SóProvas


ID
5501341
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥140 e/ou 90mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR). De acordo com o assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. São fatores de risco para Hipertensão Arterial (HA): Idade (envelhecimento), sexo e etnia (sendo maior entre mulheres e pessoas de raça negra/cor preta), excesso de peso e obesidade, ingestão excessiva de sódio, consumo crônico e elevado de bebidas alcoólicas, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genética.
II. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas; preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar. Ela é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, e contém quantidades reduzidas de colesterol, gordura total e saturada. A adoção desse padrão alimentar reduz a pressão arterial.
III. Estudos comprovam que para cada 5% de perda ponderal de peso corporal há a diminuição de 20 a 30% da pressão arterial.
IV. Estudos recentes sugerem que o consumo de café em doses habituais está associado com maior incidência de hipertensão arterial e com elevação da pressão arterial.

Alternativas
Comentários
  • Apenas I, II e III estão corretas.

  • A ingestão de café a longo prazo não tem sido associada a maior incidência de HA.443 Pelo contrário, as metanálises de estudos de coorte mostram que o consumo de café se associou a um efeito discreto de redução no risco de hipertensão. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020 Barroso et al

  • cafeína: Até 200mg/dia