SóProvas


ID
5506012
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um certo paciente se submeteu à cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. A estimulação elétrica nervosa transcutânea não poderia ser utilizada nesse paciente nas seguintes condições: 

Alternativas
Comentários
  • Disestesia significa “sensação anormal”. Geralmente é uma sensação dolorosa de queimação, formigamento ou dor.

  • Disestesia é um distúrbio neurológico que é caracterizado pelo enfraquecimento ou alteração na sensibilidade dos sentidos, sobretudo do tato.

  • Se a alternativa é a E, então a banca está afirmando que pode-se utilizar a TENS em paciente com marca-passo. Questão passível de anulação.

  • Siga @fisiomauriciooliva - conteúdo para concursos em fisioterapia no instagram

    Letra B - passível de contestação

    A Contraindicação da aplicação da eletroterapia é em regiões que possam interferir com o funcionamento de marca-passo cardíaco (como face, pescoço, ombro, tórax e abdomên).

    Logo, aplicação no joelho pode ser possível com a utilização com alguns cuidados como aproximação dos eletrodos para evitar fuga elétrica, e a colocação na posição horizontal entre eles ao invés da vertical também para reduzir o risco de fuga de carga elétrica para a região do tórax. Outros autores colocam o uso do marca-passo como contraindicação absoluta.

    Outras contraindicações da eletroterapia:

    •Suspeita ou diagnóstico de epilepsia.

    •Suspeita ou diagnóstico de tumor na região de aplicação da eletroterapia.

    •Sensibilidade prejudicada da pele na região de aplicação da eletroterapia. Neste caso, o paciente não será capaz de perceber e referir com clareza o efeito da corrente elétrica, o que aumenta a probabilidade de lesão de pele ou muscular.

    Não existe menção da disestesia e dermatite como contraindicação na literatura pesquisada, é um sintoma variável o que leva a concluir que não é uma contraindicação absoluta.