Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os grupos e as equipes de trabalho. Neste caso, assinalemos a alternativa que evidencia corretamente um traço do trabalho realizado em equipe.
A - incorreta. Ter uma equipe unida não traz muitos resultados.
B - incorreta. O entusiasmo não deve ser levado em consideração, pois as pessoas variam muito.
C - correta. O compromisso pessoal é um grande passo na construção de uma equipe.
Consoante a lição de Chiavenato (2021):
- As equipes envolvem relacionamentos, ou seja, conexões humanas nas quais o todo emerge como maior do que soma de suas partes. O principal segredo da equipe é que sua característica coletiva provoca um efeito sinergístico (o todo é maior do que a soma de suas partes) que não se encontra no grupo. O grupo soma, enquanto a equipe multiplica resultados.
- As equipes se baseiam em relações afetivas, emocionais e conexões pessoais entre os membros. Elas envolvem diversidade e unidade, abertura e aceitação, honestidade e empatia, criticismo e acordo, confiança e assunção de riscos para criar algo maior do que possível pela junção de peças individuais em algo único. Nos grupos, o poder é geralmente distribuído hierarquicamente, e as decisões são tomadas por um pequeno círculo de indivíduos, a quem se atribui poder e responsabilidade.
D - incorreta. O trabalho individual é mais importante, pois sozinho você produz mais.
E - incorreta. O termo responsabilidade mútua não é importante, pois cada um é responsável por si.
Logo, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.