SóProvas


ID
5517121
Banca
Creative Group
Órgão
Prefeitura de Jequitibá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

Fábula: O leão apaixonado


Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia de ver a filha com um marido perigoso daqueles e disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria. O leão se irritou; sentindo o perigo, o homem foi esperto e fingiu que concordava:


- É uma honra, meu senhor. Mas que dentões o senhor tem! Que garras compridas! Qualquer moça ia ficar com medo. Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras. 


O leão apaixonado foi correndo fazer o que o outro tinha mandado; depois voltou à casa do pai da moça e repetiu seu pedido de casamento. Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa. 


Moral: Quem perde a cabeça por amor sempre acaba mal.

Considere as três afirmações abaixo acerca do texto lido:

I. Apesar de tratar-se de uma narrativa é possível que consideremos algumas passagens argumentativas.
II. Apresenta uma situação problemática, ou seja, existe um conflito.
III. É narrado em 3ª pessoa.

Diante da análise acima, podemos afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Concordo que a II e III estão certas, e como só tinha a letra C com as duas juntas fui nela, mas não entendi como a I pode ser verdadeira também, até entendo a moral da estória como uma passagem argumentativa, mas como alternativa menciona a palavra "algumas" achei que era pegadinha, pois não vejo outra passagem argumentativa no texto.

  • "Mas que dentões o senhor tem! Que garras compridas! Qualquer moça ia ficar com medo", na minha opinião essa parte também é argumentativa, pois expõe o ponto de vista do personagem que dentões e garras compridas deixam qualquer moça com medo.