SóProvas


ID
5517124
Banca
Creative Group
Órgão
Prefeitura de Jequitibá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

Fábula: O leão apaixonado


Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia de ver a filha com um marido perigoso daqueles e disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria. O leão se irritou; sentindo o perigo, o homem foi esperto e fingiu que concordava:


- É uma honra, meu senhor. Mas que dentões o senhor tem! Que garras compridas! Qualquer moça ia ficar com medo. Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras. 


O leão apaixonado foi correndo fazer o que o outro tinha mandado; depois voltou à casa do pai da moça e repetiu seu pedido de casamento. Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa. 


Moral: Quem perde a cabeça por amor sempre acaba mal.

O texto está repleto de adjetivos. Qual o papel fundamental deles na fábula?

Alternativas
Comentários
  • Moral da história maravilhosa para nós concurseiros, especialmente aqueles que, eventualmente, possuem parceiros amorosos que desincentivam a prestar concurso fora do estado ou da cidade que vivem: seu cargo dos sonhos não vai acordar cedo pela manhã dizendo que não te ama mais, ok? Sigam seus sonhos. Quem ama de verdade apoia e incentiva, mesmo que não goste muito da ideia do seu sonho, mesmo com medo de "te perder". Retomando a moral:

    Quem perde a cabeça por amor sempre acaba mal.

    Gente, eu sei que aqui é um espaço exclusivo para comentar questões, mas talvez alguém precise (de verdade) ler isso.

    GABARITO: LETRA A

  • As vezes, é desnecessária a leitura do texto para responder a questão. Esse foi o caso. Um professor deu essa dica: "antes de ler o texto, leia a questão!" É uma sugestão para otimizar o tempo durante a prova.

  • Coitado do leão.