- ID
- 130849
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRF - 4ª REGIÃO
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Com relação à insulina e respectiva técnica de administração, o técnico de enfermagem deve saber que
Com relação à insulina e respectiva técnica de administração, o técnico de enfermagem deve saber que
Dentre os fatores que interferem na velocidade da absorção da insulina, incluem-se
Julgue os itens a seguir acerca de aspectos relacionados aos procedimentos de enfermagem.
Os melhores locais para administração de injeção subcutânea são a face interna dos antebraços, o abdome e as faces anteriores das coxas.
Segundo a referência “Procedimentos e Competências de Enfermagem” (2012), dentre as recomendações na administração de medicamentos, por via subcutânea, consta:
I. Após a aplicação, deve-se retirar a agulha e aplicar compressão leve no local, sem massagear. A massagem no local pode danificar o tecido subjacente.
II. Ao administrar heparina com baixo peso molecular deve-se escolher um local no lado direito ou esquerdo do abdome, no mínimo cinco centímetros distante do umbigo, o que auxilia a reduzir a dor e os hematomas no local da aplicação.
III. Para verificar se a agulha tem o tamanho certo, deve-se pinçar uma dobra de pele com o polegar e o indicador no local da aplicação, medir a dobra de baixo para cima e certificar-se que a agulha tem um terço a mais que o comprimento da dobra, para garantir a introdução total da mesma em um ângulo de 90°.
IV. Ao realizar a aplicação em locais com edema, hematoma ou que apresentem sinais de inflamação, deve-se utilizar uma agulha hipodérmica em um ângulo de 75°.
Está correto o que se afirma em
Ao aplicar insulina por via subcutânea, em indivíduo eutrófico, utilizando seringa de 1 mL e agulha 13 × 4,5 mm, o técnico de enfermagem deve introduzir a agulha no ângulo de
São características na administração de medicamentos pela via subcutânea, EXCETO:
A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção
é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a
substância utilizada e pelas características do paciente. Em
relação à administração de medicamentos por via
parenteral, julgue o item que se segue.
A injeção subcutânea é utilizada para fazer testes alérgicos e para reações de hipersensibilidade.
Um jovem de vinte e dois anos de idade, com diabetes do tipo I, após quadro infeccioso, foi internado com sintomatologia de cetoacidose diabética, que progrediu em poucas horas, conforme relato da mãe, que o acompanhava. O paciente encontrava-se sonolento e letárgico, com pulso rápido e fraco, além de hipotensão e hiperventilação. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona estavam elevados. O médico prescreveu reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.
Considerando o caso clínico acima apresentado e os cuidados necessários para pacientes com distúrbios endócrinos, julgue os itens subsequentes.
A reposição de eletrólitos deve ser feita por via subcutânea, tendo- se especial atenção no preparo, com técnica rigorosamente asséptica e aplicação, preferencialmente, no antebraço.
O médico prescreveu para um paciente Insulina Humana NPH, 20 unidades, via subcutânea às 08h00min. Considerando a anatomia do corpo humano e a via prescrita, a insulina será administrada na
Foi solicitado ao Técnico de Enfermagem administrar Tramal subcutâneo no paciente de pós-operatorio, porém no setor só foi encontrado agulha 25 X 0,7 mm. Com essa informaçao, o ângulo que o técnico deverá usar com a agulha descrita para administrar corretamente a medicação na via solicitada será:
Dentre as propostas terapêuticas no tratamento do diabetes tipo I, destaca-se o uso da insulina, cujo manuseio e administração da medicação requer cuidados, tal como:
A enoxaparina é um anticoagulante usado para prevenção de tromboembolismo no paciente oncológico, que pode ser aplicado pelo próprio paciente ou cuidador. As seringas vêm preenchidas com o medicamento na dose prescrita pelo médico. Julgue os itens que se seguem, relativos ao manuseio e à administração desse anticoagulante.
No caso de autoaplicação, o paciente deve fazer antissepsia com álcool no local de aplicação, que deve ser uma prega cutânea; em seguida, lavar as mãos e aplicar a medicação no local higienizado, com agulha hipodérmica em angulação de 45o .
Deve-se realizar o revezamento dos locais de injeção de insulina subcutânea dentro de uma área anatômica para evitar
Considerando Viana (2010), quanto à administração de medicamentos via subcutânea, a quantidade de medicação a ser injetada em uma aplicação não deve ultrapassar, em ml,
Baseando em Viana (2010), no que diz respeito à administração de medicamentos via parenteral, os ângulos de inserção para a aplicação de uma mesma injeção subcutânea em um adulto, e em um recém-nascido, são respectivamente
o volume máximo indicado na administração de medicamentos por via subcutânea é de:
A via subcutânea é utilizada para a aplicação local de pequena quantidade de soluções medicamentosas. Em relação a esta via, assinale a alternativa ERRADA.
Sobre administração de medicamentos em via subcutânea (SC), assinale a alternativa correta.
Para administrar a insulina regular, por via subcutânea, em colaborador que apresenta pouco tecido subcutâneo, após a antissepsia da pele com o álcool a 70%, os cuidados na aplicação são:
O rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina subcutânea, prevenindo as lipodistrofias e o descontrole glicêmico. Considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes com relação ao esquema de rodízio do local da aplicação da insulina, o profissional de enfermagem deve orientar o paciente e seus familiares, dentre outras, que
I. é necessário dividir cada região recomendada para aplicação em pequenos quadrantes. As aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles, e seguir em sentido horário a cada aplicação.
II. para mais de duas aplicações ao dia, uma única região poderá ser usada, sem haver a necessidade de alternar os quadrantes de aplicação no mesmo dia.
III. para múltiplas aplicações, recomenda-se fixar uma região para cada horário, alternar entre os quadrantes da mesma região, usar os lados direito e esquerdo dos locais indicados para aplicação.
IV. é recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14 dias.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os medicamentos são normalmente utilizados para controlar as doenças. Sobre administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo:
I. O tecido subcutâneo é tão ricamente suprido por sangue quanto os músculos e, por esse motivo, a absorção por essa via é mais rápida.
II. O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.
III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).
IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
Com relação à via de administração de medicamentos, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1 Via
1. Subcutânea
2. Endovenosa
3. Intradérmica
4. Intramuscular
Coluna 2 Característica
( ) absorção mais rápida do que as outras vias.
( ) indicada para medicamento que necessita de absorção lenta e contínua.
( ) método de aplicação em “Z” para administração de medicamentos.
( ) hipodermóclise.
( ) raramente é usada para tratamento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Faz parte dos cuidados de enfermagem orientar a técnica de preparação, aplicação e armazenamento da insulina. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas abaixo e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Os frascos de insulinas lacrados precisam ser mantidos refrigerados, entre 2°C e 8°C e depois de abertos, os frascos podem ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C e 8°C, para minimizar a dor no local da injeção.
( ) Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que o usuário ou seu responsável anote a data de abertura no frasco.
( ) Após o uso, a seringa para aplicação da insulina não deve ser reutilizada, mesmo que pela mesma pessoa.
( ) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação curta ou regular para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).
( ) É importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada local de injeção, por isso, é importante orientar o paciente ou seu responsável para organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local, e assim prevenir a ocorrência de lipodistrofia.
A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:
Via de medicação empregada, sobretudo para fins diagnósticos ou reação para tuberculose, é uma via com pouca absorção sistêmica e que produz efeito principalmente local. Podemos afirmar que essa via de administração de medicamento se refere à via:
Uma das vias de administração de medicamentos é a via subcutânea, que consiste na aplicação de medicamentos na tela subcutânea (tecido adiposo abaixo da pele).
A reação adversa que ocorre quando não há rodízio de local na administração de soluções por esta via é:
Quanto à administração de fármacos por via subcutânea em pacientes muito idosos, é correto afirmar que
A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.
O risco de complicações sistêmicas, como hiper-hidratação
e sobrecarga cardíaca, é mínimo com a utilização da
hipodermóclise: essas complicações podem ser monitoradas
no período da infusão.
A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.
Os materiais necessários para a instalação da hipodermóclise
são relativamente de baixo custo se comparados aos materiais
utilizados em outros tipos de funções, o que faz o
procedimento ser de baixo custo.
A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.
Essa terapia pode ser realizada quando se deseja rápida
velocidade de infusão e reposição com alto volume de fluidos
A hipodermóclise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para a reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar quanto no domiciliar. Acerca dessa terapia subcutânea, julgue o item que se segue.
Em geral, a administração de opioides não é bem tolerada
por essa via.
A administração da insulina, usada em pacientes diabéticos, é pela via
Para a administração de medicamento por via subcutânea, alguns cuidados precisam ser observados, tais como:
Na administração de medicamentos por via subcutânea, o volume máximo, em ml, é de:
Pacientes com problemas de saúde agudos ou crônicos podem restabelecê-la ou mantê-la utilizando uma variedade de estratégias, tais como o uso de medicamentos. A enfermagem tem papel essencial na preparação do medicamento e na sua administração.
Em relação à administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.
Qual das vacinas a seguir deve ser administrada por via subcutênea?
Qual a via de administração da Insulina NPH?
Sobre os cuidados na administração subcutânea assinale a alternativa correta:
A via de administração de substâncias para realização dos testes alérgicos é a
A enoxaparina é uma medicação que deve ser administrada por via subcutânea. Assinale a opção correta relacionada a este fármaco.
A vacina tríplice viral deve ser administrada via:
Sobre o preparo e administração de fármacos na via subcutânea (SC), é correto afirmar:
São vantagens da via subcutânea, EXCETO:
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a via de administração das vacinas (anti-sarampo, rubéola e tríplice viral e tetra viral).
Considerando os cuidados de Enfermagem para a aplicação de medicamentos por via subcutânea, analise as afirmativas abaixo:
I. São áreas de aplicação de medicamentos no tecido subcutâneo como face externa e posterior do braço, anterolateral da coxa e parede abdominal.
II. Dar preferência para aplicação de medicamentos nas regiões com lipo-hipertrofia a fim de atingir o tecido subcutâneo.
III. Aplicar um volume máximo de 1,0 mL de medicamentos pela via subcutânea.
IV. Selecionar os locais de aplicação de insulina de acordo com a velocidade de absorção, sendo a maior velocidade nas coxas e a menor velocidade no abdome.
Assinale a alternativa correta.