SóProvas


ID
551689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os itens que seguem, a respeito de armazenagem e
movimentação.

A carga unitária é a embalagem que contém diretamente o produto.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Armazenamento:

    Carga Unitária: é uma embalagem de transporte (pallets) que arranjam certa quantidade de materiais ( como se fossem uma unidade), facilitando o manuseio, transporte e armazenagem, economizando tempo de armazenagem, carga e descarga, esforço, mão de obra e área.

    Ou seja, ela comporta vários materiais para que formem o produto ou partes que compõem o produto.

  • ITEM ERRADO

    Não é a embalagem que contém diratamento o produto e sim à carga constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam uma certa quantidade de material para possibilitar o seu manuseio, transporte e armazenamento como se fosse uma unidade. A formação de carga unitária se dá através de pallets. Pallet é um estrado de madeira padronizado, de diversas dimensões. Suas medidas convencionais básicas são 1.100mm x 1.100mm, como padrão internacional para se adequar aos diversos meios de transportes e armazenagem

  • ERRADO 

    EMBALAGEM É A JUNÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS , E NÃO UM SÓ ESPECIFICAMENTE !
  • Podemos  definir  carga  unitizada  ou  unitária  como  um  conjunto  de objetos que são mantidos, fisicamente, como uma unidade de carga durante o trânsito entre uma origem e um destino. Assim, diversos volumes distintos são acondicionados de maneira a constituírem unidades físicas maiores, com formatos padronizados,  possibilitando  o  transporte  e  o  acondicionamento mediante  equipamentos  usuais  nos  almoxarifados  (como  os  paletes, prateleiras, etc.). 
    Através  da  adoção  da  carga  unitizada,  reduzem-se  os  custos  de manipulação  da  carga  fracionada,  bem  como  se  aumenta  a  celeridade  da movimentação de materiais.
    Imagine uma carga  unitária  (ou  unitizada)  de  café  (por exemplo).  Perceba  que,  na  carga  unitária,  um conjunto  de  embalagens  de  café  (mantidas  no interior  das  caixas),  são  agregadas  fisicamente, comportando-se como uma única unidade de carga durante o trânsito entre uma origem e um destino.  Já  a  embalagem  que  contém  diretamente  o produto está contida na carga unitizada. São, por  exemplo,  as  embalagens  de  café  que compramos nos supermercados.  
    A questão está errada.
  • Pessoal, por exemplo se no caso a Carreta estiver com mais de um pallets desse mesmo produto, mesmo assim continuaria ser unitaria?
  • Acredito que a questão fala de embalagem. Segundo o professor Rafael Ravazolo:
    Embalagens
    Têm como objetivo movimentar produtos com toda a proteção e sem danificá-los além do economicamente razoável. Um bom projeto de embalagem do produto auxilia a perfeita e econômica movimentação sem desperdícios. Além disso, dimensões adequadas de empacotamento geram eficiência no manuseio e na armazenagem. É corrente distinguir três níveis da embalagem: primária, secundária e terciária, ou de transporte. A embalagem primária  (por exemplo, a lata, a garrafa ou o saco) está em contato direto com o produto e é normalmente responsável pela conservação e contenção. A  embalagem secundária  (como é o caso das caixas de cartão ou cartolina) contém uma ou várias embalagens primárias e é normalmente responsável pela proteção físico-mecânica durante a distribuição. A  embalagem terciária  agrupa diversas embalagens primárias ou secundárias para o transporte, como a caixa de cartão canelado ou a grade plástica para garrafas de bebidas. A escolha de embalagens deste tipo depende:  da natureza da embalagem individual (rígida, semirrígida ou flexível); do esquema de paletização (dimensionamento da embalagem coletiva com vista a maximizar o aproveitamento da palete); dos custos.
  • Carga Unitária: estamos falando de embalagens de transporte que podem acondicionar uma determinada quantidade de material, para posterior transporte e armazenagem.
    Para fazer isso, usa-se o pallet.
    Um pallet é um estrado de madeira com 1,1 metro de lado (é simplesmente um quadradão grande e pesado de madeira, sobre o qual coloca-se os itens que deseja armazenar.
     
      
    Tá vendo esses espaços que fica embaixo do estrado? São ótimos para a empilhadeira apoiar suas pás e assim, fica bem mais fácil de carregar o material, independente de qual seja ele. Alias, essa é uma das vantagens da chamada “paletização dos materiais” (acondiciona-los sobre pallets): isso gera economia de tempo e esforço, além de reduzir a área de armazenagem e tornar a carga e descarga do material bem mais rápida.

    Fonte: Estratégia Concursos -  Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini
  • GABARITO: ERRADO

    Carga unitária é uma forma de dispor vários produtos (e não um produto em específico) de modo que constituam uma única unidade (sem, entretanto, descaracterizar a autonomia de cada produto). Isto é feito para facilitar o transporte e a armazenagem do produto.
  • a embalagem que contém diretamente o produto é a EMBALAGEM PRIMÁRIA!

  • Sim Alessandro, quado fala unitária, quer dizer que são unidas.

  • Dá-se o nome de carga unitária à carga constituída de embalagens de transporte
    que arranjam ou acondicionam certa quantidade de material para possibilitar seu
    manuseio, seu transporte e sua armazenagem, como se fosse uma unidade.
    A carga unitária é um conjunto de cargas contidas em um recipiente,
    formando um todo único quanto à manipulação, ao armazenamento ou ao
    transporte.
    Uma espécie de rótulo.

  • Unitização (carga unitária): É a técnica de estocagem cujo objetivo é juntar vários volumes de materiais a fim de formar uma única carga (uma carga una), por isso o nome unitização.

  • Comentários: Dá-se o nome de carga unitária à carga constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam certa quantidade de material para possibilitar seu manuseio, seu transporte e sua armazenagem, como se fosse uma unidadeA carga unitária é um conjunto de cargas contidas em um recipiente, formando um todo único quanto à manipulação, ao armazenamento ou ao transporte. Uma espécie de rótulo.

    Gabarito: Errada