SóProvas



Questões de Medicação Subcutânea


ID
130849
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à insulina e respectiva técnica de administração, o técnico de enfermagem deve saber que

Alternativas
Comentários
  •  

    A maior parte das insulinas disponíveis hoje no mercado brasileiro é do tipo “humana”, ou seja, são insulinas fabricadas em laboratório mas exatamente iguais à insulina produzida pelo próprio corpo humano. Em alguns lugares, ainda se pode encontrar insulinas animais (bovinas ou suínas), mas sua utilização é bastante restrita.
    As insulinas podem ser classificadas, de acordo com seus tempos de ação, em lentas, intermediárias, rápidas e ultra-rápidas. Cada tipo de insulina vai ter seu próprio início de ação (tempo necessário para que a insulina comece a fazer efeito, depois de aplicada); pico de ação (período após a aplicação em que a insulina exerce seu maior efeito), e duração de ação (por quanto tempo a insulina fica agindo, no total, após a injeção).

    www.portalendocrino.com.br/insulina.shtml
  • ANÁLOGOS DE AÇÃO PROLONGADA

    Os análogos de ação prolongada são suspensões de protamina e zinco. No Brasil existem dois tipos de insulina de ação prolongada: a insulina glargina e a insulina detemir. Apresentam início de ação muito lento, que pode ocasionar hiperglicemia pela manhã; praticamente sem pico de ação e ação prolongada de até vinte e quatro horas; e não são adaptáveis para serem usadas em doses divididas.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsdoAE/insulinoterapia

  • De acordo com a Linha Guia de HAS, DM e DRC (2013), é importante saber que as insulinas de ação mais prolongada, como a Glargina e a Detemir não apresentam pico de ação, e com isso, a insulina mantem o nível de liberação e ação no organismo levando a redução de risco de hipoglicemia. Na administração, o que interfere é o tempo de ação da insulina, pois altera a dose a ser tomada; a insulina deve ser armazenada na parte inferior da geladeira, próximo a gaveta de legumes e sua validade após aberta é de 28 dias; As insulinas, inclusive as de ação rápida, devem ser sempre administradas por via subcutânea. Nos casos de emergência utilizamos as insulinas de ação rápida ou ultra-rápida devido a sua facilidade de ação no organismo, não necessitando portanto, realizar a administração por outra via.  As regiões mais recomendadas para administração de insulina são:  face externa anterior e posterior dos braços; no abdômen, delimitar 4 dedos das laterais do umbigo; glúteo no quadrante superior externo; e região frontal e lateral da coxa.


    Resposta: E


ID
316510
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os fatores que interferem na velocidade da absorção da insulina, incluem-se

Alternativas
Comentários
  • O Fluxo sanguíneo subcutâneo aumentado (trazido por massagem, banhos quentes e exercícios) eleva a taxa de absorção.

    GABARITO: (C)

  • massagem, compressa fria ( QUENTE), hipertermia e desidratação, aumentando a velocidade, ocasionando hiperglicemia( HIPOGLICEMIA).; EXERCICIOS FISICOS 

     

  • Quente = Maior circulação = Maior velocidade

     

    Frio = Menor circulação = Menor velocidade


ID
402967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de aspectos relacionados aos procedimentos de enfermagem.

Os melhores locais para administração de injeção subcutânea são a face interna dos antebraços, o abdome e as faces anteriores das coxas.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    Errado somente porque não é na face interna do antebraço e sim na do braço. FACE EXTERNA DO BRAÇO REGIÃO ESCAPULAR REGIÃO ABDOMINAL NÁDEGAS FACE EXTERNA DA COXA

    OBS: IMPORTANTE ALTERNAR OS LOCAIS, evitando a lipohipertrofia.

    Fonte:http://www.bd.com/brasil/diabetes/page.aspx?cat=19151&id=19432
  • Os locais indicados para administração de injeção subcutânea são:
    - a face externa anterior e posterior dos braços;
    - no abdômen, delimitar 4 dedos das laterais do umbigo;
    - glúteo no quadrante superior externo;
    - e região frontal e lateral da coxa.


    Resposta: Errado

ID
620173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca de técnicas fundamentais de enfermagem.

A injeção subcutânea é utilizada para esclarecer diagnósticos como testes alérgicos e reação de sensibilidade, como a PPD.

Alternativas
Comentários
  • Para exames - INTRADÉRMICA

  • ESTE CONCEITO SE REFERE A ADMINISTRAÇÃO PELA VIA INTRADERMICA .

     


ID
725662
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a referência “Procedimentos e Competências de Enfermagem” (2012), dentre as recomendações na administração de medicamentos, por via subcutânea, consta:

I. Após a aplicação, deve-se retirar a agulha e aplicar compressão leve no local, sem massagear. A massagem no local pode danificar o tecido subjacente.
II. Ao administrar heparina com baixo peso molecular deve-se escolher um local no lado direito ou esquerdo do abdome, no mínimo cinco centímetros distante do umbigo, o que auxilia a reduzir a dor e os hematomas no local da aplicação.
III. Para verificar se a agulha tem o tamanho certo, deve-se pinçar uma dobra de pele com o polegar e o indicador no local da aplicação, medir a dobra de baixo para cima e certificar-se que a agulha tem um terço a mais que o comprimento da dobra, para garantir a introdução total da mesma em um ângulo de 90°.
IV. Ao realizar a aplicação em locais com edema, hematoma ou que apresentem sinais de inflamação, deve-se utilizar uma agulha hipodérmica em um ângulo de 75°.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Explicação excelente da Tatiane !!! 


ID
732007
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao aplicar insulina por via subcutânea, em indivíduo eutrófico, utilizando seringa de 1 mL e agulha 13 × 4,5 mm, o técnico de enfermagem deve introduzir a agulha no ângulo de

Alternativas
Comentários

ID
759259
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São características na administração de medicamentos pela via subcutânea, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A TÍTULO DE CURIOSIDADE:

    ABCESSOS podem se classificar em estéreis ou sépticos. (...)

    estéril (abscesso frio, que em certos casos pode ser causado pela inoculação subcutânea inadvertida de uma vacina intramuscular pela sua natureza irritante ou de seu veículo adjuvante) ou séptico (abscesso quente, contendo pus que se formou como conseqüência de infecção bacteriana secundária).


    FONTE: Tríplice Bacteriana(DTP) Disponível em URL: http://www.uff.br/disicamep/dpt.htm
  • ordem de maior absorção absorção entre as vias parenterais:

    EV > IM > SC > ID

  • COMENTÁRIOS

    Para nunca mais esquecer: ordem de absorção das parenterais = EV > IM > SC > ID.

    RESPOTA: B.


ID
929545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.

A injeção subcutânea é utilizada para fazer testes alérgicos e para reações de hipersensibilidade.

Alternativas
Comentários
  • via de administração  para teste é intradermica.

  • A via para testes alérgicos e para reações de hipersensibilidade é a intradérmica e não a subcutânea. A aplicação de injeção por via Intradérmica é normalmente utilizada para absorção lenta da medicação, diagnósticos de alergias, e quando há necessidade de formação de pápula. A solução introduzida na derme, o volume máximo de 0,5ml, é utilizado seringa e agulha de insulina (13x4,5) e os locais de aplicação são de pouca pigmentação, poucos pêlos, pouca vascularização e fácil acesso.

    Resposta ERRADO

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • Eu sempre uso processos mnemônicos para decorar, pois sou terrível em "decorebas".
    Parece ser bobo, mas me ajuda e muito:
    SUBCUTÂNEA - SULINA - FAZ ALUSÃO A INSULINA
    INTRADÉRMICA - LEMBRA "I"XAME / teste


ID
1030261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de vinte e dois anos de idade, com diabetes do tipo I, após quadro infeccioso, foi internado com sintomatologia de cetoacidose diabética, que progrediu em poucas horas, conforme relato da mãe, que o acompanhava. O paciente encontrava-se sonolento e letárgico, com pulso rápido e fraco, além de hipotensão e hiperventilação. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona estavam elevados. O médico prescreveu reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.

Considerando o caso clínico acima apresentado e os cuidados necessários para pacientes com distúrbios endócrinos, julgue os itens subsequentes.


A reposição de eletrólitos deve ser feita por via subcutânea, tendo- se especial atenção no preparo, com técnica rigorosamente asséptica e aplicação, preferencialmente, no antebraço.

Alternativas
Comentários
  • É por via intravenosa (parenteral) e não por via subcutânea.

  • A cetoacidose diabética é uma condição grave que, se não tratada adequadamente, pode levar ao coma e à morte. Ela ocorre principalmente em pacientes com diabetes tipo 1, sendo algumas vezes a primeira manifestação da doença. O diabetes tipo 2, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação, mas isso pode ocorrer em intercorrências como infarto, AVC ou infecção grave.

    A cetoacidose diabética que apresenta três componentes:

    - hiperglicemia, que causa glicosúria e desidratação;

    - lipólise em excesso, que causa aumento nos níveis séricos e urinários de corpos cetônicos; e

    - acidose metabólica, que é causada pela desidratação e pela presença de corpos cetônicos no sangue.

    A reposição de eletrólitos deve ser feita por via endovenosa.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006

  • Vias Subcutanea; braço, barriga e dorsal 

  • VIA ENDOVENOSA.


ID
1239109
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O médico prescreveu para um paciente Insulina Humana NPH, 20 unidades, via subcutânea às 08h00min. Considerando a anatomia do corpo humano e a via prescrita, a insulina será administrada na

Alternativas
Comentários
  • A insulina é aplicada logo abaixo da superfície da pele que é conhecida como hipoderme (tecido adiposo = gordura).


ID
1255810
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi solicitado ao Técnico de Enfermagem administrar Tramal subcutâneo no paciente de pós-operatorio, porém no setor só foi encontrado agulha 25 X 0,7 mm. Com essa informaçao, o ângulo que o técnico deverá usar com a agulha descrita para administrar corretamente a medicação na via solicitada será:

Alternativas
Comentários

ID
1301368
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as propostas terapêuticas no tratamento do diabetes tipo I, destaca-se o uso da insulina, cujo manuseio e administração da medicação requer cuidados, tal como:

Alternativas
Comentários
  • Certo D 

    Segundo Mistério da saúde 2013

    Abordar/Orientar sobre:

    Sinais de hipoglicemia e hiperglicemia e orientações sobre como agir diante dessas situações;

    Motivação para modificar hábitos de vida não saudáveis (fumo, estresse,bebida alcoólica e sedentarismo);

    Percepção de presença de complicações;

    A doença e o processo de envelhecimento;

    Uso de medicamentos prescritos (oral ou insulina), indicação, doses, horários,efeitos desejados e colaterais, controle da glicemia, estilo de vida, complicações da doença;

    Uso da insulina e o modo correto de como reutilizar agulhas; planejamento de rodízio dos locais de aplicação para evitar lipodistrofia.


  • A - ERRADA. Qualquer insulina, independente do tempo de ação pode ser administrada por via SC, IM e IV.

    B - ERRADA. A insulina lacrada precisa ser mantidas refrigerada entre 2°C a 8°C; após aberto, o frasco pode ser mantido em temperatura ambiente para minimizar dor no local da injeção, entre 15°C e 30°C, ou também em refrigeração, entre 2°C a 8°C.

    C - ERRADA. A não pode ser administrada por via ID.

    D - CORRETA. 

    E - ERRADA. O efeito causado pela interação da insulina com esteroides anabólicos ou pela ingesta de álcool é hipoglicemiante.


ID
1320400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enoxaparina é um anticoagulante usado para prevenção de tromboembolismo no paciente oncológico, que pode ser aplicado pelo próprio paciente ou cuidador. As seringas vêm preenchidas com o medicamento na dose prescrita pelo médico. Julgue os itens que se seguem, relativos ao manuseio e à administração desse anticoagulante.

No caso de autoaplicação, o paciente deve fazer antissepsia com álcool no local de aplicação, que deve ser uma prega cutânea; em seguida, lavar as mãos e aplicar a medicação no local higienizado, com agulha hipodérmica em angulação de 45o .

Alternativas
Comentários
  • Angulação para aplicação de medicação subcutânea pode ser de 45 e 90 graus, dependendo da quantidade de tecido adiposo do paciente .

ID
1954027
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São locais principais de aplicação da injeção subcutânea, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são:


    - Região do deltoide no terço proximal;

    - Face superior externa do braço;

    - Face anterior da coxa;


    - Face anterior do antebraço.


    A angulação da agulha deve ser de 90º, em pacientes gordos e as agulhas devem ser hipodérmicas. Em pacientes normais, a angulação deve ser de 45º, utilizando-se agulhas normais.



    Os materiais indicados para utilização são:


    - Seringas de 1, 3 ou 5 ml;


    - Agulhas de 13 x 4,5 mm.

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/via-subcutanea-(sc)/27819

  • Questão desatualizada, a região infraescapular também é utilizada como via de administração subcutânea.


ID
1964284
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Deve-se realizar o revezamento dos locais de injeção de insulina subcutânea dentro de uma área anatômica para evitar

Alternativas
Comentários
  • GAB correto A

  • Lipodistrofia:Lipodistrofia é o acúmulo ou a perda de gordura em determinadas partes do corpo.

    1- Lipohipertrofia ou hipertrofia de insulina: aparece sempre de forma suave em formato de nódulos nos locais das injeções. Esta condição pode ser causada pelos efeitos naturais da insulina, por não realizar corretamente o rodízio dos locais de aplicação ou pela reutilização de agulhas. Para evitar o desenvolvimento de hipertrofia, vale alternar os locais de aplicação e não reutilizar as agulhas.

    2- Lipoatrofia: é a perda de gordura sob a pele. Esta condição acontece no momento em que há um declive dentro da pele de textura firme. Isto ocorre com mais frequência com insulinas misturadas.

    Vale lembrar que nunca se deve injetar insulina nos locais com lipodistrofias porque eles não absorvem muito bem o hormônio. Seria necessário injetar quase o dobro de insulina para obter os mesmos resultados.


ID
2065630
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando Viana (2010), quanto à administração de medicamentos via subcutânea, a quantidade de medicação a ser injetada em uma aplicação não deve ultrapassar, em ml,

Alternativas

ID
2065636
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Baseando em Viana (2010), no que diz respeito à administração de medicamentos via parenteral, os ângulos de inserção para a aplicação de uma mesma injeção subcutânea em um adulto, e em um recém-nascido, são respectivamente

Alternativas

ID
2111761
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

o volume máximo indicado na administração de medicamentos por via subcutânea é de:

Alternativas

ID
2138761
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via subcutânea é utilizada para a aplicação local de pequena quantidade de soluções medicamentosas. Em relação a esta via, assinale a alternativa ERRADA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    A via subcutânea é preferível quando se necessita quem medicamento seja absorvido de forma lenta e continua. Esta via tem como desvantagem a absorção constante para soluções e lenta para suspensões enquanto a via intramuscular tem a vantagem de absorção relativamente rápida, sendo adequada para administração de volumes moderados, de veículos aquosos, oleosos, suspensão ou preparação de depósitos.

  • Por não ser tão vascularizada quanto ao músculo, este tem é absorvido de forma mais lenta.


ID
2215117
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A injeção subcutânea consiste na aplicação de solução na tela subcutânea (hipoderme). O volume máximo a ser injetado por essa via é de 1,5 ml. Sobre esta via de administração, marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIOS

    O local não seve ser massageado após e esse é o erro da alternativa: A.

    RESPOSTA: A.

  • Questão errada. A via subcutânea não tolera tammbém substâncias aquosa ou oleosa.


ID
2262850
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre administração de medicamentos em via subcutânea (SC), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ==> Administração Via Subcutânea (SC)

    Na administração via subcutânea (SC), o líquido é absorvido lentamente, a partir do tecido subcutâneo, prolongando assim seus efeitos.

    Essa via não pode ser usada quando o cliente tem doença vascular oclusiva e má perfusão tecidual, pois a circulação periférica diminuída retarda a absorção da medicação.

    É uma via utilizada com frequência na aplicação de medicamentos em tratamentos de longa duração( Diabetes), em pós- operatórios na profilaxia de ocorrências vasculares obstrutivas. O volume indicado para essa via é de 0,5 mL até 2,0 mL.

    ATENÇÃO: quanto maior o volume, maiores os riscos para danos no local da aplicação.

     

    ==> Administração Via Intradérmica (ID)

    A administração intradérmica (ID) de medicações é empregada sobretudo para fins diagnósticos, quando se testam alergias ou reação para tuberculose. Essa via resulta em pouca absorção sistêmica produz efeito principalmente local.

    Ao realizar a técnica de aplicação, deve- se certificar de não injetar o medicamento profundo, evitando iatrogenia na administração ID.

    O volume indicado para essa via é de 0,5 ml.



    Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/vias-de-administracao-de-medicamentos/99560#ixzz5BrCBZIgT


    Letra C


ID
2315905
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para administrar a insulina regular, por via subcutânea, em colaborador que apresenta pouco tecido subcutâneo, após a antissepsia da pele com o álcool a 70%, os cuidados na aplicação são:

Alternativas
Comentários
  • Ângulo de aplicação
    O ângulo inserção da agulha de 90o ou 45o, no momento da aplicação da insulina, tem como objetivo evitar injeção IM.
    Para definir o ângulo, é necessário considerar a faixa etária, o comprimento da agulha que será usada e a espessura do tecido subcutâ neo na região que será feita a aplicação.
    Recomendase ângulo de 90o, para agulhas com 4 mm ou 5 mm de comprimento. Para as agulhas com 6 mm ou 8 mm de comprimento, o ângulo poderá variar entre 90o e 45o. Agulhas com comprimento acima de 8 mm, o ângulo de aplicação indicado é de 45o.5,14–16,19 Para a gestante que rea li zava aplicações no abdome e que con ti nua após engravidar, recomendase sempre utilizar prega subcutâ nea e avaliação cuidadosa para definir o ângulo de aplicação. A partir do último trimestre de gravidez, não deve ser rea li zada aplicação na região abdominal. Esses cuidados
    evitarão riscos de lesão uterina, desconforto, saí da de insulina e descontrole glicêmico.5,7

     

    Fonte: DIRETRIZES SBD | 2015-2016


ID
2328364
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com relação ao acondicionamento e à administração de insulina.

( ) A via de administração usual da insulina é a via subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada por vias intravenosa e intramuscular.
( ) A velocidade de absorção da insulina é mais lenta quando aplicada nos braços e no abdômen, e mais rápida se aplicada nas coxas e nádegas.
( ) As insulinas lacradas precisam ser mantidas refrigeradas entre 2°C a 8°C.
( ) O frasco de insulina deve ser agitado velozmente para misturá-la, antes de aspirar seu conteúdo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2356513
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as técnicas de administração de medicamentos injetáveis, assinale a afirmativa correta em relação à via de administração indicada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação.Brasília-DF.2014

     

    Via parenteral

     

    Para a administração de vacinas, não é recomendada a assepsia da pele do usuário. Somente quando houver sujidade perceptível, a pele deve ser limpa utilizando-se água e sabão ou álcool a 70%, no caso de vacinação extramuros e em ambiente hospitalar.
     

    Nota:


    Quando usar o álcool a 70% para limpeza da pele, friccione o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, espere mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool no procedimento.

     

     

    Via intradérmica (ID)

     

    Na utilização da via intradérmica, a vacina é introduzida na derme, que é a camada superficial da pele. Esta via proporciona uma lenta absorção das vacinas administradas.

    O volume máximo a ser administrado por esta via é 0,5 mL.

     

    Obs:

     

    • O bisel da agulha para cima, coincidindo com o lado da graduação da seringa. A agulha deve formar com o braço um ângulo de 15º.

     

    Injete a vacina lentamente.

     

    Não faça compressão no local de administração da vacina.

     

     

    Via subcutânea (SC)


    Na utilização da via subcutânea, a vacina é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele.

    O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL.

     

    Obs:


    • Introduza a agulha com bisel para baixo, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.


    Não aspire o local.


    Injete a solução lentamente.

     

    • Faça leve compressão no local com algodão seco.

     


     

     

  • Mano Concurseiro, seu comentário está contraditório.

    A alternativa C diz: 

    Via subcutânea: fazer a antissepsia com álcool no local onde será administrada a solução, pinçar a pele e o tecido subcutâneo formando um prega, introduzir rapidamente a agulha com o bisel voltado para cima, soltar a prega, aspirar para certificar que nenhum vaso foi puncionado, injetar a solução, retirar a agulha e não massagear a região.

    No entanto, na sua explicação diz:

    • Introduza a agulha com bisel para baixo, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.
    • Não aspire o local.

    Estou confusa!

  • A professora que dá a aula dessa questao frisa bem que na administração subcutânea não se deve  aspirar para certificar que nenhum vaso foi puncionado... entao quem ta errado a professora tatiana ou a questão??

  • virou uma bagunça kkkk

  • Via subcutânea: fazer a antissepsia com álcool no local onde será administrada a solução, pinçar a pele e o tecido subcutâneo formando um prega, introduzir rapidamente a agulha

    com o bisel voltado para cima,

    soltar a prega, aspirar para certificar que nenhum vaso foi puncionado, injetar a solução, retirar a agulha e

    não massagear a região.


ID
2438626
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher, 43 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva, irá iniciar profilaxia para tromboembolismo venoso com Heparina 5000UI, via subcutânea, a cada 8 horas. Na instituição, está disponível apenas Heparina em frasco-ampola com 25.000UI/5mL. Assinale a alternativa mais adequada para administração dessa medicação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

                                                       Prescrição                                                                                          Disponível

                              Heparina 5000 UI, subcutânea em cada 8 horas.                                                   Heparina 25000 UI/ 5 ml

     

    Regra de três simples

     

    25.000---------------------------------- 5 ML

    5000------------------------------------- X                    25000 X= 25000    X= 1 ML  ou X= 100 UI.

     

    Obs: 1 ML= 100 UI.

     

    De acordo com o livro Medicamentos de A a Z.Enfermagem.Artmed.2011/2012.

     

     

    Cuidados de enfermagem ( Administração Subcutânea )


    Respeitar a distância de 2,5 cm entre um local de aplicação e outro. O rodízio previne a hipertrofia ou a lipodistrofia. O registro dos locais de aplicação deve ser realizado na folha de registros para permitir o controle.

     

    Na ausência de agulhas curtas e finas (13 x 4,5 mm), podem ser utilizadas agulhas de 25 x 6 ou 25 x 7 mm. Nesses casos, deve ser usado o ângulo de 45º e introduzido apenas dois terços da agulha.

     

    Na administração de solução anticoagulante, é contraindicado puxar o êmbolo após a introdução da agulha no subcutâneo, para evitar lesão
    tecidual.

     

  • A seringa de 1ml é graduada em 100UI de insulina! No caso da questão, 1ml de heparina corresponde a 5000 UI.
  • Para quem se sentiu confuso assim como eu:

    Seringa de 1 ml que corresponde a 100UI = quantidade.

    1 ml do frasco correspondendo a 5000UI = concentração.

    Deu pra entender? Espero ter ajudado!


ID
2438641
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem, 52 anos, diabético, está internado na Clínica Médica e deve receber 20UI de Insulina NPH. Na instituição, está disponível Insulina NPH em frascoampola com 100UI/mL, mas, tendo em vista que acabou o estoque da seringa de insulina e que deverá ser utilizada seringa de 3mL, quantos mL deverão ser administrados?

Alternativas
Comentários
  • Complementando

     

    De acordo com o CAB nº 36 Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica_Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013

     

    Tabela 4 – Insulinas disponíveis no SUS

     

    Insulinas

                                         Início        Pico       Duração                             Posologia                                   Aspecto

    Ação Rápida

    Regular                      30 – 60min    2 – 3h      8 – 10h           30 minutos antes dasrefeições1– 3x/dia             cristalino

    Ação Intermediária

    NPH                              2– 4h        4 – 10h    12 – 18h               recomendar dose noturna às 22h                    turvo

     

    Todas as insulinas disponíveis no Brasil têm concentração de 100 unidades/ml.

  • Gabarito: Letra B.

     

                                                                  Prescrição                                                                          Disponível

                                                          20UI de Insulina NPH                                         Insulina NPH em frascoampola com 100UI/mL

     

    Regra de três simples.

                                                                  100 UI ----------------------------------------------------------------- 1 mL

                                                                   20 UI  -----------------------------------------------------------------  x mL

      100x= 20    x=20/100    x= 0,2 ml


ID
2519776
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As vacinas contra febre amarela (atenuada), sarampo, caxumba, rubéola e varicela, deve ser administradas pela via

Alternativas
Comentários
  • Subcutânea.

  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação.MS.Brasília-DF.2014

     

     

     

    2 Via subcutânea (SC)

     

    Na utilização da via subcutânea, a vacina é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele. O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL.

     

    São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, varicela, caxumba e rubéola e vacina febre amarela (atenuada).


ID
2519845
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a assistência de enfermagem a um paciente adulto recebendo terapia anticoagulante preventiva com heparina de baixo peso molecular por via subcutânea, alguns cuidados devem ser observados. Dentre eles,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com o livro Fundamentos da Enfermagem - 8ª Ed.Potter, Patricia / Perry,Anne Griffin. 2013

     

     

     

    Capítulo 31

    Administração de Medicamentos

     

     

    A administração de heparina de baixo peso molecular (HBPM) (p.ex, enoxaparina) requer condições especiais. Ao injetar a medicação, uso o lado direito ou esquerdo do abdômem, a pelo menos 2 polegadas do umbigo ( na famosa " barriguinha" ) e não aperte a região da injeção.

     

    O local mais recomendado frequentemente para as injecções de heparina é a o abdômem.

  • GABARITO E

  • Gabarito: Letra E.

     De acordo com o livro Fundamentos da Enfermagem - 8ª Ed.Potter, Patricia / Perry,Anne Griffin. 2013

     Capítulo 31

    Administração de Medicamentos

    A administração de heparina de baixo peso molecular (HBPM) (p.ex, enoxaparina) requer condições especiais. Ao injetar a medicação, uso o lado direito ou esquerdo do abdômem, a pelo menos 2 polegadas do umbigo ( na famosa " barriguinha" ) e não aperte a região da injeção. 

    O local mais recomendado frequentemente para as injecções de heparina é a o abdômem.

  • Na aplicação de com heparina de baixo peso molecular por via subcutânea deve-se alternar os locais a cada aplicação (lado direito e esquerdo) para evitar sinais flogísticos ou outras complicações. Alternativas A e B estão erradas. 

    A agulha deve ser introduzida completamente em um ângulo de 90°. Alternativa C está errada. 

    Não se deve massagear o local de aplicação. Alternativa D está errada. 

    Para aplicação da com heparina de baixo peso molecular por via subcutânea deve-se considerar que o local ideal para a administração do medicamento é o tecido celular subcutâneo do abdômen. Alternativa E está correta. 

     

    Gabarito do Professor: Letra E 

     


    Bibliografia
     

    Carol R. Taylor, Carol Lillis, Priscilla LeMone, Pamela Lynn. Fundamentos de Enfermagem: A Arte e a Ciência do Cuidado de Enfermagem. - 7.ed. Artmed, 2014. 


ID
2519860
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina subcutânea, prevenindo as lipodistrofias e o descontrole glicêmico. Considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes com relação ao esquema de rodízio do local da aplicação da insulina, o profissional de enfermagem deve orientar o paciente e seus familiares, dentre outras, que


I. é necessário dividir cada região recomendada para aplicação em pequenos quadrantes. As aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles, e seguir em sentido horário a cada aplicação.

II. para mais de duas aplicações ao dia, uma única região poderá ser usada, sem haver a necessidade de alternar os quadrantes de aplicação no mesmo dia.

III. para múltiplas aplicações, recomenda-se fixar uma região para cada horário, alternar entre os quadrantes da mesma região, usar os lados direito e esquerdo dos locais indicados para aplicação.

IV. é recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14 dias.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B

     

    O rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina. Previne lipodistrofias e descontrole glicêmico.

    Para o planejamento eficaz do rodízio, é necessário considerar o número de aplicações por dia, horários e atividades do dia a dia, além dos fatores que interferem na velocidade de absorção da insulina. Descrevemos, a seguir, algumas sugestões para a organização do rodízio.

     Dividir cada região recomendada para aplicação em pequenos quadrantes. As aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles, e seguir em sentido horário a cada aplicação.

    Para uma ou duas aplicações ao dia, uma única região poderá ser usada, alternando­-se os quadrantes de aplicação.

    Para múltiplas aplicações, recomenda­se fixar uma região para cada horário, alternar entre os quadrantes da mesma região, usar os lados direito e esquerdo dos locais indicados para aplicação.

     A Associação Americana de Diabetes (ADA), recomenda esgotar as possibilidades de quadrantes da mesma região e só então mudar para outra.

     Entretanto, para múltiplas aplicações diárias, essa recomendação não é facilmente aplicada, considerando os cuidados quanto ao planejamento do rodízio.

    É recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14  dias, tempo necessário para cicatrizar e prevenir a lipodistrofias.

    O profissional de saúde deve verificar o esquema de rodí­ zio em cada visita e rever o planejamento quando necessário.

     

    Fonte:  http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf    página 273

  • Rodízio dos pontos de aplicação

    O rodízio dos pontos de aplicação é fator decisivo para um tratamento insulínico seguro e eficaz, prevenindo lipo-hipertrofia e descontrole glicêmico. Se realizado de maneira indiscriminada, entretanto, causa variabilidade importante na absorção de insulina, dificultando o controle glicêmico.

    Ele deve ser planejado e acordado com o usuário de insulina, os familiares e o cuidador. Para que esse planejamento seja eficaz, é necessário considerar número de aplicações por dia, atividades diárias, exercício físico e respectivos horários, além de outros fatores que interfiram na velocidade de absorção da insulina.

    Descrevem-se, a seguir, algumas sugestões para a organização do rodízio:

    − Dividir cada local de aplicação recomendado em pequenos quadrantes: as aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles e seguir em sentido horário;

    − Para múltiplas aplicações, aconselha-se fixar um local para cada horário e alternar os pequenos quadrantes do mesmo local. Para uma ou duas aplicações ao dia, o mesmo local poderá ser usado, alternando-se os lados direito, esquerdo e os quadrantes de aplicação.

    -A Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association, ADA) recomenda a aplicação em um local por semana, esgotando-se as possibilidades de quadrantes da mesma região, para só então escolher outro.

    -Para múltiplas aplicações diárias, entretanto, essa recomendação não é facilmente executada, considerando-se os cuidados quanto ao planejamento do rodízio.

    -Após aplicar a insulina em determinado ponto, indica-se evitá-lo durante 14 dias, tempo necessário de cicatrização, prevenindo-se, também, a lipo-hipertrofia.

    -O profissional de saúde deve verificar o esquema de rodízio a cada consulta e rever o planejamento sempre que necessário.


    https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes com relação ao esquema de rodízio do local da aplicação da insulina, prevenindo as lipodistrofias e o descontrole glicêmico. 

    I. Correto. É necessário dividir cada região recomendada para aplicação em pequenos quadrantes. As aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles, e seguir em sentido horário a cada aplicação, facilitando a sequência correta e favorecendo o tratamento.

    II. Incorreto. Para mais de duas aplicações ao dia, deve-se alternar as regiões (evitando usar uma mesma e única região), havendo a necessidade de alternar os quadrantes de aplicação no mesmo dia.

    III. Correto. Para múltiplas aplicações, recomenda-se fixar uma região para cada horário, alternar entre os quadrantes da mesma região, usar os lados direito e esquerdo dos locais indicados para aplicação, para facilitar e evitar esquecimentos.

    IV. Correto. É recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14 dias, para prevenir o desenvolvimento de lipodistrofia e complicações.

    Resposta do Professor: B) I, III e IV.

ID
2537509
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os medicamentos são normalmente utilizados para controlar as doenças. Sobre administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo:


I. O tecido subcutâneo é tão ricamente suprido por sangue quanto os músculos e, por esse motivo, a absorção por essa via é mais rápida.

II. O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.

III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).

IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.


Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

     

    . O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.

    III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).

    IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.


ID
2537962
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à via de administração de medicamentos, relacione as colunas abaixo:


Coluna 1 Via

1. Subcutânea

2. Endovenosa

3. Intradérmica

4. Intramuscular


Coluna 2 Característica

( ) absorção mais rápida do que as outras vias.

( ) indicada para medicamento que necessita de absorção lenta e contínua.

( ) método de aplicação em “Z” para administração de medicamentos.

( ) hipodermóclise.

( ) raramente é usada para tratamento.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A via EV é a via de absorção mais rápidas que todas as outras.

    A via SC é  a via indicado para medicamentos que necessitam de absorção lenta e continua.

    O método Z é feito por via IM. 

    Hipodermóclise  é a via SC.

    A via ID está em total desuso.

     

     

  • COMENTÁRIOS

    (ENDOVENOSA) absorção mais rápida do que as outras vias.

    (SUBCUTÂNEA) indicada para medicamento que necessita de absorção lenta e contínua.

    (INTRAMUSCULAR) método de aplicação em “Z” para administração de medicamentos.

    (SUBCUTÂNEA) hipodermóclise.

    (INTRADÉRMICA) raramente é usada para tratamento.

    RESPOSTA: C.

  • "Vimvi e venci

    A via EV é a via de absorção mais rápidas que todas as outras.

    A via SC é a via indicado para medicamentos que necessitam de absorção lenta e continua.

    O método Z é feito por via IM. 

    Hipodermóclise é a via SC.


ID
2550322
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Faz parte dos cuidados de enfermagem orientar a técnica de preparação, aplicação e armazenamento da insulina. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas abaixo e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


( ) Os frascos de insulinas lacrados precisam ser mantidos refrigerados, entre 2°C e 8°C e depois de abertos, os frascos podem ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C e 8°C, para minimizar a dor no local da injeção.

( ) Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que o usuário ou seu responsável anote a data de abertura no frasco.

( ) Após o uso, a seringa para aplicação da insulina não deve ser reutilizada, mesmo que pela mesma pessoa.

( ) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação curta ou regular para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).

( ) É importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada local de injeção, por isso, é importante orientar o paciente ou seu responsável para organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local, e assim prevenir a ocorrência de lipodistrofia.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Ver CAB 36, "Armazenamento"

  • OXE, A PESSOA DEVE USAR A SERINGA MAIS DE UMA VEZ?!

  • De acordo com a orientação dos fabricantes, as seringas/agulhas descartáveis para a aplicação de insulina não devem ser reutilizadas. Na prática, entretanto, a bibliografia internacional e a Portaria nº 2.583 do Ministério da Saúde, sobre o assunto considera como segura a reutilização limitada do conjunto seringa/agulha (acopladas), desde que respeitadas as orientações sobre armazenamento em geladeira ou em lugar adequado, com a devida proteção da agulha por sua capa protetora plástica. A higiene das mãos e dos locais de aplicação é fundamental para proporcionar a necessária segurança quanto à reutilização do conjunto seringa/agulha. Com base nessas considerações, consideramos adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pessoa.
    Optando-se pela reutilização, a seringa deve ser retampada e guardada, em temperatura ambiente ou sob refrigeração (na gaveta ou porta da geladeira). Para a reutilização, devem ainda ser considerados os seguintes aspectos:

    ausência de ferida aberta nas mãos e de infecções de pele no local de aplicação;

    o diabético deve ter destreza manual, ausência de tremores e boa acuidade visual, sendo capaz de reencapar a agulha com segurança.

    A limpeza da agulha não deve ser feita com álcool, porque é capaz de remover o silicone que a reveste, tornando a aplicação mais dolorosa. As seringas reutilizadas devem ser descartadas quando a agulha se torna romba, curva ou entra em contato com alguma superfície diferente da pele e logo que a aplicação se torne muito mais dolorosa.
    O paciente com diabetes mellitus deve ser acompanhado de forma periódica pela equipe multiprofissional para prevenção de suas complicações.
    A organização do cuidado integral deve estar centrada na pessoa que vive com diabetes, em sua família e incluir a comunidade; deve ser planejada levando em conta os diversos aspectos do cuidado, as circunstâncias e os recursos locais.

    SOF Relacionadas:

    Quais os cuidados gerais para paciente com DM2 em insulinoterapia? Como monitorar?

    Quais as orientações de enfermagem para prevenir hipoglicemia em pacientes diabéticos?

    Bibliografia Selecionada

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus [Internet]. Caderno de Atenção Básica -Nº16. Brasília: Ministério da Saúde; 2006 [citado 2013 Nov 10]. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad16.pdf Acesso em: 8 ago 2013.

    Brasil. Presidência da República. Lei n° 11.347 de 27 de setembro de 2006, Dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos [Internet]. Brasília; 2007 [citado 2013 Nov 10]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11347.htm Acesso em: 8 ago 2013.

  • Pelo jeito, o reuso da seringa pela mesma pessoa é fato!!
  • Itens verdadeiros:

     

    Os frascos de insulinas lacrados precisam ser mantidos refrigerados, entre 2°C e 8°C e depois de abertos, os frascos podem ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C e 8°C, para minimizar a dor no local da injeção. 

    Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que o usuário ou seu responsável anote a data de abertura no frasco

    Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação curta ou regular para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).

    É importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada local de injeção, por isso, é importante orientar o paciente ou seu responsável para organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local, e assim prevenir a ocorrência de lipodistrofia.


ID
2814607
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a correta orientação ao paciente que iniciará autoinjeção de insulina.

Alternativas
Comentários
  • Cabe recurso nessa questão, pois os protocolos internacionais não dispensam o uso de assepcia no local da injeção.


ID
2855215
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de medicamentos por via subcutânea, uma agulha 13 x 4,5 deve ser inserida na pele, formando um ângulo de:

Alternativas
Comentários
  • AGULHA 13X4,5 PARA ADM SUBCUTÂNEA = ÂNGULO DE 90°

  • A resposta correta é :

    indivíduos magros ângulo de 30º

    indivíduos normais ângulo de 45º

    indivíduos obesos ângulo de 90º

    Aplicação 13x3,8 , 13x4,5 ou 10x5.


ID
2873329
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Eldorado do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Via de medicação empregada, sobretudo para fins diagnósticos ou reação para tuberculose, é uma via com pouca absorção sistêmica e que produz efeito principalmente local. Podemos afirmar que essa via de administração de medicamento se refere à via:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    Teste PPD (purified protein derivative - derivado proteico purificado) ou Prova tuberculínica

    A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB (infecção latente da tuberculose) que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas (BRASIL, 2011b).

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tecnicas_aplicacao_leitura_prova_tuberculinica.pdf

  • A via para fazer testes alérgicos é a intradérmica.


ID
2900125
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Rolim de Moura - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das vias de administração de medicamentos é a via subcutânea, que consiste na aplicação de medicamentos na tela subcutânea (tecido adiposo abaixo da pele).


A reação adversa que ocorre quando não há rodízio de local na administração de soluções por esta via é:

Alternativas

ID
2979766
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a administração de medicação por via subcutânea é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
3070006
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à administração de fármacos por via subcutânea em pacientes muito idosos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com O uso da via subcutânea em geriatria e cuidados paliativos.Um guia da SBGG e da ANCP para Profissionais.RJ.2016

     

     

    a) Errada.

    Um consenso é que a dose administrada pela via subcutânea deve ser menor do que a dose oral, pois o uso do subcutâneo implica em maior biodisponibilidade dos medicamentos.

     

    b) Errada.

    A presença de edema inviabiliza o acesso subcutâneo, pois reduz a velocidade de absorção dos medicamentos.

     

    c) Errada.

    VANTAGENS: Baixo risco de efeitos adversos sistêmicos (hiponatremia, hipervolemia, congestão).

     

    d) Errada.

    O cateter agulhado pode permanecer instalado por até 5 (cinco) dias (Dalacorte, Rigo, Schneider e Schwanke, 2012), devendo ser removido antes, caso exista suspeita de alguma complicação.

     

    e) Correta.

    DESVANTAGENS: Volume e velocidade de infusão limitados (até 1500 ml/24h por sítio de punção)

     


ID
3096529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.


O risco de complicações sistêmicas, como hiper-hidratação e sobrecarga cardíaca, é mínimo com a utilização da hipodermóclise: essas complicações podem ser monitoradas no período da infusão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    Risco mínimo de complicações sistêmicas

    O risco de complicações sistêmicas, como a hiper-hidratação e a sobrecarga cardíaca.

  • COMENTÁRIOS

    Exato. Risco mínimos dessas situações, ainda que tenhamos outras como edema local, hematoma etc.

    RESPOSTA: CERTA.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre terapia medicamentosa subcutânea.

    O risco de complicações sistêmicas, como hiper-hidratação e sobrecarga cardíaca, é mínimo com a utilização da hipodermóclise uma vez que o liquido não é colocado em grande quantidade. Essas complicações podem ser monitoradas no período da infusão pelo profissional de enfermagem que deve interromper o procedimento caso identifique alterações.

    Resposta do Professor: Certo.

  • Vantagens da hipodermóclise:

    • Via parenteral mais acessível e confortável que a venosa;

    • Fácil inserção e manutenção do cateter;

    • Pode ser realizada em qualquer ambiente de cuidado, inclusive no domicílio;

    • Complicações locais raras

    Baixo risco de efeitos adversos sistêmicos (hiponatremia, hipervolemia ou congestão);

    • Redução da flutuação das concentrações plasmáticas de opioides; e

    • Baixo custo.


ID
3096532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.


Os materiais necessários para a instalação da hipodermóclise são relativamente de baixo custo se comparados aos materiais utilizados em outros tipos de funções, o que faz o procedimento ser de baixo custo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Fundamento:

    VANTAGENS

    Baixo custo

    Os materiais necessários para a instalação da hipodermóclise são relativamente pouco onerosos, se comparados aos materiais utilizados em outros tipos de punções.

    (Copy/cola)

    FONTE:

    http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2017/12/Manual-de-Hipodermóclise-HCFMB.pdf

  • ??? mas em outro tratamento para reposição de fluidos é terapia endovenosa. E a discrepância economica de um metodo para outro deve ser infímo.


ID
3096535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.


Essa terapia pode ser realizada quando se deseja rápida velocidade de infusão e reposição com alto volume de fluidos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

    Fundamento:

    Desvantagens :

    Volume e velocidade de infusão limitados (até 1500 ml/24h por sítio de punção)

    CONTRAINDICAÇÕES:

    Volume e velocidade de infusão limitados (até 1500 ml/24h por sítio de punção)

    FONTES:

    http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2017/12/Manual-de-Hipodermóclise-HCFMB.pdf

    https://sbgg.org.br//wp-content/uploads/2016/06/uso-da-via-subcutanea-geriatria-cuidados-paliativos.pdf

  •  Velocidade de infusão: A infusão em bolus deve ser sempre lenta.


ID
3096538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.


Em geral, a administração de opioides não é bem tolerada por essa via.

Alternativas
Comentários
  • Excelente manual sobre HIPODERMÓCLISE

    http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2017/12/Manual-de-Hipoderm%C3%B3clise-HCFMB.pdf

  • Gabarito: Errado.

     

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com o artigo Hipodermóclise: revisão de literatura para auxiliar a prática clínica.2015 

     

     

     

    hipodermóclise é conhecida também como a administração de fluidos pela via subcutânea

     

    A maioria das classes de medicamentos já utilizados para essa via, são os opióides, antibióticos, anteméticos e sedativos

  • é não tem H, pelo amor de Deus kkk cada eh é um aperto no coração

  • deixa o "eh" em paz, forma coloquial

  • A via subcutânea tem a vantagem de ter redução da flutuação das concentrações plasmáticas de opioides. Um exemplo de opioide é morfina.


ID
3120889
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacina contra febre amarela, assinale a opção que apresenta a via de administração e a dose recomendada.

Alternativas
Comentários
  • vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.

  • A via subcutânea é apropriada para a administração de soluções não irritantes, em um volume máximo de 1,5 ml como é o caso das vacinas contra o sarampo, a tríplice viral, contra a febre amarela e contra a rubéola.

  • subcutânea - 0,5 ml

ID
3140284
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

              O técnico de enfermagem está cuidando de um paciente diabético que faz uso de insulina. A internação do mesmo impõe que o profissional da assistência faça a administração da insulina por injeção diária, rodiziando os locais da sua aplicação.

A administração da insulina, usada em pacientes diabéticos, é pela via

Alternativas

ID
3170083
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via de administração compreende a forma como o medicamento entra em contato com o organismo para exercer sua atividade farmacológica. De acordo com algumas condições, como o objetivo a ser alcançado, as propriedades do medicamento ou as condições clínicas do paciente, há a indicação para uma via de administração específica. A via intradérmica, uma das vias de administração de medicamentos, consiste na aplicação de soluções no(a)

Alternativas
Comentários
  • Sinto que estou deixando passar alguma informação... Mas a epiderme está localizada entre a derme e o tecido subcutâneo desde quando? Eu realmente não achei lógica na alternativa correta. Alguém pra me dar uma luz? Haha

  • gabarito errado pois a administração e na derme e não na epiderme.

  • COMENTÁRIOS

     A medicação intradérmica, como o nome indica, é realizada na derme, localizada entre a epiderme e o tecido cutâneo (veja a imagem).

    Esta via proporciona uma lenta absorção das vacinas administradas.

    RESPOSTA: D.


ID
3258544
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a administração de medicamento por via subcutânea, alguns cuidados precisam ser observados, tais como:

Alternativas
Comentários
  • MEDICAMENTO VIA SUBCUTÂNEA , alguns CUIDADOS precisam ser observados, tais como :

    GABARITO C ) :

    ÂNGULO da aplicação pode variar de 45º a 90º ( DEPENDE DA ESPESSURA DO TECIDO subcutâneo ) .

  • A via subcutânea é apropriada para a administração de soluções não irritantes, em um volume máximo de 1,5 ml, que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua, como é o caso das vacinas contra o sarampo, a tríplice viral, a febre amarela e a rubéola.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração de medicação por via subcutânea e os cuidados que precisam ser observados.

    A) Incorreto. Após a aplicação, a área nunca deve ser massageada para facilitar a absorção do medicamento.

    B) Incorreto.  Essa via suporta volumes de até 1,5 mL.

    C) Correto. O ângulo da aplicação pode variar de 45º a 90º, dependendo da espessura do tecido subcutâneo do paciente. Sempre utilizar agulha recomendada para tecido subcutâneo.

    D) Incorreto. Por se tratar de tecido pobremente vascularizado, a aspiração não deve ser realizada após a introdução da agulha.

    E) Incorreto. Essa via é especialmente indicada para medicamentos que necessitam de absorção muito lenta.


    Resposta do Professor: C.


ID
3261763
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Cândido de Abreu - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de medicamentos por via subcutânea, o volume máximo, em ml, é de:

Alternativas
Comentários
  • Volume máximo por via SC: 2 ml.

  • Na videoaula indicada para esta questão pelo Q concurso a professora Tatiane fala que o volume máximo é 1 mL. Já vi em outros locais 1,0, 1,5 e 2,0. Complicado.

  • questão desatualizada, pois o volume máximo é de 1,5 ml.

  • o volume da via subcutânea é de 1ml a 1,5 ml. questão desatualizada.

ID
3319546
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Subcutânea – S.C.: São aplicadas na hipoderme, no tecido subcutâneo. Os locais para injeção S.C incluem as regiões superiores externas (braços), o abdômen, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.

    GABARITO: D


ID
3320722
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pacientes com problemas de saúde agudos ou crônicos podem restabelecê-la ou mantê-la utilizando uma variedade de estratégias, tais como o uso de medicamentos. A enfermagem tem papel essencial na preparação do medicamento e na sua administração.

Em relação à administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B tá errada, porque pode sim misturar a NPH com a regular, por exemplo

  • "(...) mistura de insulina de ação intermediária (NPH –N) com insulina de ação rápida (Regular – R) o objetivo é melhorar o tratamento com as ações complementares destas insulinas, numa mesma aplicação." 

  • Complementando.

    Em caso de combinação de insulina NPH com insulina Regular, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH)


ID
3321577
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos injetáveis é quase sempre feita pela equipe de enfermagem em toda rede de atenção à saúde.
Sobre a administração de medicamentos injetáveis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ASPIRAÇÃO = BISEL PARA BAIXO

    ID-SC--EV = BISEL PARA CIMA

    IM = BISEL LATERALIZADO


ID
3370873
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CISAMUSEP - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual das vacinas a seguir deve ser administrada por via subcutênea?

Alternativas
Comentários
  • Rotavírus: Oral

    Febre Amarela: Subcutânea

    Hepatite B: IM

    BCG: ID

    Pentavalente: IM

    Foco no Propósito!


ID
3577117
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via subcutânea vem surgindo cada vez mais como opção de infusão de medicamentos, com a hipodermóclise. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A medicação é introduzida na região subcutânea, ou seja, no tecido subcutâneo ou hipoderme e possui uma absorção lenta, através dos capilares, de forma contínua e segura. É utilizada para administração de vacinas, como por exemplo, a antirrábica e antissarampo, anticoagulantes como heparina e também para insulina.

    A via subcutânea é apropriada para a administração de soluções não irritantes, em um volume máximo de 1,5 ml, que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua, como é o caso das vacinas contra o sarampo, a tríplice viral, a febre amarela e a rubéola.

    Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são:

    - Região do deltoide no terço proximal;

    - Face superior externa do braço;

    - Face anterior da coxa;

    - Face anterior do antebraço.

    A angulação da agulha deve ser de 90o, em pacientes gordos e as agulhas devem ser hipodérmicas. Em pacientes normais, a angulação deve ser de 45o, utilizando-se agulhas normais.

    Os materiais indicados para utilização são:

    - Seringas de 1, 3 ou 5 ml;

    - Agulhas de 13 x 4,5 mm.

    São procedimentos realizados na administração:

    - Lavar as mãos;

    - Escolher o local da administração;

    - Fazer a limpeza da pele, caso necessário;

    - A limpeza da pele deve ser feita com água e sabão;

    - O álcool comum não deve ser utilizado por sua baixa volatilidade (demora a secar) e pelo baixo poder antisséptico.

    - Em situações excepcionais (vacinação na zona rural) utilizar o álcool a 70%.

    - Pinçar o tecido do local da administração com o dedo indicador e o polegar, mantendo a região firme;

    - Introduzir a agulha com bisel para cima, com rapidez e firmeza, utilizando, com maior frequência, ângulo de 30º para indivíduos magros, 45º para indivíduos normais e 90º para indivíduos obesos;

    - Aspirar, observando se a agulha atingiu algum vaso sanguíneo;

    - Caso algum vaso seja atingido, retirar a agulha do local, desprezar todo o material e reiniciar o procedimento com o preparo de nova dose.

    - Injetar o líquido lentamente;

    -Retirar a seringa com a agulha, em movimento único e firme;

    - Fazer leve compressão no local com algodão seco;

    - Lavar as mãos.

     


ID
3632464
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Angicos - RN
Ano
2011
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual a via de administração da Insulina NPH?

Alternativas
Comentários
  • NPH: Subcutânea

    Rápida: Ev, Sb e IM.


ID
3713374
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Picos - PI
Ano
2016
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os cuidados na administração subcutânea assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Questão poderia facilmente ser anulada. Na via subcutânea pode ser administrada até 1.500ml/24 numa hipodermóclise.


ID
3760969
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via de administração de substâncias para realização dos testes alérgicos é a

Alternativas

ID
3947347
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A insulina é um hormônio que tem a finalidade de reduzir o nível de glicose no sangue promove o aumento do transporte da glicose nos músculos e nas células. Existem vários tipos de insulina, as diferenças estão em sua origem e tempo de ação. Podemos afirmar que a Insulina Rápida:

Alternativas

ID
4068319
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enoxaparina é uma medicação que deve ser administrada por via subcutânea. Assinale a opção correta relacionada a este fármaco.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    A bolha de ar tem a função de introduzir todo o líquido na porção subcutânea da pele, e garantir que nenhum líquido ficará na seringa. Essa quantidade de ar é inofensiva, portanto, seu benefício é maior.


ID
4846693
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
MRN - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração do medicamento enoxaparina de 60UI tem que ser feita na via ___________, a qual suporta volume de ____ ml; devendo a angulação da agulha, em relação à pele, ser de ___ graus.

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

Alternativas
Comentários
  • A banca consideroui corrte a "D". Mas, as alternativas vieram todas erradas. O volume máximo suportado pela via Subcutânea é 1,5 ml, não 0,5, como a alternativa afirma.


ID
4847110
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É uma técnica utilizada na aplicação de drogas irritativas para proteção da pele e de tecidos subcutâneos, é um método eficaz na vedação do medicamento dentro dos tecidos musculares. O texto refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração de medicamentos.

    A aplicação método trajeto Z (Letra C) é uma técnica utilizada na aplicação de drogas irritativas para proteção da pele e de tecidos subcutâneos, é um método eficaz na vedação do medicamento dentro dos tecidos musculares.

    A) Incorreto. A via subcutânea é indicada para administração de medicamentos que precisam ser depositados para serem absorvidos mais lentamente.

    B) Incorreto. A administração pela técnica ventroglútea garante depósito na musculatura, se o profissional realizar a técnica correta.

    C) Correto.

    D) Incorreto. A via intradérmica é usada para pequenas quantidades, superficial e causa menor dor que as demais.

    Resposta do Professor: C.


ID
4868683
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Guarani - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A região recomendada para se realizar injeção subcutânea é

Alternativas

ID
4868686
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Guarani - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tamanho da seringa e o calibre da agulha para aplicação da injeção subcutânea são, respectivamente,

Alternativas

ID
4881826
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Mangaratiba - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem , ao administrar uma medicação por via subcutânea (SC), utilizando agulha 13 x 4,5 mm , deverá posicionar a seringa em um ângulo de:

Alternativas
Comentários
  • que eu saiba a subcutanea é 45 graus

    não entendi essa

  • sc 13 x 4,5 agulha pequena p---> indivíduos magros


ID
4961284
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos via subcutânea (SC) faz com que o líquido seja absorvido lentamente a partir do tecido subcutâneo, prolongando assim seus efeitos. Todo profissional de enfermagem deve ter o conhecimento dos volumes de líquidos a ser administrado nas diferentes vias garantindo assim a segurança do paciente. O volume de líquido indicado para a via SC é de:

Alternativas

ID
4985227
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a administração de medicamentos pela via subcutânea assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
5000866
Banca
UNIFAP
Órgão
PM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabe-se que a via de administração subcutânea permite absorção rápida da droga que pode ser ministrada durante períodos prolongados de tempo. E sabe-se também que toda via para administração de drogas exige alguns cuidados que devem ser observados para uma efetividade da técnica. Neste sentido, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas

ID
5051506
Banca
AV MOREIRA
Órgão
Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A conscientização por parte dos profissionais para que a sua atuação seja baseada em saberes técnicos, científicos, culturais, morais e éticos pode consolidar a prática de melhoria contínua e, consequentemente, minimizar as falhas que envolvem a administração de medicamentos (Cheregatti e Jerônimo, 2010). Sobre a administração de medicamentos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não é recomendado a administração de medicamentos irritantes pela via subcutânea.


ID
5054443
Banca
Prefeitura de Seara - SC
Órgão
Prefeitura de Seara - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Insulina é um medicamento utilizado para o tratamento do Diabetes Mellitus e sua aplicação para o tratamento domiciliar deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração de medicamentos.

    A Insulina, utilizada para o tratamento do Diabetes Mellitus, é aplicada pela via Subcutânea – SC (letra E), pois deve ser depositada nesse e absorvida de forma lenta pelo organismo, uma vez que esse tecido não é muito vascularizado.

    A)
    Incorreto. Não deve ser feita por via Intradérmica – ID pois não será absorvida conforme esperado e não será possível o resultado esperado.

    B)
    Incorreto. Não deve ser feita por via Intramuscular – IM pois será absorvida muito rapidamente. Esse tecido é muito vascularizado.

    C)
    Incorreto. Não deve ser feita por via Endovenosa – EV no domicilio. Apenas hospitalar em situações extremamente necessária.

    D)
    Incorreto. Não deve ser feita por via Via oral – VO pois não será absorvida.
    E) Correto.

    Resposta do Professor: E.


ID
5100196
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue as seguintes afirmativas sobre a administração de medicamentos via subcutânea (sc):

I. Deve-se evitar puncionar membros paralisados, imobilizados ou com lesões.
II. Os locais mais apropriados para a injeção subcutânea são as faces externa e posterior do braço, abdome, face lateral da coxa e região infraescapular. Esses locais devem ser alternados.
III. Em condições especiais, como no paciente idoso, a via SC também pode ser utilizada para hidratação.
IV. Deve-se fazer massagem no local para diminuir o tempo de absorção do fármaco.

São corretas:

Alternativas

ID
5101375
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Romelândia - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao administrar qualquer medicamento para um paciente, o profissional da área da saúde, incluindo-se o de enfermagem, tem como objetivo primordial alcançar os efeitos terapêuticos desejados provocando o mínimo de efeitos colaterais. (Cheregatti e Jerônimo, 2010)

Sobre a administração de medicamentos, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIOS

    O erro está claramente na A, pois a característica da via subcutânea é a administração lenta! Revise as demais certas!!!!

    RESPOSTA: A.

  • via subcutânea a absorção é lenta


ID
5125471
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Via de Administração de medicamentos que insere-se uma agulha no tecido adiposo logo abaixo da pele e que após um medicamento ser injetado, ele se move para os pequenos vasos sanguíneos (capilares) e é transportado pela corrente sanguínea é CORRETO afirmar que refere-se a via de administração:

Alternativas

ID
5139223
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A dengue relacionada ao trabalho pode ocorrer em trabalhadores que exercem atividades em zonas endêmicas, em trabalhos de saúde pública e em laboratórios de pesquisa, entre outras atividades em que a exposição ocupacional do trabalhador ao bacilo que causa essa doença pode ser identificada.


II. A via de administração subcutânea oferece absorção por difusão simples, sendo mais lenta do que a via intravenosa. A injeção subcutânea minimiza os riscos de hemólise ou trombose associados à injeção intravenosa e pode proporcionar efeitos lentos, constantes e prolongados.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O dengue relacionado ao trabalho tem sido descrito em trabalhadores que exercem atividades em zonas endêmicas, em trabalhos de saúde pública e em laboratórios de pesquisa, entre outras atividades em que a exposição ocupacional pode ser identificada.

    fonte: Fio Cruz

  • Bacilo não causa dengue.


ID
5140537
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Mataraca - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O médico prescreveu uma solução que necessita ser absorvida mais lentamente, assegurando uma ação contínua, cujo volume é de 1,5 ml de solução não irritante. Nesse caso, é CORRETO afirmar que a Técnica de Enfermagem realizará administração da solução pela via:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA

    A dica aqui é a palavra “absorção lenta”, que já traz o tecido subcutâneo como o predileto. Outro ponto é a solução não ser irritante.

    ALTERNATIVA: D.

  • na via subcutânea o medicamento é absorvido lentamente.


ID
5157121
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina tríplice viral deve ser administrada via:

Alternativas
Comentários
  • triplice viral é administrada via subcutânea.


ID
5161720
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de União do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a administração de medicamentos pela via subcutânea, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5176648
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o preparo e administração de fármacos na via subcutânea (SC), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Para agulhas com calibre 13 X 4,5 ou 13 X 3,8 com bisel curto, o ângulo utilizado é de 90°.

    B - A área de aplicação da via SC costuma ser a região abdominal.

    C - NÃO É indicado para a administração de vacinas e antibióticos.

    D - Quando se aplica um fármaco por via subcutânea a substância é injetada na HIPOderme.


ID
5188201
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de São José do Barreiro - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via de administração usual da insulina NPH é:

Alternativas

ID
5203015
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Chã Grande - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São vantagens da via subcutânea, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O volume máximo permitido na hipodermóclise é de 1.000 - 1.500 ml por 24 h.


ID
5264641
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Entre Rios - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a via de administração das vacinas (anti-sarampo, rubéola e tríplice viral e tetra viral).

Alternativas
Comentários
  • via subcutânea

  • Letra B) vía intramuscular

  • via subcutânea


ID
5276899
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Seara - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Insulina é um medicamento usado para o tratamento do paciente diabético. Sua via de aplicação é a subcutânea, podendo ser realizada, exceto:

Alternativas

ID
5284201
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Xavantina - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via de administração de medicamento compreende a forma como o medicamento entrará em contato com o organismo, para exercer sua atividade farmacológica. Os medicamentos administrados por via parenteral são indicados quando a administração pela via oral não é recomendada e/ou quando requer rápida ação. Dentre as vias Parenterais temos a via Subcutânea que é caracterizada pela:

Alternativas

ID
5298370
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipodermóclise é uma técnica usada para administração de medicamentos em pacientes em cuidados paliativos. Essa administração de medicamentos refere-se à via

Alternativas
Comentários
  • desde quando existe via anal? eu conheço via retal.


ID
5356543
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os cuidados de Enfermagem para a aplicação de medicamentos por via subcutânea, analise as afirmativas abaixo:


I. São áreas de aplicação de medicamentos no tecido subcutâneo como face externa e posterior do braço, anterolateral da coxa e parede abdominal.

II. Dar preferência para aplicação de medicamentos nas regiões com lipo-hipertrofia a fim de atingir o tecido subcutâneo.

III. Aplicar um volume máximo de 1,0 mL de medicamentos pela via subcutânea.

IV. Selecionar os locais de aplicação de insulina de acordo com a velocidade de absorção, sendo a maior velocidade nas coxas e a menor velocidade no abdome.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ABDOME É A ÁREA DE MAIOR ABSORÇÃO.

  • Evitar regioes com Lipo/Hipertrofia justamente para nao promover a DISTROFIA, sempre realizar rodizio

  • I. CORRETO

    Alguns locais são mais utilizados para a vacinação por via subcutânea:

    • a região do deltóide no terço proximal;
    • a face superior externa do braço;
    • a face anterior e externa da coxa; e
    • a face anterior do antebraço.

    II. ERRADO

    Lipodistrofia é uma alteração no tecido subcutâneo, nos locais utilizados para aplicar insulina, sendo as suas principais manifestações a lipoatrofia e a lipo-hipertrofia.

    III. ERRADO

    Via subcutânea (SC)

    Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua. O volume máximo é de 1,5 m

    IV. ERRADO

    Velocidade de absorção: maior no abdome e, seguidamente, em braços, coxas e nádegas


ID
5365621
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Gurinhém - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os cuidados importantes em relação à administração de insulina, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5417698
Banca
Prefeitura de Motuca - SP
Órgão
Prefeitura de Motuca - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via subcutânea é apropriada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação continua.

Assinale a alternativa que apresenta uma vacina que deve ser administrada através desta via:

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Gabarito: C

  • Gabarito: C.

    febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

  • FEBRE AMARELA


ID
5474740
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Maringá - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o conhecimento e domínio das técnicas aplicadas pela equipe de enfermagem ao paciente/usuário, é CORRETO afirmar:
I. A medicação Subcutânea é utilizada para administração de soluções com absorção lenta, administrados no tecido subcutâneo (hipoderme). Depois de injetada a droga, chega aos pequenos vasos e é transportada pela corrente sanguínea.
II. A medicação Subcutânea é contraindicada quando há presença de lesões nos locais de aplicação, administração de medicamentos que precisem de rápida absorção, coagulopatias, locais inflamados ou edemaciados.
III. Os medicamentos de uso tópico, exceto os que tratam feridas, devem ser aplicados na pele intacta.
IV. A aplicação de medicação via cutânea é indicado quando há necessidade que ocorra efeito local e constante da medicação.

Alternativas

ID
5512951
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipodermóclise é uma via de acesso subcutâneo que vem sendo cada vez mais utilizada como alternativa para infusão parenteral, tanto na assistência hospitalar como domiciliar.
Sobre essa via, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • HIPODERMOCLISE PERMITE ADM 1000 ATÉ 1.500 ML 24H

  • Dependendo da região o volume pode variar. Nesse caso, a região que suporta 1.000 mL é a região abdominal ou interescapular.

  • A hipodermóclise é indicada para reposição hidroeletrolítica e/ou a administração de medicamentos, mas não para administração de nutrição parenteral total. Alternativa A está errada.

    A via hipodérmica tem um risco maior de complicação local, as complicações sistêmicas estão relacionadas a medicação infundida, por exemplo, urticária na administração de morfina. Alternativa B está errada.

    A hipodermóclise é contraindicada no caso de desidratação severa. Alternativa C está errada.

    Tanto a punção quanto a administração de fluidos poderão ser delegados pelo Enfermeiro aos membros da equipe de enfermagem, desde que os profissionais sejam treinados, habilitados e capacitados. Alternativa D está errada.

    A hipodermóclise permite a administração de volumes de até 1500 ml em 24h por sítio de punção, podendo ser realizado até dois sítios distintos. Alternativa E está correta.


    Gabarito do Professor: Letra E



    Bibliografia

    Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ministério da Educação Manual de Administração de Medicamentos por Hipodermóclise.1ª Edição. Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais. Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente. Gerência de atenção à Saúde. Florianópolis: Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, 2021.

    Godinho, Natalia Cristina. Manual de hipodermóclise [recurso eletrônico] / Natalia Cristina Godinho, Liciana Vaz de Arruda Silveira; Colaborador Karina Alexandra Batista da Silva Freitas. - Botucatu : Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Medicina de Botucatu, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu- HCFMB, 2017.
  • PODE RECEBER ATÉ 3.000 ML DIVIDIDO EM DOIS SÍTIOS DE PUNÇÃO, UMA VELOCIDADE DE 1 ML/MIN, É COMUM OCORRER EDEMA NO LOCAL. 1.000ML É EM REGIÕES ESPECÍFICAS.

  • Hipodermóclise

    Para pacientes que não conseguem ingerir líquidos e ficam muito tempo internado, a terapia intravenosa é necessária, porém se torna difícil a medida que a internação se prolonga, nesse caso, uma opção eficaz é a infusão de medicamentos e soluções no tecido subcutâneo. A técnica é bem simples, consiste na introdução de um cateter em uma área entre a pele e o músculo. Por essa via pode ser infundido soro, alguns anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros.

    Volumes a serem infundidos (podem chegar até 3 litros de soro em 24 horas, pois o gotejamento é lento).

    Em uma punção comum, é possível deixar o medicamento por até 96 horas; já na hipodermóclise, até 21 dias.


ID
5626564
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O uso da via subcutânea em geriatria e cuidados paliativos continua a crescer. À sua utilização para aplicação de medicamentos ou infusão de soluções encontra amplo respaldo na literatura internacional. De acordo com o Guia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2016), assinale a opção que apresenta uma desvantagem na utilização da hipodermóciise:  

Alternativas