SóProvas


ID
551383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes à evolução da economia
brasileira e da política econômica até o ajuste de 1999.

O governo de João Figueiredo procurou manter a continuidade do processo de democratização, aumentar o poder de compra do salário mínimo e implantar um grande programa de habitação popular. Apesar de seu esforço, esse governo ficou marcado pela crise da dívida externa.

Alternativas
Comentários
  • No livro A Ordem do Progresso , na página 265, o autor fala em contenção dos salários. Assim, acredito que a questão esteja errada porque ela afirma justamente o oposto. 


    O Gabarito está como correto. 

  • Correto.

     

    Questão do salário mínimo: de fato houve redução do salário real, como apontado pelo amigo Felipe, mas o governo se engajou em tentar aumentar o poder de compra do salário mínimo, conforme colocado pela questão ("procurou aumentar o poder de compra do salário mínimo", a própria questão enfatiza o problema da expectativa/realidade)

    A nova política salarial determinou, com vigência até 31 de julho de 1985, reajustes equivalentes a 100% do INPC na faixa até três salários mínimos, 80% na faixa de três a sete mínimos, 60% na faixa seguinte até 15 mínimos e 50% do INPC para os salários superiores a quinze salários mínimos. Não importa a sua real magnitude, é um fato que a política econômica terminou impondo redução de salário real no biênio 1983-84.

    www.eco.unicamp.br/docprod/downarq.php?id=1774&tp=a

     

    Os demais quesitos estão corretos também: redemocratização, programa de habitação e crise da dívida, cujo ápice foi quando da moratória do Meexico em 82.