SóProvas


ID
5518351
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Jardinópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em consonância com a Lei 8.429 de 92 de Improbidade Administrativa, qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, e notadamente permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente, constitui ato de:

Alternativas
Comentários
  • LIA (Lei nº 8.429)

    Seção II

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:         

    Alternativa correta: D (Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário)

  • Lembrando que, com o advento da Lei n.14230/21, a ação ou omissão devem ser somente dolosas para o fim de restar configurado o ato ímprobo!

  • De início, é de se pontuar que a Lei 8.429/92 (LIA) sofreu profundas alterações, recentemente, as quais foram promovidas pela Lei 14.230/2021.

    Neste sentido, o enunciado da presente questão, que retratava, com exatidão, o caput do art. 10 da LIA, não mais espelha perfeitamente tal conteúdo, notadamente porquanto a lei passou a exigir, tão somente, condutas dolosas para a configuração dos atos ímprobos.

    Feito este importante registro, de todo o modo, a conduta narrada pela Banca, consistente em permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente, constitui ato de improbidade causador de lesão ao erário, como se pode ver da leitura do art. 10, XII, da LIA:

    "Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    (...)

    XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente;"

    Firmada esta premissa, dentre as alternativas lançadas, a única correta vem a ser a letra D.


    Gabarito do professor: D
  • Esquematizando para ajudar a diferenciar, temos:

    • BENEFICIAR A TERCEIRO: Prejuízo ao erário;
    • BENEFICIAR A SI PRÓPRIO: Enriquecimento ilícito