A) Iodo.
Incorreta.
É absorvido na forma de iodeto. Na circulação, é encontrado livre e ligado à proteína, o iodo ligado predomina.
Funções: necessário para a produção do hormônio da tireoide. Envolvido na taxa de metabolismo, crescimento e reprodução.
Carência: perturbações no crescimento, desenvolvimento sexual e intelectual, levando ao cretinismo.
Excesso: suprimir a atividade tireoidiana.
Fontes alimentares: frutos do mar, como peixes, moluscos e crustáceos, leite, verduras folhosas e fruta
B) Zinco.
Correta.
C) Manganês.
Incorreta.
É parte de diversas enzimas e estimula a atividade de muitas outras, incluindo antioxidantes e processos de produção de energia.
Carência: dermatite, perda de peso, náusea, vômito, prejudica capacidade reprodutiva e o metabolismo dos carboidratos.
Excesso: acumula-se no fígado e no sistema nervoso central, podendo levar a Parkinson.
Fontes alimentares: cereais integrais, castanhas, nozes, chás, avelã, soja, tofu e vegetais verdes folhosos.
D) Molibdênio.
Incorreta.
Participa de varias enzimas, metabolismo do DNA e de mecanismos de excreção de ácido úrico.
Carência: náuseas, vômitos, taquicardia e desorientação.
Excesso: síndrome semelhante à gota.
Fontes alimentares: gérmen de trigo, feijão, vegetais verdes folhosos, fígado e cereais integrais.
E) Potássio.
Incorreta.
Manutenção do líquido intracelular, contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia, e síntese de proteínas e ácidos nucléicos.
Carência: cansaço, fadiga, fraqueza, dores musculares, hipotensão, vômitos e dilatação cardíaca.
Excesso: distúrbios cardíacos, confusão mental e paralisia muscular.
Fontes alimentares: frutas secas, frutas frescas, banana, cítricas, vegetais crus ou cozidos, vegetais verdes folhosos e batata.
Gabarito: B.
A questão avalia do aluno conhecimentos sobre minerais. Vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO – o iodo é um mineral que atua como componente essencial dos hormônios tireoidianos, que são necessários para o crescimento adequado, desenvolvimento neurológico e no metabolismo. A deficiência de iodo está relacionada a atraso do desenvolvimento mental, hipotireoidismo e aumento do volume da tireoide (bócio), anormalidades no crescimento e desenvolvimento. Suas principais fontes alimentares são peixes, crustáceos, algas e sal iodado. A toxicidade aguda por iodo é rara, mas o consumo excessivo está relacionado com hipertireoidismo.
B) CERTO – por ser cofator enzimático de diversas reações, o zinco desempenha papel essencial no funcionamento do metabolismo.
C) ERRADO – o manganês é um mineral que atua como componente estrutural de enzimas antioxidantes, ativa enzimas chaves do metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol e participa da formação de ossos e cartilagens. Sua deficiência em humanos é rara e as manifestações não estão totalmente esclarecidas. As principais fontes alimentares de manganês são cereais integrais, oleaginosas e vegetais folhosos verde escuros. Sua toxicidade está relacionada a sintomas neurológicos similares a doença de Parkinson.
D) ERRADO – o molibdênio é um mineral que atua como cofator de algumas enzimas essenciais para o metabolismo de aminoácidos, ácidos nucleicos e xenobióticos. Sua deficiência em humanos é rara. As principais fontes alimentares de molibdênio são leguminosas, trigo e oleaginosas. Sua toxicidade está relacionada a sintomas similares a gota, com aumento da concentração sérica de ácido úrico.
E) ERRADO – o potássio é um mineral que atua como regulador do balanço de fluídos e de eletrólitos, na contração muscular e na condução de impulsos nervosos e como cofator de enzimas chaves do metabolismo energético. Sua deficiência está relacionada a fadiga, fraqueza muscular e câimbras, constipação e dor intestinal. A deficiência crônica de potássio também está relacionada a hipertensão e cálculo renal. As principais fontes alimentares de potássio são frutas (banana, laranja, ameixa, damasco) e vegetais (batata, tomate, folhas). Sua toxicidade está relacionada com arritmia cardíaca e paralisia muscular.
Gabarito do Professor: LETRA B