SóProvas


ID
5520079
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Maria, consagrada esportista, foi eliminada de uma competição regional em razão de juízo de valor, realizado pelo árbitro, que se mostrava francamente contrário às regras da respectiva modalidade esportiva. Frustrada com a injustiça da decisão, concluiu que deveria impugná-la. Para tanto, procurou um advogado, que a orientou, corretamente, no sentido de que a decisão do árbitro

Alternativas
Comentários
  • § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

    dica: exige-se o prévio esgotamento das vias administrativas para fins de ajuizamento de ação judicial em três hipóteses:

    • justiça desportiva;
    • ajuizamento de habeas data;
    • ajuizamento de reclamação em face do descumprimento de súmula vinculante.
  • Observe-se que a banca exigiu do candidato o conhecimento do art. 217, §1º, da CF/88, cobrando o mesmo conteúdo em 2014:

    A Constituição da República, em seu Art. 5º, XXXV prevê que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”, consagrando o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional. Nesse contexto, é correto afirmar que o Poder Judiciário só admite ações relativas à disciplina e às competições desportivas após se esgotarem as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

  • Gab. B

    PRECISA ESGOTAR A VIA ADMINISTRATIVA

    Justiça Desportiva

    Atuação Administrativa contrária a Súmula Vinculante 

    PRÉVIO INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO:

    Habeas data

    PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO:

    Benefício Previdenciário

    *******

    Em acirrada disputa de hipismo, a amazonas Joana recebeu uma pontuação que considerava manifestamente dissonante do regulamento da competição, o que a levou a perder a primeira colocação e, consequentemente, a não fazer jus à respectiva premiação em dinheiro. Ao consultar sua assessoria a respeito da “justiça” a ser procurada no caso, se a comum ou a desportiva, foi-lhe respondido, corretamente, que:

    RESP.

    Joana somente pode procurar a justiça comum após o esgotamento das instâncias da justiça desportiva, conforme regulada em lei;

    FGV - 2021 - PCRJ - Q1868152

    Cansa. Eu sei. "Deus está vendo seu esforço".