SóProvas


ID
5511250
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de vinte anos de presença militar no país, os Estados Unidos da América (EUA) saíram do Afeganistão, em 2021, abrindo espaço para a retomada do poder afegão pelo grupo extremista 

Alternativas
Comentários
  • Uai, o nome correto não é Talibã?

  • pois é!

    Talibã é um grupo fundamentalista islâmico formado no fim da invasão soviética do Afeganistão (1979-1989) por estudantes que defendiam uma rígida interpretação do Alcorão para governar o país. Talibã,... 

    Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-que-e-o-taliba-e-como-o-grupo-tomou-o-poder-no-afeganistao/

  • O Talebã é um grupo fundamentalista islâmico que controlou o Afeganistão entre 1996 e 2001 com um rígido regime baseado em uma versão radical da Sharia, a lei islâmica. Eles foram retirados do poder por uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos em 2001, mas voltaram a dominar o país rapidamente depois da retirada das tropas americanas em julho de 2021.

    Com a invasão de Cabul neste domingo (15/08), o grupo já tem praticamente controle total no país.

    O Talebã fez negociações diretas com os EUA em 2018 e, em fevereiro de 2020, os dois lados fecharam um acordo de paz em Doha. Os EUA se comprometeram a se retirar do país e o Talebã prometeu não atacar as forças americanas. Outras promessas incluíam não permitir que a Al-Qaeda ou outros grupos extremistas operassem nas áreas controladas por eles e prosseguir com as negociações de paz nacionais.

    Mas no ano que se seguiu, o Talebã continuou a atacar as forças de segurança afegãs e civis e avançou rapidamente em todo o país.

    Após a saída das tropas americanas, em julho, em um mês o Talebã cercou e invadiu Cabul, a última região controlada pelo governo democrático civil.

  • GABARITO -B

    O Talibã tomou a capital afegã, Cabul, neste domingo (15), 20 anos após o grupo extremista ser expulso por tropas dos EUA. Membros do Talibã andaram com armas em carros abertos, enquanto afegãos, desesperados, tentam fugir. Uma das imagens mais impressionantes mostra pessoas se pendurando em um avião em movimento.

    Bons estudos!

  • O terrorismo é um dos temas mais comuns em provas do tipo e dada a sua complexidade e múltiplas relações deve ser estudado com bastante atenção desde seus aspectos histórico-estruturais até as atualizações mais recentes.  Sobre a ocupação norte-americana no Afeganistão e o grupo organizado que assumiu o poder após sua saída buscamos a alternativa correta.
    A) Grupo que funciona como uma espécie de "franquia" terrorista que se alia e fornece recursos para outros grupos afiliados em várias partes do mundo, não foi o inimigo das tropas ocidentais no Afeganistão.
    B) Grupo que se organizou na década de 90 e tomou o controle do Afeganistão poucos anos depois, foi afastado do controle estatal com a invasão norte-americana justificada por um pretenso apoio que o grupo deu aos organizadores dos ataque as Torres Gêmeas em 2001. Após anos combatendo as tropas ocidentais em seu território e agindo como uma guerrilha extremamente violenta e de difícil controle assumiu o comando do pais após a saída dos EUA, com pouca resistência militar do exército nacional afegão organizado pelos norte-americanos com combatentes locais. 
    C) Grupo que atua na Síria e Iraque e que se tornou famoso pelos métodos de violência extrema, com ampla utilização de recursos midiáticos e a reinvindicação territorial de partes destas nações para a formação de um califado islâmico. Foi derrotado pelas forças do Exército Nacional Sírio apoiado por tropas da Rússia e Irã e tem se reorganizado para atuar em outros locais como no próprio Afeganistão onde é considerado inimigo mortal do Talibã.      
    D) Canal de notícias sediado no Catar país do Oriente Médio.
    E) Considerado como grupo terrorista por governos como EUA e Israel e como legítimo defensor da população xiita do Líbano por países como Síria e Irã, o grupo assemelha-se mais a um exército combatente regular com participação ativa na vida política libanesa do que com grupos terroristas tradicionais que se utilizam de práticas violentas contra não combatentes como forma de pressão  para atingir objetivos políticos. 

    GABARITO DO PROFESSOR: B
  • No dia 15 de agosto de 2021, o grupo extremista Talibã (ou Taleban) tomou a capital do Afeganistão, a cidade de Cabul, após 20 anos da expulsão comandada pelos Estados Unidos. O então presidente do Afeganistão, Asharf Ghani, e o vice-presidente fugiram do país. O Talibã é um grupo fundamentalista islâmico formado no final da invasão soviética do Afeganistão, que ocorreu de 1979 até 1989.

    Resposta: B