SóProvas


ID
5514193
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O dia de hoje [29.07.2021] é simbólico porque esse incêndio está apagando completamente uma parte da memória dos brasileiros. É uma tristeza geral. Quando vi a notícia, o choro veio, entalou na garganta porque é inacreditável.

(G1 < https://glo.bo/3zmO2Gd> Acesso em 26.08.2021. Adaptado)


O incêndio ocorreu

Alternativas
Comentários
  • O prédio que pegou fogo numa quinta-feira (29.07.21) é o que fica na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo.

    Nesse prédio, ficavam guardados 1 milhão de documentos da antiga Embrafilme como roteiros, arquivos em papel, cópias de filmes e equipamentos antigos. Alguns tinham mais de 100 anos e seriam usados na montagem de um museu, para contar a história do  brasileiro.

    A administração da Cinemateca foi passada para o governo federal em agosto de 2020. Oito meses depois, em abril deste ano, os trabalhadores da Cinemateca fizeram um manifesto alertando para a situação de abandono da instituição e pediram esclarecimentos à Secretaria Nacional do Audiovisual sobre a efetivação do plano emergencial anunciado pelo secretário de Cultura Mário Frias, em dezembro de 2020.

  • Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, na zona oeste de São Paulo, na noite desta quinta-feira (29). De acordo com informações obtidas pelo G1 junto ao Corpo de Bombeiros, o local abriga parte do acervo da instituição e há uma grande quantidade de materiais altamente inflamáveis no espaço.

    De acordo com a Folha de S.Paulo, o prédio em questão não é a sede principal da Cinemateca, que fica na Vila Mariana. O depósito atingido pelas chamas abriga parte do acervo, como rolos de filmes de 35mm e 16mm, feitos de material altamente inflamável. Eles seriam cópias para exibição, não os rolos originais, que ficam em outro local. Uma fonte informou ao canal GloboNews que, com o incêndio, cerca de quatro toneladas de documentos podem ter sido perdidas.

    Em nota, a Secretaria Especial da Cultura lamentou o ocorrido e destacou que está acompanhando a situação de perto. No documento, o órgão apontou que "todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição". Um curto-circuito no ar-condicionado está sendo apontado como uma possível causa do incêndio. 

    Em 2016, o local foi atingido por outro incêndio e cerca de 500 obras foram destruídas pelo fogo. No ano passado, um temporal alagou o galpão e parte do acervo foi, novamente, comprometido. 

    Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2021/07/galpao-da-cinemateca-brasileira-e-atingido-por-incendio-em-sao-paulo-ckrpgk0aj00b0013bbzjzlwtf.html.

  • Estatuas de Borba Gato importam!

  • "[...] apagando completamente uma parte da memória dos brasileiros." = cinemateca (museu).

  • GAB-D

    na Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo.

    NO FIM DE SEMANA, PLANTE ALGUMA ÁRVORE, DEIXE ALGO BOM NO MUNDO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES!!!

  • Segundo o texto do próprio site da Cinemateca Brasileira, a instituição é responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Tem o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros. A Cinemateca Brasileira funciona em dois prédios, a sede na Vila Clementino, na qual ocorrem as exposições e fica aberta ao público e, a sede na Vila Leopoldina que funciona como galpão para o armazenamento do acervo da instituição.

    Assim como muitos prédios públicos de cultura, a Cinemateca Brasileira carecia ,até o momento do incêndio, que fossem realizadas obras de reparo e restauração de suas estruturas físicas e acondicionamento seguro de seu acervo. A falta de recursos destinados à manutenção de prédios públicos de preservação da cultura nacional se tornou crônica nos últimos anos culminando em incêndios como o dessa instituição, assim como o do Museu Nacional do Rio de Janeiro. 

    Para responder essa questão, o estudante precisa estar atualizado aos acontecimentos dos últimos anos no Brasil assim como ter o conhecimento das políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal acerca da preservação do patrimônio cultural em suas regiões. 

    A) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta já que incêndio na estátua de Borba Gato ocorreu na cidade de São Paulo. Mesmo sendo um conhecido objeto de memória da história dessa cidade, foi alvo de manifestações contrárias à manutenção do monumento que exalta um homem que expandiu o território brasileiro ao interior às custas da escravização e morte de indígenas e negros no Brasil colonial. 

    B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta porque os registros atuais sobre incêndios na região do Pantanal têm a ver com os sucessivos desmatamentos que estão ocorrendo nas regiões florestais brasileiras como a Amazônia também. 

    C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta. Os incêndios que estão ocorrendo na região Norte do país têm sido recorrentes em virtude do desmatamento, por falta de fiscalização necessária dos órgãos competentes, para o comércio ilegal de áreas de mineração, principalmente dentro de terras demarcadas pelo governo aos povos indígenas de região. 

    D) CORRETA – Essa alternativa está correta. O incêndio ocorrido no prédio do acervo da Cinemateca Brasileira foi de fato na cidade de São Paulo, sendo uma grande perda ao patrimônio histórico e cultural do país. Além disso, denuncia a falta de recursos destinados pelo governo federal para a manutenção e preservação destes prédios públicos de preservação da memória do audiovisual brasileiro. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois os incêndios na região da mata atlântica brasileira seguem os exemplos de desmatamentos irregulares e mal fiscalizados pelos órgãos ambientais e policiais competentes aliados a políticas ambientais atuais menos punitivas aos seus agentes. Muito concentrada ao litoral brasileiro, a mata atlântica também vem sofrendo com o crescimento desordenado das habitações em áreas urbanas de forma irregular. 

    Gabarito do Professor: Letra D.