-
falou especializado/especialização, é funcional
-
Gabarito: C.
Um dos critérios de departamentalização mais utilizados nas instituições públicas é o funcional. Ela é indicada em circunstâncias estáveis e de pouca mudança, que se caracterizem por desempenho continuado de tarefas rotineiras.
Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.
-
O interessante é que essa questão quer te levar a um erro interpretativo de contradição: "À medida que as empresas crescem e o seu ambiente se torna mutável e competitivo, aumenta consideravelmente a necessidade de órgãos especializados e capazes de proporcionar conselhos e inovações rápidas e substanciais."
-
GAB C
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc. Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.
VANTAGENS
- Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada;
- Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional;
- Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa;
- Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal;
- É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
- É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo;
- Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização;
- Baseia-se em tarefas interdependentes.
DESVANTAGENS:
- A cooperação e comunicação INTERDEPARTAMENTAL é reduzida;
- CRIAM-SE DIVERSAS BARREIRAS E CONFLITOS entre os outros departamentos;
- Geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores;
- Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas;
- É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis;
- Diluição e a perda de autoridade de comando;
- Subordinação múltipla.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Eu caí igual um bobo na alternativa A
Lamentável
-
Funcional
Atividades e funções similares, baseadas na especialização.
Gab. C
-
LOUVADO SEJA DEUS ....
-
Admita, você também marcou a letra a)
-
-
Estrutura Funcional -
Os funcionários são agrupados conforme a função que exercem na empresa. Sua vantagem é tirar o maior proveito das especialidades. A desvantagem é inibir uma visão holística dos processos de produtos finais.
Vantagens:
A especialização das pessoas na função, facilitando a cooperação técnica; economia de escala e produtividade, sendo indicada para ambientes estáveis.
Desvantagens:
podem ser citadas a falta de sinergia entre os diferentes departamentos e uma visão limitada do ambiente organizacional como um todo, com cada departamento estando focado apenas nos seus próprios objetivos e problemas.
-
pq a linear não serviria para um ambiente estável e rotineiro? meu deus eu to cansado de tantas questões com mais de 1 resposta certa. EU ESTOU CANSADO DEUS ME AJUDA