SóProvas


ID
5503489
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 


Esclarecemos que o documento em anexo trata-se do contrato de prestação de serviços que deve ser preenchido, datado, assinado pelo contratado e encaminhado em resposta a este e-mail impreterivelmente no prazo de trinta dias contados à partir do recebimento do mesmo.  

Alternativas
Comentários
  • Em geral, só existe crase antes de palavras no feminino. Nunca haverá crase antes de verbo. Logo, o correto é a partir. ex: Ele começa a trabalhar a partir de amanhã.

  • Não há crase antes de verbo.

    DO MESMO | O MESMO - ESTA FORMA DE REFERENCIAÇÃO NÃO EXISTE!

  • Esclarecemos que o documento em anexo trata-se do contrato de prestação de serviços que deve ser preenchido, datado, assinado pelo contratado e encaminhado em resposta a este e-mail, impreterivelmente, no prazo de trinta dias contados a partir do recebimento dele.

     

  • Essas questões são para saber sobre redação oficial ou sobre gramática????

  • Gabarito ERRADO

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.



    O trecho apresentado na questão possui 2 erros:

    - o 1º é referente ao emprego da crase em "à partir". Tal locução é usada para marcar um limite inicial (a partir daqui, a partir de hoje). Também pode ser usada para indicar que algo é feito com base em alguma coisa (a partir de dados informáticos; a partir desses resultados). Como "partir" é um verbo e, como sabemos, nunca há crase antes de verbos, tal emprego está incorreto.

    - o 2º erro diz respeito ao uso da expressão "do mesmo". O “mesmo" não é pronome pessoal em situação alguma. Na verdade, trata-se de um pronome demonstrativo, que deve ser utilizado para retomar uma oração ou realçar um substantivo. Sendo assim, seu emprego como pronome pessoal na frase está incorreto e, portanto, o correto é substitui-lo por "dele".




    Gabarito do Professor: ERRADO

  • Acredito que IMPRETERIVELMENTE afronta a regra da impessoalidade. Além de não haver crase antes de verbo.