Os curdos formam uma etnia composta por cerca de 30 milhões de pessoas, são descendentes do reino mesopotâmico ou medo-persa e habitam uma região localizada em seis diferentes países: Turquia, Armênia, Azerbaijão, Iraque, Irã e Síria. Em geral, os curdos professam a religião islâmica e reivindicam a área em que ocupam nesses países para a criação de um Estado chamado Curdistão. Não obstante, a questão curda estabelece-se no fato de esse povo formar a maior .
Na Turquia, ainda nos dias atuais, os curdos são duramente reprimidos em suas manifestações pelo Estado, e a comemoração de suas datas nacionais e o ensino da língua curda – o indoirani e alguns outros dialetos – nas escolas são vedados.
Em resposta às duras repressões, os curdos organizaram-se em diversos grupos armados ligados ao PKK (Partido dos Trabalhadores Curdos), reconhecidos como terroristas, que atuam muitas vezes por meio da ativação de carros-bombas e atentados públicos contra os governos, principalmente na Turquia e, mais recentemente, na crise da Síria. Essa instabilidade e a dura repressão do governo turco em relação os curdos são, inclusive, uns dos entraves que o país possui para conseguir sua entrada na União Europeia, que não admite governos tidos como antidemocráticos e que violam os direitos humanos.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/questao-curda.htm