A) O acesso venoso central permite infundir suporte nutricional mais hiporosmolar.
Incorreta. A NP de acesso central compreende o uso de veias de alto fluxo sanguíneo, como as veias subclávias e jugulares internas ao lado da veia cava superior ou, em casos excepcionais, a veia cava inferior. Opta-se por esta via quando é necessário administrar todos os nutrientes por via parenteral, em soluções de grande volume e por tempo prolongado. As soluções infundidas pelo acesso venoso central podem ser de alta osmolaridade (acima de 900 mOsm/L) e o tempo de infusão costuma ser maior de sete dias, chegando a ter muito longa duração, dependendo do tipo e da técnica de inserção do cateter venoso utilizado. A via de acesso central pode ser indicada para pacientes com transplante de medula óssea, quimioterapia, hemodiálise, transfusões sanguíneas, entre outros
B) Para o acesso venoso periférico, é necessário que o paciente tenha veias adequadas e também assegurar que as soluções de nutrição parenteral periférica não tenham osmolaridade superior a 900 mOsm/ℓ.
Correta.
C) O acesso venoso central permite infundir suporte nutricional mais hipotônico.
Incorreta. Como fora citado, o acesso central é indicado para suporte nutricional hipertônico.
D) A NP não apresenta fatores de risco, já que a infusão intravenosa de glicose, lipídios e aminoácidos oferece condições pouco favoráveis às infecções bacterianas e/ou fúngicas.
Incorreta. As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse. Dentre estas, a mais comum é a infecção causada pelo cateter devido a má assepsia no ambiente e a técnicas na manipulação da dieta, nos acessórios utilizados, na pele ao redor da inserção do cateter, que pode causar a migração de micro-organismos ao longo do cateter, infecções sanguíneas, dentre outras. As oclusões podem ser causadas pela precipitação de algum componente da dieta, da medicação ou de sangue, podendo levar a trombose ou até infecção generalizada (sepse).
As complicações metabólicas ou nutricionais são ocasionadas pela deficiência ou pelo excesso dos componentes da nutrição parenteral, como eletrólitos, minerais, glicose, ácidos graxos essenciais e vitaminas e pela presença de contaminantes. Dessa forma, pode haver o comprometimento de órgãos e desenvolvimento de doenças, como a hepatobiliar, decréscimo da massa óssea, retardo no crescimento de crianças, dentre outros (2,3).
E) A NP é indicada quando os pacientes não conseguem atender às suas necessidades nutricionais por via enteral, seja por ingestão oral ou alimentação por cateter enteral, mesmo com a função digestória funcionante.
Incorreta. A nutrição parenteral (NP) é indicada em pacientes que não podem ser nutridos adequadamente com dieta oral ou enteral, que estão desnutridos ou em risco de desenvolverem desnutrição e que não possuem a função estrutural ou absortiva do trato gastrintestinal adequada.
Gabarito: B.
Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca da terapia nutricional parenteral (TNP). Vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO – o acesso venoso central deve ser utilizado quando o uso de TNP for previsto por um tempo maior que 7 dias. Esse acesso permite a infusão de nutrientes em altas concentrações, ou seja, mais hiperosmolar.
B) CERTO – soluções de nutrição enteral com osmolaridade superior a 900 mOsm/L devem ser administradas por acesso venoso central, em uma veia de grande calibre. Soluções hiperosmolares administradas por acesso periférico podem causar complicações como flebite, trombose e tromboflebite.
C) ERRADO – o acesso venoso central permite infundir suporte nutricional mais hipertônico. Soluções hipertônicas não devem ser administradas por acesso periférico devido ao risco de flebites
D) ERRADO – a NP apresenta complicações associadas à punção venosa, complicações metabólicas e complicações gastrointestinais. As complicações relacionadas à punção venosas incluem pneumotórax, derrame pleural, lesão arterial, tromboembolismo, septicemia e embolia gasosa. As complicações metabólicas incluem hiperglicemia e hipoglicemia, distúrbios hidroeletrolíticos, hipertrigliceridemia e acidose metabólica. As complicações gastrointestinais incluem esteatose hepática, atrofia da mucosa intestinal e lesões agudas da mucosa gástrica e duodenal.
E) ERRADO – caso o trato gastrointestinal esteja funcionando, a indicação é a nutrição oral ou enteral. A NP é indicada na impossibilidade do uso do trato gastrointestinal, parcial ou totalmente.
Gabarito do Professor: LETRA B.