SóProvas


ID
551692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os itens que seguem, a respeito de armazenagem e
movimentação.

No sistema por zona, para organizar a escolha e montagem dos pedidos, o responsável por pegar os itens do pedido circula pelo depósito selecionando itens e os leva à área de embarque para que sejam despachados.

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me explicar como é o sistema por zona?
    não achei nos livros nem internet.
    obg.
  • Acho que o sistema por zona é igual ao sistema por agrupamento, o material fica num espaço fixo, então o responsável por pegar os itens do pedido não precisa circular pelo depósito selecionando itens, os itens já estão em locais pré-determinados.
  • Sistema de Zona (ZONA DE ESTOQUE) = É o espaço decorrente da divisão de uma área de armazenagem, destinada a facilitar a localização do material.Essas zonas devem seguir critérios de armazenagem de facilitação.

    Por exemplo: materiais mais caros de um lado e materiais mais baratos do outro;
                        materiais de uso mais frequente na frente e os menos utilizados na parte de trás.    


  • Achei estranho área de embarque para despachar. Se vai despachar, não é área de desembarque?
  • Geralmente, em sistemas por zona... há uma responsável por cada zona (ex: eletronica, utensilios domésticos, etc)
    Então ao receber o pedido, cada responsável por sua zona pega o item... o cidadão não circula o depósito, ele vai somente até a sua zona.
    Imaginem um funcionário do CD da Amazon ou da mSubmarino... e chega um pedido: 1 celular, 1 escova de dente, 1 mesa e 1 boia de piscina...
    Já pensou se somente um cara ter de procurar tudo isso?
     

  • Galera, é tão difícil assim clicar no desenho da impressora ao lado do número da questão e descobrir o gabarito?

    Abraço e bons estudos.
  • ITEM ERRADO
    Achei na verdade muito estranha essa questão, mas creio que um dos erros é de que o responsável por pegar os itens   não   fica circulando pelo depósito selecionando os itens, ele já vai para o depósito sabendo exatamente o que foi solicitado e o onde vai pegar. Imagina o tempo que ele perderia se cada vez que fosse pedido algo ele teria que ficar circulando e escolhendo os materiais.
    Ele não circula e seleciona,
    ele sabe exatamente o que tem que pegar e vai diretamente ao local onde se encontra o material.
    Não importa como tiver sido estocado, pois mesmo que adote o modelo de estocagem livre é necessário o endereçamento dos materiais.  
  • A questão está errada pq na localização por zona ou fixa o responsável sabe extamente onde está cada produto, ou seja, ele não circula selecionando os itens. A questão está tratando do sistema livre, onde não existem locais fixos de armazenamento, exceto para materiais que necessitam de estocagem especial, como refrigeração.
  •   Zona de Estoque  -Consiste  na  execução   pelo   setor específico, de um conjunto de operações relacionadas com a guarda do material.  Constitui ponto de vital importância na formação do  conjunto  de  atividades da  armazenagem exigindo  técnicas específicas  para  o  alcance  da  eficiência,  racionalização  e economia desejada.


    Zona  de Estoque é o espaço decorrente da divisão  de  uma área  de armazenagem, destinada  a  facilitar  a  localização  do material.  Cada zona de estoque compreende vários conjuntos distintos de unidade de estocagem ou áreas livres. As  zonas  de  estoque  podem  ser  abertas  ou  fechadas, dependendo  das  necessidades de segurança  ou preservação  do material.
     

  • ITEM ERRADO

    Sistema por zona. O depósito é divido em zonas e as pessoas que escolhem os itens trabalham apenas em sua própria área. Um pedido é dividido por zona e cada pessoa escolhe os itens de sua zona e os envia para a área de preparação, onde o pedido é montado para a remessa. Cada pedido é manuseado separadamente e só um pedido é atendido em uma zona a cada vez.

    Fonte: ARNOLD. J. R. Tony. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Ed. Atlas S.A. São Paulo, 2011.
  • Eu li mais ou menos 10 fundamentações,e cada uma diferente da outra,BRINCADEIRA!

  • - PICKING DISCRETO: Um funcionário vai selecionando os itens no armazém referentes ao pedido;

    - PICKING POR ZONA: Cada funcionário atua em sua zona no armazém; Ex.: O pedido é uma televisão, uma cama, 10 cortinas, 1 geladeira e 1 freezer >>> 1 funcionário pega a TV, outro a cama e cortinas e outro geladeira e freezer, hipoteticamente.

  • Errado. Esse é o conceito de Picking discreto.
  • PICKING
    -
    O picking nada mais é do que o trabalho de recolher o material no almoxarifado sempre que esse for solicitado por um cliente externo ou interno.
    -
    PICKING DISCRETO:
    Cada pedido é iniciado e completo por apenas um operador, sendo que apenas um produto é coletado por vez.
    Apresenta um baixo nível de erro, pois é operacionalmente simples, por outro lado, apresenta uma baixa produtividade, decorrente do tempo excessivo gasto com o deslocamento do operador.
    -
    PICKING POR ZONA:
    A área de armazenagem é dividida por zonas, cada zona armazena determinado produto e cada operador é responsável por determinada zona.
    A maior vantagem desse método é que reduz o deslocamento dos operadores pois cada um opera apenas em uma zona.
    Sua maior dificuldade é balancear a carga de trabalho entre as zonas, pois existem diferenças nos giros dos produtos e na performance dos equipamentos.
    -
    PICKING POR LOTE:
    Os pedidos são acumulados, juntam-se as quantidades totais de cada produto e, então, o operador vai até a área de estocagem para coletar a soma dos pedidos.
    Permite um aumento na produtividade do deslocamento do operador, por outro lado, aumentam-se as chances de erros na separação e ordenação dos pedidos devido a sua maior complexidade.
    -
    Fonte: Administração de Recursos Materiais para Concursos - Rodrigo Rennó