SóProvas


ID
5504233
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quando o almoxarife verifica se a quantidade de volumes declarada pelo fornecedor na nota fiscal ou documento equivalente corresponde efetivamente à recebida, ele está procedendo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    Conferência Quantitativa:

    É a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à recebida. A conferência por acusação também conhecida como " contagem cega " é aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.

    X

    Conferência Qualitativa:

    Visa garantir a adequação do material ao fim a que se destina. A análise de qualidade é efetuada pela inspeção técnica, por meio da confrontação das condições contratadas na Autorização de Fornecimento com as consignadas na Nota Fiscal pelo Fornecedor, visa garantir o recebimento adequado do material contratado pelo exame dos seguintes itens:

    • Características dimensionais;
    • Características específicas;
    • Restrições de especificação;
  • Fases do Recebimento:

    1- Entrada

    2- Conferência Quantitativa

    3- Conferência Qualitativa

    4- Regularização

  • GAB C

    Etapas do recebimento de materiais:

    Recebimento provisório: Entrada de materiais: recepção dos veículos transportadores; verificação de dados básicos da entrega (informações da nota fiscal, existência de autorização da entrega pela empresa etc.); encaminhamento para a área de descarga. Nessa etapa, o “recebedor” assina no documento fiscal que acompanha o material, apenas para fins de comprovação da data de entrega.

    Etapas intermediárias

    1. Conferência quantitativa: verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue.
    2. Conferência qualitativa: verificação de se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimensões, marcas, modelos etc.).

    Regularização: é o resultado lógico decorrente das fases anteriores. Pode ser originada uma das seguintes situações:

    1. Entrada do material no estoque e liberação do pagamento ao fornecedor. Nesse caso, houve aceitação do material, ou o recebimento definitivo;
    2. Devolução parcial ou total do material ao fornecedor. Nesse caso, a aceitação foi parcial ou, simplesmente, o material não foi aceito;
    3. Reclamação junto ao fornecedor, por falta de material.

    FONTE: MEUS RESUMOS

  • LETRA C).

    Para fins de complemento, a conferência quantitativa pode ser chamada de "contagem às cegas". O aceite é realizado após todas as fases do recebimento, pois na última fase do recebimento (regularização), pode ou não haver ao pagamento e/ou a devolução total ou parcial do material ao fornecedor.