SóProvas


ID
5507254
Banca
FCM
Órgão
COREN-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as políticas voltadas à saúde de segmentos populacionais.
( ) Nas ações à saúde do homem devem-se captar precocemente as atividades de prevenção primária relativas às doenças cardiovasculares e cânceres.
( ) Nas ações ao idoso é obrigatória a viabilização de meios que permitam a presença do acompanhante aos maiores de 60 anos de idade, inclusive em unidade de tratamento intensivo.
( ) Nas ações aos povos indígenas devem ser priorizadas aquelas para prevenção e controle de agravos em situações especiais, para diminuir o impacto causado à saúde e seus desdobramentos posteriores.
( ) Nas ações de saúde do trabalhador a precaução é compreendida como medidas a serem implantadas para prevenir danos à saúde dos trabalhadores quando há certeza científica formal da existência de risco grave.
( ) Nas ações para prevenção e controle do câncer, o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de 60 dias ou menor, a partir do diagnóstico em laudo patológico.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Atenção integral à Saúde do homem visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, sendo um de seus objetivos captar precocemente a população masculina nas atividades de prevenção primária relativa às doenças cardiovasculares e cânceres, entre outros agravos recorrentes. A primeira afirmativa é verdadeira.

    Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, porém na UTI não tem essa obrigatoriedade por causa da complexidade do local. A segunda afirmativa é falsa.

    Na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas são priorizadas ações para situações especiais, isto é, caracterizadas, por risco iminente, especificidade do processo saúde-doença, impactos econômico e social de grandes projetos de desenvolvimento, vulnerabilidade derivada do tipo de contato, exposição a determinados agravos e os desastres ambientais. A terceira afirmativa é verdadeira.

    Nas ações de saúde do trabalhador a precaução é compreendida como medidas a serem implantadas para prevenir danos à saúde dos trabalhadores mesmo na ausência da certeza científica formal da existência de risco grave, ou irreversível à saúde. A quarta afirmativa é falsa.

    O paciente com câncer tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for assinado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único. A última afirmativa é verdadeira.


    Gabarito do Professor: Letra B



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador. Renast Online. Diretrizes de implantação da vigilância em saúde do trabalhador no SUS, 2012.

    Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. - 2ª edição - Brasília: Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde, 2002.

    Brasil, Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Portaria 876, de 16 de maio de 2013. Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do paciente com neoplasia maligna comprovada, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).