SóProvas


ID
5514541
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Pode-se afirmar que conflito ocorre quando uma das partes interfere, conscientemente, nos esforços da outra parte, para conquistar seus objetivos. Segundo Robbins et all (2013), são técnicas de resolução de conflitos:

Alternativas
Comentários
  • Competitivo: reflete a assertividade para impor os seus próprios interesses. É um estilo que é mais usado quando as situações são prioritárias, de maneira rápida e decisiva, que se tornam necessárias e imprescindíveis para uma das partes. Neste estilo o foco é ganhar, pois não há solução que beneficie ambas as partes.

    Evitamento: assume-se uma postura que não é assertiva nem cooperativa, como o nome já sugere, há uma fuga ou até mesmo negação do conflito. Neste estilo, as partes, ou uma das partes, adia o máximo possível o confronto e pode ser útil quando o assunto é corriqueiro, ou quando percebemos que aquela “batalha” não vale a pena, ou, até mesmo, quando irá causar um desentendimento que pode ser desagradável e dispendioso.

    Compromisso: tem algumas partes do estilo da assertividade e do de cooperação, é parecido com o de cooperação, mas implica que ambos abdiquem de algo. Neste estilo ambas as partes são importantes, ambos têm igualdade de poderes, ambos querem diminuir as diferenças ou querem uma solução temporária, sem que a questão de tempo seja uma variável. No estilo de compromisso há uma procura pela realização parcial do objetivo em prol do fim do conflito, aqui tem de haver “jogo de cintura”.

    Acomodação: retrata um alto grau de cooperação, neste caso pode funcionar melhor quando as pessoas reconhecem que estão erradas, quando o assunto é mais importante para um dos lados do que para o outro, quando se pretende construir relações sociais que podem vir a ser úteis em outras situações ou quando o importante é manter a harmonia. Como o nome já sugere, neste estilo “vai-se estando”, ou seja, uma das partes abre mão dos seus objetivos.

    Colaboração: pode ser o mais completo, pois reflete um alto grau de cooperação e assertividade. Quando o assunto é importante para ambas as partes este é o estilo mais indicado, utiliza-se a negociação para que cheguem a um consenso e a uma solução onde todos saem a ganhar. O objetivo deste estilo é que, em conjunto, encontrem uma solução que seja boa para as duas partes.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as estratégias de gestão de conflitos. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta algumas estratégias, segundo Robbins.

    De acordo com Robbins (2014, p.439) existem cinco opções de abordagens básicas ou técnicas para a resolução de conflito:

    • fuga
    • acomodação
    • poder
    • compromisso
    • colaboração

    De acordo com Robbins (2010, p.442), as estratégias de gestão de conflitos são:

    • Competição/poder: estratégia focada na satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto que isso terá sobre as outras partes em conflito. Uma pessoa está competindo quando faz uma aposta com outra pessoa. Para um ganhar, o outro terá de perder.

    • Colaboração: estratégia de resolução de conflitos na qual as partes conflitantes desejam satisfazer os interesses de ambas, de forma a alcançar um resultado mutuamente satisfatório. Nesse caso, colaborar significa que a intenção das partes é solucionar o problema esclarecendo as diferenças em vez de tentar acomodar os diversos pontos de vista. Se tentar encontrar uma solução ganha-ganha, que permite que ambas as partes satisfaçam seus interesses, você está colaborando.

    • Evitamento/fuga: quando uma pessoa reconhece que o conflito existe, mas, em vez de procurar resolvê-lo, busca suprimi-lo ou ignorá-lo, ela está evitando o conflito. Alguns exemplos dessa estratégia incluem a tentativa de simplesmente ignorar um conflito e a de evitar pessoas de quem se discorda.

    • Acomodação: estratégia em que uma das partes sacrifica seus interesses substantivos em detrimento dos interesses contrários para fortalecer o relacionamento entre as partes. Apoiar a opinião de alguém sem concordar totalmente com ela é um exemplo de acomodação.

    • Compromisso: na estratégia de compromisso não há exatamente vencedores e vencidos. O que há é uma disposição para aceitar uma solução que satisfaça apenas parcialmente os interesses de ambas as partes, ou seja, uma solução de compromisso. A característica mais importante dessa estratégia é, portanto, a disposição de cada uma das partes em ceder algo para solucionar um conflito

    Tendo visto o assunto, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 

    ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A.; WOLTER R. A nova Administração. 1. Ed., São Paulo: Saraiva, 2014

  • LETRA B).

    Com cuidado e observação, vai-se encontrar a resposta da questão. De acordo com Chiavenato (1999), estes são os estilos de administração de conflitos (o autor trata como estilo, e não tipos: de tarefa, de relacionamento/interpessoal e de processo):

    -ABSTENÇÃO/EVITAÇÃO;

    -ACOMODAÇÃO (Harmonização);

    -COMPETIÇÃO (Impositivo);

    -COMPROMISSO (Acordo);

    -COLABORAÇÃO (Solução Integrada).

    Portanto, com base nos estilos de conflitos, a dúvida da questão só pode ser relacionada com a FUGA e o PODER. Havendo uma análise, com base nos conceitos de cada estilo, percebe-se:

    -Na ABSTENÇÃO/EVITAÇÃO, o indivíduo afasta-se do conflito, por este ser trivial. Sendo assim, o indivíduo prefere fugir do conflito (FUGA) a tentar solucioná-lo, por não haver interesse.

    -Na COMPETIÇÃO: o indivíduo impõe o seu próprio interesse, tendo como base a situação de ganha-perde. Sendo assim, o indivíduo utiliza de seu poder para a resolução do conflito.