SóProvas


ID
5504575
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial é a maneira por meio da qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa do da literatura, do do texto jornalístico, do da correspondência particular etc. Na redação oficial, deve-se obedecer a alguns atributos para se atender às suas finalidades básicas. Sendo assim, o atributo segundo o qual deve-se ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias, e é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as ideias secundárias, conduzindo o leitor a um contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios e sem excessos de palavras e de ideias, é o da

Alternativas
Comentários
  • Pq não pode ser a letra a?

    Pra mim essa questão tem dois gabaritos

    Significado de Concisão

    1. Qualidade de quem fala ou escreve com clareza e de modo breve; brevidade, precisão: a concisão caracteriza um bom texto.

    2. Brevidade e clareza (no dizer ou escrever).

  • Conforme as definições apresentadas no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, temos:

    A) concisão: Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito

    B) clareza e precisão: Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. 

    A precisão é a articulação adequada da linguagem, sem ambiguidade ou sinônimos meramente estilísticos.

    C) objetividade: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias

    D) coesão e coerência: É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto.

    E) formalidade e padronização: As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a). Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, o e-mail , o documento gerado no SEI!, o documento em html etc.), quanto para os eventuais documentos impressos. 21 É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento.

    Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

    GABARITO: ALTERNATIVA C

  • Gab. C

    a- concisão - máximo de informações com o mínimo de palavras.

    b- clareza - imediata compreensão pelo leitor. 

    d- coesão e coerência - conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto.

    e- formalidade/padronização - obedecer a certas regras de forma

    Fonte: MRPR, 3ª ed.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca do atributo que orienta que o texto deve ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.


      a) A concisão visa excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Dessa forma, esse não é o atributo a que se refere o item.

    b)  O texto claro é aquele que possibilita imediata compreensão pelo leitor; assim como o preciso é aquele que articula a linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto. Portanto, a clareza e a precisão não são os atributos a que se refere o item.
    c) A objetividade diz respeito ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. Desse modo, verificamos que esse é o atributo a que o item se refere.
    d)    A coesão e a coerência favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. O texto tem coesão e coerência quando, ao ser lido, se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Sendo assim, esses não são os atributos a que se refere o item.
    e)    A formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação; já a padronização atenta para todas as características da redação oficial e ainda cuida da apresentação dos textos, conforme expõe o Manual de Redação. Assim, esses não são os atributos a que o item se refere.





    Gabarito do Professor: Letra C.