Trabalhadoras gestantes ou lactantes: não devem ser inseridas no atendimento e assistência a casos suspeitos ou confirmados. Devem ser realocados de função, em atividades de gestão ou apoio, de forma a minimizar a chance de contato com pessoas ou ambientes contaminados, preferencialmente em trabalho remoto (ex: teleatendimento). Alternativa A está errada.
Os trabalhadores dos serviços de saúde que apresentam Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave ou com contatos próximos domiciliares nestas condições deverão ser afastados imediatamente do trabalho. A duração do afastamento pode ser por um período de até 14 dias a partir do início dos sintomas OU quando da testagem laboratorial negativa OU após avaliação médica atestando a segurança do retorno. Portanto a alternativa B traz informação INCORRETA, logo esta é a alternativa certa a ser assinalada.
Está correta a afirmação de que os trabalhadores imunodeprimidos ou com doenças crônicas graves, preferencialmente, não devem ser inseridos no atendimento e na assistência a casos suspeitos ou confirmados. Se além de qualquer uma dessas condições tiver acima de 60 anos, é necessário verificar a possibilidade da realização de trabalho remoto. Alternativa C está errada.
Além dos acasos citados na alternativa D, também podem ser considerados imunossuprimidos trabalhadores com pneumopatias graves ou descompensadas, com dependência de oxigênio, asma moderada ou grave, doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC e tuberculose; transtornos neurológicos e de desenvolvimento; hepatopatias crônicas; doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); e diabetes, conforme juízo clínico. Alternativa D está errada.
Está correta a afirmação de que os trabalhadores acima de 60 anos, preferencialmente, não devem ser inseridos no atendimento e na assistência a casos suspeitos ou confirmados. Devem ser realocados de função, em atividades de gestão ou apoio, de forma a minimizar a chance de contato com pessoas ou ambientes contaminados. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais. COE/SVS/MS | Abr. 2020.