SóProvas


ID
5520094
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O presidente da autarquia WW foi informado de que dois órgãos de execução do Ministério Público tinham instaurado, respectivamente, um procedimento de investigação criminal e um inquérito civil, com o objetivo de apurar, nessas esferas de responsabilização, notícias de irregularidade na aplicação de recursos públicos no âmbito do referido ente da Administração Pública indireta.

Dias depois, o presidente recebeu duas requisições de informações e documentos, em parte coincidentes, para instruir cada uma das investigações, o que estranhou sobremaneira, já que suas contas de gestão tinham sido aprovadas pelo Tribunal de Contas.

Instada a se manifestar, a assessoria jurídica da autarquia respondeu corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A) ambas as requisições devem ser atendidas, pois o Ministério Público tem atribuição tanto para investigar a prática de infrações penais, quanto de ilícitos civis. 

  • CPP

    Art. 47. Se o Ministério Público julgar necessários maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convicção, deverá requisitá-los, diretamente, de quaisquer autoridades ou funcionários que devam ou possam fornecê-los.

    Lei Orgânica do MP

    Art. 26. No exercício de suas funções, o Ministério Público poderá:

    I - instaurar inquéritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos pertinentes e, para instruí-los:

    ...

    b) requisitar informações, exames periciais e documentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como dos órgãos e entidades da administração direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

    CR/88

    VI - expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;

    Lembrando que os procedimentos investigativos "pré-processuais", inclusive o inquérito policial, o inquérito civil e o PIC, têm natureza administrativa. Logo, se a Constituição não fez excessão, o inciso citado abrange os procedimentos levados a cabo pelo Ministério Público tanto para apurar ilícitos civis como criminais.

  • A meu sentir, a banca queria que o candidato soubesse que as instâncias penal e civil são independentes.

  • Resolução n° 23/2007 do CNMP (Inquérito Civil - IC).

    Resolução n° 181/2017 do CNMP (Procedimento Investigatório Criminal - PIC).

  •  Ministério Público tem atribuição tanto para investigar a prática de infrações penais, quanto de ilícitos civis. 

  • Se o MP é o titular da ação penal, por que não poderia investigar criminalmente?! Se pode o mais complexo, pode o mais simples.

  • A questão trata da competência do Ministério Público para apurar ilícitos criminais e cíveis. Vejamos as afirmativas da questão:

    A) ambas as requisições devem ser atendidas, pois o Ministério Público tem atribuição tanto para investigar a prática de infrações penais, quanto de ilícitos civis.

    Correta. O Ministério Público tem tanto competência para instaurar inquérito civil e apurar infrações civis quanto competência para requerer diligências criminais e apurar ilícitos criminais, nos termos do artigo 129, incisos III e VIII, da Constituição Federal.

    B) somente deve ser atendida a requisição afeta à investigação civil, pois a apuração criminal era privativa dos órgãos da polícia, federal ou civil, conforme o caso.

    Incorreta. A apuração criminal não é privativa de órgãos de polícia, pode também ser promovida pelo Ministério Público, conforme artigo 129, VIII, da Constituição Federal.

    C) as requisições realizadas diretamente pelo Ministério Público, sem prévia aprovação pelo juízo ao qual o respectivo órgão está subordinado, não devem ser atendidas.

    Incorreta. O Ministério Público pode requisitar informações a órgãos públicos para instruir os procedimentos administrativos de sua competência, sem a necessidade de autorização judicial, na forma do artigo 129, VI, da Constituição Federal.

    D) somente deve ser atendida a requisição afeta à investigação criminal, pois caberia ao ente federativo eventualmente lesado adotar as medidas necessárias à correção das irregularidades.

    Incorreta. Compete também ao Ministério Público e não apenas ao ente lesado promover inquérito civil e ação civil pública para reparar irregularidades, na forma do artigo 129, III, da Constituição da República.

    E) a aprovação das contas de gestão pelo Tribunal de Contas gera a presunção relativa de regularidade na aplicação dos recursos, sendo necessária a prévia reforma dessa decisão para a realização de investigações.

    Incorreta. A aprovação das contas pelo Tribunal de Contas não gera presunção de regularidade na aplicação dos recursos.

    Cabe destacar que o artigo 21, II, da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), prevê expressamente que a aplicação das sanções pela prática de ato de improbidade independe da aprovação ou rejeição das contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

    Gabarito do professor: A. 


  • O art. 129, IX, CF/88, determina que o Ministério Público poderá “exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas”. Neste sentido, a jurisprudência já firmou entendimento de que o MP tem atribuição para investigar a prática de infrações penais e os ilícitos civis. Vejamos: “A teoria dos poderes implícitos (implied powers) acarreta a inequívoca conclusão de que o Ministério Público tem poderes para realizar diligências investigatórias e instrutórias na medida em que configuram atividades decorrentes da titularidade da ação penal. 6) O art. 129, inciso IX, da Constituição da República predica que o Ministério Público pode exercer outras funções que lhe forem conferidas desde que compatíveis com sua finalidade, o que se revela como um dos alicerces para o desempenho da função de investigar” – AP 611, rel. Min. Luiz Fux, DJe 10-12-2014. Destarte, nosso gabarito encontra-se na alternativa ‘a’.

    Gabarito: A

  • Quem pode mais, pode menos. Se o MP pode processar, também pode colher provas (investigar) Obrigado Aragonê
  • alternativa "A"

    questão baseada em letra de lei, segundo as atribuições do Ministério Público

  • Se o MP não pudesse requisitar (ordem) provas para instruir suas próprias ações, não teria força nem prestígio necessários à consecução de suas competências de raiz constitucional. É lógico que ele pode requisitar diretamente tanto na esfera cível quanto na penal sem problema algum, até por questões de celeridade e economia processual.

  • 3º - São funções institucionais do Ministério Público: I - velar pela observância da Constituição e das leis, e promover-lhes a execução; II - promover a ação penal pública; III - promover a ação civil pública, nos termos da lei.

  • Inquérito Policial -> Polícia Judiciária

    Procedimento de Investigação Criminal -> Ministério Público

    Inquérito Civil -> Ministério Público

  • Art. 129, CF.