-
Gabarito: Errado.
Conflitos no ambiente de trabalho não são sempre destrutivos à organização. Como exemplo, podem ser citados os conflitos FUNCIONAIS, que têm o propósito de contribuir para o desempenho do grupo.
Os conflitos podem ser:
• Funcionais: Quando contribuem de alguma forma para o funcionamento da equipe ou grupo (relação ganha-ganha);
• Disfuncionais: Quando prejudicam o comportamento e a interação entre o grupo (relação ganha-perde / perde-perde).
Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.
-
Na teoria ganha-perde, por outro lado, um indivíduo segue firme com suas convicções, mesmo que haja resistência do outro lado. Isso pode envolver guardar para si um ponto de vista para deixar que o outro “vença” ou se manter firme até que ele desista.
Em certas situações, quando todos os outros métodos não funcionam, a teoria ganha-perde pode se fazer necessária, oferecendo uma solução rápida para o conflito. Além disso, quem ganha pode sentir sua autoestima aumentar e atrair o respeito dos outros. Entretanto, é importante pensar que a sua ação terá consequências, e manter-se firme até o outro desistir pode afetar negativamente o seu relacionamento com ele.
-
ERRADO.
As negociações relacionadas com o GANHA-PERDE são impositivas, ou seja, alguém impôs a sua vontade. Portanto, enquanto que as relações GANHA-GANHA são negociações construtivas/integrativas, as relações GANHA-PERDE são negociações distributivas.