-
Gabarito: Certo.
Arquivo corrente ou de primeira idade: É constituída pelo conjunto de documentos indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração. Está estreitamente ligada aos objetivos imediatos para os quais os documentos foram produzidos e por esse motivo deve permanecer o mais perto possível do produtor (setores de trabalho), pois é utilizado com muita frequência pela administração. Outras características:
• Documentos vigentes;
• Consultas frequentes; e
• Acesso restrito.
• Arquivo intermediário ou de segunda idade: Refere-se à guarda de documentos que não são mais consultados com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Possuem valor primário. Ele não permanece no local onde foi produzido, mas sim é transferido para local mais distante, de menor custo, o chamado arquivo intermediário. Outras características:
• Encontram-se em final de vigência;
• Possuem longos prazos de prescrição.
Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.
-
Definições:
a) arquivos correntes ou de primeira idade - guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu funcional/administrativo/jurídico ( ligado á finalidade dos arquivos ). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
b) arquivo intermediário ou de segunda idade - guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor).Ainda possuem valor primário.
Arquivologia para Concursos , Renato Valentini ,3ª edição
Gabarito Correto
-
De acordo com a Teoria das Três Idades, os arquivos passam por três estágios de evolução distintos. Quanto ao terceiro estágio, é correto afirmar que se denomina Arquivo permanente e possui documentos de valor mediato.
Arquivos:
Corrente – Uso frequente – valor primário (administrativo, legal, Fiscal).
Intermediário – Uso pouco frequente– valor primário (administrativo, legal, Fiscal).
Permanente – nenhum valor administrativo, arquivos com valor histórico – valor secundário (mediato, histórico, prova).
Arquivo de terceira idade ou permanente, é constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservavam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. Estes são os arquivos propriamente ditos, pois ali os documentos são arquivados de forma definitiva.
GABARITO: CERTO.
@eeu_concurseira
-
O Arquivo corrente, ou primeira idade/ativo, é formado por um conjunto de documentos com frequência de uso alta, composto de documentos de valor primário (administrativo/fiscal/legal) que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados.
O Arquivo intermediário, ou segunda idade/semi-ativo, é formado por um conjunto de documentos com frequência de uso reduzida, mas possível, de valor primário decrescente e possível valor secundário e que aguarda a sua destinação final.
O arquivo permanente, ou terceira idade, é composto de documentos com valor secundário (histórico/cultural/probatório/informativo).
A questão afirma que os documentos de uso diário/frequente estão nos arquivos correntes, e os pouco acessados ficam no arquivo intermediário, o que está correto, pois a frequência e a necessidade de uso estarão refletidas na tabela de temporalidade, que é o instrumento que define por quanto tempo cada documento vai ficar em cada fase do ciclo documental.
Gabarito do Professor: Certo