SóProvas


ID
5518216
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“No cotidiano, o home vê o “nós” através do “eu”; o eu tem fome, como diz Heller (1992).”


Matos (2017) faz uma importante discussão sobre o cotidiano ao analisar a ética profissional. Pode-se afirmar que é no cotidiano, insuprimível, que a prática do assistente social toma consistência. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:


I. Para uma reflexão crítica é preciso que o assistente social eleva a singularidade para a genericidade, ou seja, o caso representa uma expressão da questão social.

II. A moral pode propiciar a suspensão da vida cotidiana e possibilitar a interligação entre singularidade e genericidade, desta forma a intervenção profissional busca atender a coletividade.

III. O assistente social sendo um ser social fica impossibilitado de suspender o cotidiano uma vez que faz parte do sistema capitalista enquanto sujeito, e também enquanto trabalhador.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, a moral suspende a vida cotidiana? A reflexão e a mediação sim, mas a moral?

  • Também achei esquisita a alternativa II, mas ao pesquisar encontrei o seguinte:

    "Heller citada por Carvalho (2000) aponta quatro formas de suspensão da vida cotidiana (passagem do homem meramente singular ao humano genérico): o trabalho, a arte, a ciência e a moral. O autor ensina que a vida cotidiana se insere na história, se modifica e modifica as relações sociais. Mas essas modificações dependem da consciência que os homens portam de sua ‘essência’ e dos valores presentes ou não ao seu desenvolvimento (CARVALHO, 2000, p. 29)."