SóProvas


ID
5512303
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em relação à reação de PCR, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As etapas fundamentais de uma reação de PCR são a desnaturação térmica do DNA molde, o anelamento do oligonucleotídeo iniciador às fitas moldes e a extensão ou polimerização das novas fitas de DNA que utilizam os dNTPs como substrato da reação de polimerização.
( ) O magnésio é um cofator da enzima DNA polimerase, sendo sua concentração fundamental para a correta realização da reação de PCR. O ajuste incorreto da quantidade deste íon pode gerar artefatos na reação, uma vez que concentrações baixas de Mg podem impedir a desnaturação completa do molde de DNA, além de diminuir a especificidade da reação; já concentrações altas de Mg não permitem a realização da reação.
( ) A concentração de dNTPs (dATP, dCTP, dGDP e dTTP) deve ser calculada de modo que dCTP e dGDP tenham o dobro da concentração dos demais desoxirribonucleotídeos.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  A polimerase termostável requer a presença de magnésio para agir como um cofator durante o processo da reação. Seu papel é similar ao de um catalizador, no qual o magnésio não é exatamente consumido na reação.

    • O excesso desse íon torna a reação mais rápida. Entretanto, não é necessariamente uma coisa boa. Se muito magnésio estiver presente, a DNA polimerase vai funcionar tão rapidamente que cometerá muitos erros no processo de cópia. 
    • Na escassez, a reação de PCR não vai acontecer tão rápido quanto deveria, se funcionar. Se não há magnésio suficiente, uma parte da DNA polimerase não vai ser ativada e não vai funcionar. Logo, o experimento como um todo pode ser arruinado.