Questão anterior:
Um professor lançou aos seus alunos a descrição do seguinte caso clínico: “Paciente apresentou manifestações clínicas que incluíam envolvimento dos sistemas nervoso e gastrointestinal. Inicialmente, relatou anorexia, mal-estar geral, constipação intestinal e desconforto abdominal, além de “fraqueza” e edema nos membros inferiores (frequentemente associados a parestesias). Visivelmente, o paciente apresentava debilidade”. O professor relatou que o caso é consequência da deficiência de uma determinada vitamina que atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, sendo essencial nas reações que produzem energia da glicose e que convertem a glicose em gordura para armazenamento nos tecidos. Também exerce um papel na condução dos impulsos elétricos dos nervos periféricos.
A) vitamina A.
Incorreta. Sintomas de deficiência de vitamina A:
– um dos epitélios severamente afetados é o do revestimento ocular, levando à xeroftalmia (nome dado aos diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose. A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna onde a criança não consegue boa adaptação visual em ambientes pouco iluminados; nos estágios mais avançados a córnea também está afetada constituindo a xerose corneal, caracterizada pela perda do brilho, assumindo aspecto granular, e ulceração da córnea; a ulceração progressiva pode levar à necrose e destruição do globo ocular provocando a cegueira irreversível, o que é chamado de ceratomalácia.
– Infecções frequentes podem indicar carência, pois a falta de Vitamina A reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças.
B) biotina.
Incorreta. Como a biotina pode ser obtida a partir de muitos alimentos e pelo metabolismo de micro-organismos intestinais, a deficiência simples de biotina é rara. Os poucos casos envolveram pacientes que receberam nutrição parenteral incompleta e lactentes amamentados por mães cujo leite continha quantidades muito baixas da vitamina. Em cada caso, os sinais incluem dermatite, glossite, anorexia, náusea, depressão, esteatose hepática e hipercolesterolemia.
C) folato.
Incorreta. Sintomas de deficiência de folato: além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.
D) vitamina B12.
Incorreta. Sintomas de deficiência de vitamina B12: desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência
E) tiamina.
Gabarito: E.