trata da política nacional de arquivos públicos e privados, 

    "Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes."
    O Arquivo corrente, ou primeira idade/ativo, é formado por um conjunto de documentos com frequência de uso alta, composto de documentos de valor primário (administrativo/fiscal/legal) que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados.

    O Arquivo intermediário, ou segunda idade/semi-ativo, é formado por um conjunto de documentos com frequência de uso reduzida, mas possível, de valor primário decrescente e possível valor secundário e que aguarda a sua destinação final.

    O arquivo permanente, ou terceira idade, é composto de documentos com valor secundário (histórico/cultural/probatório/informativo).

    Gabarito do Professor: Certo
  • GABARITO: CERTO

    ACRESCENTANDO:

    Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.