SóProvas


ID
5513440
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em abril de 2021, o presidente norte-americano Joe Biden convocou a Cúpula de Líderes sobre o Clima. O evento foi realizado em formato virtual, com a participação de 40 países que representavam 80% da economia mundial, com o objetivo de acelerar as respostas globais à crise climática e abordar os temas da pauta da conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP 26), programada para novembro de 2021.

A respeito da Cúpula de Líderes sobre o Clima, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Abaixo, em 5 pontos, veja os principais temas em debate:

    • Volta dos EUA nas discussões internacionais sobre o clima
    •  de emissões dos EUA até o fim da década
    • Oportunidade para o Brasil mudar a imagem de sua política ambiental 
    • Preparação para a COP26, que acontece em novembro
    • Financiamento para projetos de países em desenvolvimento

    fonte: g1

  • Acho que o erro da letra A está em dizer "MULTILATERALISMO" da parte do ex-presidente Donald Trump, uma vez que ele era prioritariamente UNILATERAL.

  • GAB-B

    A cúpula foi marcada pelo compromisso norte-americano de reduzir em 50% as emissões de gases do efeito estufa até 2030, em relação aos níveis de 2005.

    A expectativa é que Biden prometa cortar pela metade as emissões americanas até o fim de 2030, voltando ao mesmo nível das emissões registrado em 2005.

    FÓRMULA MÁGICA PARA SER APROVADO: ESTUDAR!!!

  • Trump tinha tudo menos uma visão multilateralista, por isso a A está incorreta.

  • As mudanças climáticas antropogênicas já são consideradas como um consenso entre a esmagadora maioria da comunidade científica internacional e medidas para avaliar seus efeitos, reduzir suas consequências, evitar seu aprofundamento e se adaptar aos fenômenos cada vez mais intensos e comuns já estão sendo discutidas e aplicadas por organizações, países e suas lideranças.  Sobre a chamada diplomacia do clima e a referida cúpula buscamos a alternativa correta.

    A) A postura diplomática de Trump é considerada como unilateralista com pouco ou nenhum diálogo com instâncias internacionais multilaterais. 

    B) Até a chegada de Trump ao poder os EUA lideravam os esforços para a produção de acordos sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa. Com sua saída estamos acompanhando o país em questão recuperando sua credibilidade internacional e relevância sobre o tema das mudanças climáticas. 

    C) A China mais que a Índia buscou aproveitar-se da ausência norte-americana sobre o tema durante o mandato de Trump para liderar os esforços internacionais para se chegar a um acordo. Mas na condição de maior emissor de gases de efeito estufa ainda há por lá muito o que ser feito para se alcançar a meta voluntária de descarbonização da economia. 

    D) A manutenção de estímulos econômicos para a redução das emissões em países em desenvolvimento é considerada como uma das grandes vitórias do acordo.

    E) O Brasil possui atualmente índices inéditos de desmatamento, está sendo severamente criticado por implementar políticas de flexibilização de leis ambientais e ameaçou sair do acordo mas voltou atrás após diante de críticas da comunidade internacional. 

    GABARITO DO PROFESSOR: B
  • O principal destaque da Cúpula de Líderes sobre o Clima foi o retorno dos Estados Unidos às discussões internacionais sobre clima e a promessa do atual presidente, Joe Biden, em reduzir pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2030. Perceba que o erro da letra A foi apontar que o ex-presidente Donald Trump tinha uma posição multilateral.

    Resposta: B