SóProvas


ID
5512951
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipodermóclise é uma via de acesso subcutâneo que vem sendo cada vez mais utilizada como alternativa para infusão parenteral, tanto na assistência hospitalar como domiciliar.
Sobre essa via, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • HIPODERMOCLISE PERMITE ADM 1000 ATÉ 1.500 ML 24H

  • Dependendo da região o volume pode variar. Nesse caso, a região que suporta 1.000 mL é a região abdominal ou interescapular.

  • A hipodermóclise é indicada para reposição hidroeletrolítica e/ou a administração de medicamentos, mas não para administração de nutrição parenteral total. Alternativa A está errada.

    A via hipodérmica tem um risco maior de complicação local, as complicações sistêmicas estão relacionadas a medicação infundida, por exemplo, urticária na administração de morfina. Alternativa B está errada.

    A hipodermóclise é contraindicada no caso de desidratação severa. Alternativa C está errada.

    Tanto a punção quanto a administração de fluidos poderão ser delegados pelo Enfermeiro aos membros da equipe de enfermagem, desde que os profissionais sejam treinados, habilitados e capacitados. Alternativa D está errada.

    A hipodermóclise permite a administração de volumes de até 1500 ml em 24h por sítio de punção, podendo ser realizado até dois sítios distintos. Alternativa E está correta.


    Gabarito do Professor: Letra E



    Bibliografia

    Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ministério da Educação Manual de Administração de Medicamentos por Hipodermóclise.1ª Edição. Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais. Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente. Gerência de atenção à Saúde. Florianópolis: Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, 2021.

    Godinho, Natalia Cristina. Manual de hipodermóclise [recurso eletrônico] / Natalia Cristina Godinho, Liciana Vaz de Arruda Silveira; Colaborador Karina Alexandra Batista da Silva Freitas. - Botucatu : Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Medicina de Botucatu, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu- HCFMB, 2017.
  • PODE RECEBER ATÉ 3.000 ML DIVIDIDO EM DOIS SÍTIOS DE PUNÇÃO, UMA VELOCIDADE DE 1 ML/MIN, É COMUM OCORRER EDEMA NO LOCAL. 1.000ML É EM REGIÕES ESPECÍFICAS.

  • Hipodermóclise

    Para pacientes que não conseguem ingerir líquidos e ficam muito tempo internado, a terapia intravenosa é necessária, porém se torna difícil a medida que a internação se prolonga, nesse caso, uma opção eficaz é a infusão de medicamentos e soluções no tecido subcutâneo. A técnica é bem simples, consiste na introdução de um cateter em uma área entre a pele e o músculo. Por essa via pode ser infundido soro, alguns anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros.

    Volumes a serem infundidos (podem chegar até 3 litros de soro em 24 horas, pois o gotejamento é lento).

    Em uma punção comum, é possível deixar o medicamento por até 96 horas; já na hipodermóclise, até 21 dias.