SóProvas


ID
5513845
Banca
MPM
Órgão
MPM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

EM 21 DE MARÇO DE 2016 JEAN-PIERRE BEMBA GOMBO, LIDER DO MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DO CONGO, FOI CONDENADO NA PRIMEIRA INSTÂNCIA DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE DE HOMICÍDIO E VIOLÊNCIA SEXUAL E CRIMES DE GUERRA DE HOMICÍDIO E VIOLÊNCIA SEXUAL COMETIDOS POR SUAS TROPAS NA REPÚBLICA CENTRO AFRICANA DE OUTUBRO DE 2002 A MARÇO DE 2003. EM 8 DE JUNHO DE 2018, BEMBA FOI ABSOLVIDO EM GRAU DE RECURSO. ESSE FOI O PRIMEIRO JULGAMENTO DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL (TPI) QUE ENFRENTOU DE FORMA MAIS APROFUNDADA O PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE DE COMANDO. SOB A ÉGIDE DAS DISPOSIÇÕES DO ESTATUTO DE ROMA, ANALISE AS PROPOSIÇÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE DOS CHEFES MILITARES E OUTROS SUPERIORES HIERÁRQUICOS E ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • art.28: DEC.4388/02

    a) O chefe militar, ou a pessoa que atue efetivamente como chefe militar, será criminalmente responsável por crimes da competência do Tribunal que tenham sido cometidos por forças sob o seu comando e controle efetivos ou sob a sua autoridade e controle efetivos, conforme o caso, pelo fato de não exercer um controle apropriado sobre essas forças quando: (...)

    b) Nas relações entre superiores hierárquicos e subordinados, não referidos na alínea a), o superior hierárquico será criminalmente responsável pelos crimes da competência do Tribunal que tiverem sido cometidos por subordinados sob a sua autoridade e controle efetivos, pelo fato de não ter exercido um controle apropriado sobre esses subordinados, quando: (...)

    B) INCORRETANÃO É SOMENTE SOB O SEU COMANDO.

     ART.28 Além de outras fontes de responsabilidade criminal previstas no presente Estatuto, por crimes da competência do Tribunal:

           a) O chefe militar, ou a pessoa que atue efetivamente como chefe militar, será criminalmente responsável por crimes da competência do Tribunal que tenham sido cometidos por forças sob o seu comando e controle efetivos ou sob a sua autoridade e controle efetivos, conforme o caso, pelo fato de não exercer um controle apropriado sobre essas forças quando:

           i) Esse chefe militar ou essa pessoa tinha conhecimento ou, em virtude das circunstâncias do momento, deveria ter tido conhecimento de que essas forças estavam a cometer ou preparavam-se para cometer esses crimes; e

           ii) Esse chefe militar ou essa pessoa não tenha adotado todas as medidas necessárias e adequadas ao seu alcance para prevenir ou reprimir a sua prática, ou para levar o assunto ao conhecimento das autoridades competentes, para efeitos de inquérito e procedimento criminal.

  • CHEFE MILITAR: criminalmente responsável por crimes cometidos por forças sob o seu comando e controle efetivos ou sob a sua autoridade e controle efetivos,

     

    -pelo fato de não exercer um controle apropriado sobre essas forças quando:

     

    i) Tinha conhecimento/ deveria ter tido conhecimento de que essas forças estavam a cometer ou preparavam-se para cometer esses crimes; e

     

    ii) não tenha adotado todas as medidas necessárias e adequadas ao seu alcance para prevenir ou reprimir a sua prática, ou para levar o assunto ao conhecimento das autoridades competentes, para efeitos de inquérito e procedimento criminal.

  • Vamos analisar as alternativas, com o cuidado de identificar a alternativa INCORRETA:

    - Alternativa A: correta. De fato, o art. 28 do Estatuto traz critérios distintos para a caracterização da responsabilidade dos superiores militares e não militares, aplicando a chamada "doutrina da responsabilidade de comando".  É importante destacar que a responsabilidade do comando surge em razão de uma omissão e o superior é responsabilizado pela falta de controle e supervisão de seus subordinados (Geziela Iensue). 
    Kai Ambos explica que o superior hierárquico é responsável quando deixa de impedir condutas delitivas de seus subordinados e que a diferença desta responsabilidade por omissão entre superiores militares e não-militares pode ser verificada, principalmente, em relação aos elementos subjetivos do tipo. O autor indica três pontos que devem ser considerados para a eventual caracterização da responsabilidade do superior, ressaltando que nem todos se aplicam igualmente a ambas categorias. Observe: 
    1. Superiores militares e não militares podem ser responsabilizados por crimes cometidos por seus subordinados se sabiam que as condutas estavam sendo cometidas ou estavam na iminência de ocorrer;
    2. Superiores militares também podem ser responsabilizados se, neste contexto, deveriam saber que tais condutas estavam sendo ou estavam prestes a ocorrer (possível culpa consciente - isso não se aplica aos superiores não militares);
    3. Superiores não militares podem ser responsabilizados se deliberadamente desconsideraram informação que indicava claramente que os subordinados estavam cometendo crimes ou estavam na iminência de sua prática (possível dolo eventual - isso não se aplica aos superiores militares).

    - alternativa B: errada. Na verdade, a situação indicada na alternativa se aplica ao superior hierárquico civil, que será responsabilizado se deliberadamente desconsiderar informações que claramente indicassem que seus subordinados estavam a cometer ou pretendiam cometer crimes.
    - alternativa C: correta. Todo Estado signatário do Estatuto de Roma tem o dever de exercer a respectiva jurisdição penal sobre os responsáveis por crimes internacionais. Vale lembrar que a jurisdição do TPI é complementar à dos Estados e que um caso somente será julgado por esta Corte se o Estado demonstrar incapacidade ou falta de vontade para promover o devido julgamento.
    - alternativa D: correta. De acordo com o art. 28, o chefe militar será responsabilizado pelos atos praticados pro forças sob seu comando e controle efetivos "se não tenha adotado todas as medidas necessárias e adequadas ao seu alcance para prevenir ou reprimir a sua prática, ou para levar o assunto ao conhecimento das autoridades competentes, para efeitos de inquérito e procedimento criminal", dentre outras situações.

    Gabarito: a resposta é a LETRA B. 

  • GABARITO - B

    Já que há comentários com fundamentos ERRADOS, vou explicar.

    B) O chefe militar somente poderá ser criminalmente responsabilizado por condutas praticadas por forças sob seu comando e controle efetivos quando tinha conhecimento ou deliberadamente não levou em consideração a informação que indicava que os subordinados estavam a cometer ou preparavam-se para cometer esses crimes e não tenha adotado todas as medidas necessárias e adequadas ao seu alcance para prevenir ou reprimir a sua prática. - O ERRO ESTÁ EM VERMELHO, ESTA HIPÓTESE SE REFERE AO SUPERIOR HIERÁRQUICO, DO MESMO ARTIGO, NÃO DO TAL CHEFE MILITAR. AS HIPÓTESES DO CHEFE MILITAR SÃO AS SEGUINTES:

    ARTIGO 28 DO ESTATUTO DE ROMA:

    a) O chefe militar, ou a pessoa que atue efetivamente como chefe militar, será criminalmente responsável por crimes da competência do Tribunal que tenham sido cometidos por forças sob o seu comando e controle efetivos ou sob a sua autoridade e controle efetivos, conforme o caso, pelo fato de não exercer um controle apropriado sobre essas forças quando:

    i) Esse chefe militar ou essa pessoa tinha conhecimento ou, em virtude das circunstâncias do momento, deveria ter tido conhecimento de que essas forças estavam a cometer ou preparavam-se para cometer esses crimes; e

    ii) Esse chefe militar ou essa pessoa não tenha adotado todas as medidas necessárias e adequadas ao seu alcance para prevenir ou reprimir a sua prática, ou para levar o assunto ao conhecimento das autoridades competentes, para efeitos de inquérito e procedimento criminal. - AQUI ESTÁ CERTO, É O QUE ESTÁ EM AZUL LÁ EM CIMA.

    AGORA PRESTE ATENÇÃO, POIS NO MESMO ARTIGO HÁ A HIPÓTESES DA RESPONSABILIZAÇÃO DO SUPERIOR HIERÁRQUICO:

    a) O superior hierárquico teve conhecimento ou deliberadamente não levou em consideração a informação que indicava claramente que os subordinados estavam a cometer ou se preparavam para cometer esses crimes. CONSEGUIU VISUALIZAR??? O EXAMINADOR DEU UMA HIPÓTESE QUE NÃO SE REFERE AO CHEFE MILITAR.