SóProvas


ID
5512228
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Uma ginecologista recebeu em seu consultório uma mulher intrigada com as manchas vermelhas na pele que outros quatro médicos não haviam conseguido diagnosticar de modo satisfatório. “Era uma mulher jovem, com parceiro único, que não se achava em risco para infecções sexualmente transmissíveis”, conta a médica. Confirmado por exames de sangue, o diagnóstico indicou sífilis.
Adaptado de Fioravanti C., Em silêncio, a sífilis avança.
Revista Pesquisa Fapesp, 2021.

De acordo com especialistas, a sífilis tornou-se um problema de saúde pública na atualidade, pois

Alternativas
Comentários
  • A) é a mais difusa das infecções sexu4lmente transmissíveis, já que o contágio se dá por secreções corporais como lágrimas, saliva e esperm4.

    Confirmado por exames de sangue, o diagnóstico indicou sífilis, doença causada pela bactéria Treponema pallidum e transmitida por contágio sexu4l (na gestação/parto também).

    B) sua expansão é alimentada pelo desconhecimento de profissionais da saúde, pela dificuldade na interpretação do diagnóstico e no controle da transmissão.

    Correta.

    Alimentada pelo desconhecimento de profissionais da saúde e pela dificuldade na interpretação do diagnóstico, a doença reemergiu com força e se tornou a infecção sexu4lmente transmissível (IST) que mais se expandiu na última década.

    C) é assintomática no primeiro ano, como gonorrei4 e clamídia, o que transforma o paciente em vetor de transmissão por seu desconhecimento.

    A infecção se expressa por meio de feridas indolores no p4nis, no 4nus ou na vulva e manchas na pele, na sola dos pés. Quando a doença progride, podem surgir danos nos olhos, nos ouvidos ou no cérebro.

    D) seu tratamento medicamentoso, mediante retrovirais, é de alto custo, o que sobrecarrega a rede pública de saúde, encarregada da distribuição gratuita do remédio.

    O casal recebeu injeções de penicilina e a infecção desapareceu em poucos dias. Além do mais, o tratamento é 100% feito pelo SUS. O problema não é tratamento e sim o diagnóstico.

    E) é incurável após cinco anos de infecção intermitente, facilmente atingidos em função do descaso crescente da população quanto ao uso de preservativos.

    Não diz nada disso no texto.

    Gabarito: B.