GABARITO: LETRA B
( A ) Porta-paletes
a estrutura de porta paletes é aquela em que todos os itens ficam armazenados em estantes que serão acessadas normalmente por meio de empilhadeiras.
O modelo permite o alcance a todos os volumes de maneira aleatória, o que significa que não precisa tirar nada da frente ou mover qualquer parte da estante.
Ela exige um pouco de espaço nos corredores para a manobra das empilhadeiras, evitando, assim, acidentes. Para melhorar a chance de economia, é possível aumentar a altura das prateleiras conseguindo armazenar mais itens.
( B ) Flow rack.
O método de armazenagem flow rack é usado para armazenamento manual de caixas, normalmente de plástico, em conjunto com linhas de transportadores, servindo para mercadorias que são embaladas com destino posterior.
Nesse sistema, a montagem é realizada por pistas com rodízios plásticos inclinados, em que são colocadas as caixas em sequência, sendo remetidas por um lado e recebidas pelo outro.
A estrutura flow rack é muito dinâmica, ideal para a rotação de pequenos volumes, sendo o mais adequado para seleção e controle de estoques e itens fracionados.
( C ) Carrossel
Tratam-se de sistemas criados a partir de estantes, formando prateleiras que deslizam no sentido horizontal até os setores de trabalho. São utilizadas em organizações de diversos segmentos e permitem o armazenamento de uma série de materiais.
Sua principal vantagem é que podem ser facilmente instalados, além de contribuírem com a redução de custos por meio da substituição de equipamentos e máquinas utilizados para transportar esses materiais.
( D ) Mezanino
O sistema de armazenagem mezanino pode ser dimensionado de acordo com a sobrecarga necessária no almoxarifado, permitindo ser utilizado para armazenagem de materiais ou até mesmo para área de trabalho. No sistema de armazenamento mezanino há a possibilidade de melhor aproveitando da altura útil dentro do almoxarifado, dividindo o espaço em dois ou mais níveis, já que se trata de sistema modulado, com a vantagem de rápida montagem, podendo também ser aplicado em diversos tipos de pisos, permitindo a instalação de paralelas instaladas entre as estruturas de armazenagem e gerando melhor aproveitamento para as áreas de picking.
( E ) Sistema WMS
O WMS é a sigla para Warehouse Management System, ou, Sistema de Gerenciamento de Armazém. Em geral, são softwares ou aplicativos desenvolvidos para ajudar a gerir, otimizar e automatizar os processos logísticos em especial, nos depósitos, armazéns e estoque.